Você implementou uma campanha de e-mail marketing para instituições de ensino? Essa foi uma ótima decisão. Agora, só precisa se certificar de que está fazendo tudo certo.
Uma boa estratégia de e-mail marketing para instituições de ensino é essencial para o seu processo de nutrição de leads. No entanto, essa ferramenta só traz bons resultados quando utilizada de forma adequada. Existem diversas variáveis envolvidas, então é fácil cometer alguns erros sem perceber o problema.
A implementação de uma campanha de qualidade é algo pensado precisamente para um público específico, levando em conta as particularidades dele e os objetivos da instituição de ensino. O e-mail marketing é apenas mais uma das ferramentas que você tem à disposição para atingir suas metas.
Conheça os 5 piores erros de e-mail marketing para instituições de ensino que você precisa evitar:
1. Comprar listas de e-mails
Durante a etapa de execução da sua campanha, pode ser que você esteja com pressa para contar logo com uma audiência vasta.
Porém, resista à tentação de comprar listas prontas de e-mails. Você deve conquistar seus leitores de forma legítima, oferecendo conteúdo que eles queiram. Só assim existirá garantia de que o público do seu e-mail marketing realmente pode se interessar pela sua IES.
2. Usar somente imagens
Você tem esse hábito? Pode ser algo que dê mais controle ao layout, mas pode comprometer seriamente a visibilidade do seu e-mail marketing para instituições de ensino.
Isso ocorre porque apenas 33% dos usuários possui o recurso de imagens habilitado por padrão, além de aumentar consideravelmente as chances de seu conteúdo ser automaticamente marcado como spam. Portanto, mantenha um equilíbrio entre imagem e texto.
3. Não ter objetivos claros
Por que você está conduzindo sua campanha de e-mail marketing para instituições de ensino? Toda a sua estratégia deve ser voltada para esse fim. Por exemplo, se você quer aumentar o número de matrículas em determinado curso, ele precisa estar em destaque no conteúdo.
Sem ter um objetivo nítido, a sua comunicação acaba se tornando confusa e dificilmente gera resultados positivos!
4. Adotar um discurso errado
A redação de um e-mail marketing para instituições de ensino é decisiva para o sucesso dele. Leve em consideração o perfil dos alunos em potencial que você pretende atingir e adote um discurso que seja eficiente.
Pense em quais são as principais dúvidas e preocupações deles e faça com que esses pontos direcionem toda a sua estratégia. Isso vale principalmente para o assunto do e-mail, que é determinante para a abertura dele.
5. Ignorar o mobile
Cerca de 43% das pessoas checam o e-mail a partir do smartphone, além do fato de mais da metade do tráfego da internet vir de dispositivos móveis. Então, não faz sentido ignorar esse movimento e não otimizar o conteúdo do seu e-mail marketing para instituições de ensino.
Certifique-se de que ele funcione bem em qualquer tamanho de tela e todas suas funções possam ser executadas em todo tipo de aparelho.
A implementação de uma boa campanha de e-mail marketing para instituições de ensino servirá para alavancar os seus resultados e trazer uma nova visibilidade a você.
Em tempos de alta concorrência, é essencial manter uma comunicação assertiva e eficiente com o público que você pretende atingir. Mantenha a sua estratégia em plena evolução e cuidado para não cair nos erros acima.
Você já cometeu algum desses erros? Deixe um comentário contando como tudo aconteceu!