O Instagram já era um sucesso para as marcas mesmo antes de permitir anúncios.
Sabendo que a maioria das faculdades tem um público jovem, assim como o do Instagram, esse pode ser um caminho bem curto para começar um relacionamento e se comunicar com sua persona.
Neste post, você aprender como anunciar no Instagram e entender por que essa pode ser mais uma excelente oportunidade de atrair mais candidatos para a sua instituição de ensino.
Vamos lá?
O que é essa nova modalidade de anúncios no Instagram?
No primeiro semestre de 2015, o Instagram elegeu algumas das agências de maior relevância no mercado nacional para anunciar na plataforma.
A ideia foi escolher equipes que já traziam em suas bagagens campanhas criativas e relevantes para o público, para que criassem algo que pudesse enriquecer a experiência dos usuários.
E deu certo!
Depois disso, o Instagram disponibilizou esse recurso para as demais contas.
Os anúncios aparecem na timeline do usuário no mesmo formato das fotos e vídeos que a plataforma já utiliza.
Quem visualizar a publicação poderá dar likes, como faria com qualquer outra postagem comum, e também começar seguir a marca.
Além disso, também existe a opção de enviar feedbacks a respeito da experiência com o anúncio clicando no botão reticências que fica na parte inferior esquerda.
O que o Instagram realmente espera é que os anúncios nesse novo momento ajudem a tornar a experiência do usuário ainda melhor e mais rica.
O que deve ser também o objetivo da sua instituição de ensino!
O seu objetivo ao anunciar não deve ser apenas o de promover sua escola ou universidade, mas também oferecer um conteúdo relevante, criativo e de qualidade.
E por que anunciar no Instagram?
Agora, sua instituição de ensino já pode começar a anunciar no Instagram que tal impactar um número ainda maior de alunos ou candidatos?
A vantagem de optar por usar também os posts pagos é que dessa forma você poderá ser visto não só pelos seus seguidores, mas também ampliar esse público para outras pessoas que têm o perfil dos seus candidatos.
Afinal, já sabemos que o Instagram é uma rede social com uma forte presença de jovens e essa base de clientes só tende a crescer.
Como anunciar no Instagram?
Primeiramente, para criar o seu anúncio, você precisará utilizar a ferramenta Facebook Power Editor
Um detalhe bem importante: o Facebook Power Editor ela só roda no Google Chrome.
Agora, basta selecionar o caminho para “criar uma nova campanha”, em seguida “cliques para o website” e “criar anúncios para o Instagram”.
O seu anúncio irá aparecer no feed dos usuários junto com as publicações de outras contas no Instagram que eles também seguem, a diferença e que ele virá acompanhado pela tag “Sponsored” para que possa ser diferenciado dos posts orgânicos.
O seu anúncio poderá ser publicado em 3 formatos:
Carrossel de fotos
Imagens: Adnews
Nesse modelo é possível mostrar de duas a quatro imagens na mesma veiculação.
Re-targeting
Imagens: Gomamaya
Possibilita que as novas campanhas no Instagram formem clusters das pessoas impactadas para que as marcas possam continuar suas histórias no Facebook.
Patrocinado
Imagens: Adnews
É o anúncio que chega a se confundir com uma publicação orgânica e vem acompanhado da tag “Sponsored”. Esse formato tem um alcance de público maior e pode ser postado no formato quadrado ou paisagem.
Bom, agora que você já sabe como anunciar no Instagram da sua IES, é hora de pensar na melhor estratégia de conteúdo para aproveitar o máximo dessa nova funcionalidade.
Não esqueça de contar pra gente nos comentários o que você achou dessa funcionalidade e como você montou sua estratégia.