O mercado de educação é bastante concorrido, e as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam recorrer a soluções criativas para atrair e manter alunos. Uma delas é o Inbound Marketing.
Essa vertente do Marketing Digital busca atrair os estudantes por meio de conteúdos relevantes e de qualidade. Mas a criação e a produção desse material não é simples e exige boa dose de planejamento e criatividade para que possa gerar os resultados esperados. É nesse ponto que muitas instituições falham.
Para que você não cometa erros na hora de divulgar a sua IES, separamos neste post 5 erros que devem ser evitados na hora de fazer Inbound Marketing. Confira!
1. Não planejar
O Inbound Marketing, para dar resultado, precisa cumprir algumas etapas. Para isso, é necessário estabelecer um planejamento consistente que possa orientar a produção de conteúdo e sua divulgação, além de verificar se essas ações estão dando certo ou não.
A boa estratégia de Inbound Marketing é aquela em que se planeja o que será executado, meça todos os resultados, documente os dados e faça as avaliações e correções do que possa estar errado. Somente assim você conseguirá realizar uma campanha de sucesso e com resultados consistentes.
2. Não traçar objetivos
Um planejamento malfeito vai acarretar em uma série de complicações em sua estratégia de Inbound Marketing. A primeira delas é a falta de objetivos claros para o seu trabalho. Afinal, como você vai medir o sucesso ou não da sua campanha sem saber exatamente o que você quer com ela?
Para definir seus objetivos, é necessário estabelecer a sua persona. Com isso, saberá para quem direcionar seus esforços de comunicação e o que pretende obter das pessoas com que está se relacionando. A sua campanha terá um direcionamento mais claro e o seu trabalho terá mais chance de ter sucesso.
3. Realizar campanhas demais
É comum que algumas IES adotem uma série de campanhas nas redes sociais para tentar alcançar o maior número de pessoas. Esse é um erro recorrente, pois um grande número de ações sem direcionamento específico coloca em risco a divulgação. Tentar se comunicar com todo mundo é quase sinônimo de não se comunicar.
Para uma estratégia de resultados, é preciso delimitar um público prioritário e, a partir daí, traçar uma campanha que consiga atingir essas pessoas. Isso torna o processo mais eficiente, menos custoso e com melhores resultados.
4. Não pensar no aluno
Como dito anteriormente, é preciso conhecer as pessoas com quem se comunicará. Muitas IES se esquecem desse detalhe, o que leva ao fracasso de suas ações. Instituições de ensino contam, em sua maioria, com públicos jovens, exigentes e que pedem conteúdos muito específicos.
Se a instituição não conhecer e pensar no universo em que sua persona está inserida, certamente não alcançará sucesso na estratégia Inbound Marketing.
Lembre-se: estudantes estão à procura de centros de ensino que possam ajudá-los no processo de formação. Então, demonstre como você pode fazer isso.
5. Não gerar valor para o público
O conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, portanto, trate de produzir materiais que tenham qualidade e que agreguem valor para as pessoas que vão consumi-lo. Ou seja, tenha conteúdos criativos, atrativos, bem escritos e com uma linguagem que se aproxima da sua persona.
Outra coisa importante é ter regularidade na divulgação dos materiais. Para isso, monte um calendário de publicação e controle a saída de conteúdo.
Está preparado para passar longe dos principais erros cometidos no Inbound Marketing? Então aproveite para conferir nossas dicas de como usar as melhores imagens para blogs e alavancar seus conteúdos!