Estratégias com influenciadores são ações interessantes para as empresas que buscam uma forma criativa de se aproximar dos seus clientes. Porém, é preciso ter cuidado na hora de apostar nesse tipo de estratégia. Um trabalho mal feito pode gerar resultados negativos e manchar a reputação da marca no mercado.
Para não errar na estratégias com influenciadores em seu marketing digital, separamos alguns cases de sucesso para se inspirar:
McDonald’s e Phellyx
Em 2017, o McDonald’s lançou a campanha “Portas Abertas”. Nela, busca mostrar aos seus consumidores os processos e procedimentos que garantem a qualidade dos alimentos. A iniciativa já é uma prática comum da empresa.
Para este ano, porém, o McDonald’s decidiu utilizar um influenciador para protagonizar a campanha.
O escolhido foi Phellyx, um rapaz bastante extrovertido e que curiosamente é ex-funcionário da rede de fast food. Tendo, inclusive, gravado alguns vídeos cômicos sobre a experiência de “trabalhar para Ronald McDonald’s”.
Phellyx se destaca pela sua simpatia, mas ganha ar de autoridade para tratar do assunto por ter sido um funcionário da franquia. A mesma ideia pode ser usada pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Elas têm em seus alunos e colaboradores personagens interessantes para ações de marketing.
CI e Bruna Vieira
A CI é especializada em intercâmbios e viagens. Para divulgar seu trabalho, a empresa convidou Bruna Vieira, blogueira do “Depois dos Quinze”. Em 2012, ela fez um intercâmbio em Brighton, na Inglaterra, e conheceu Paris, na França. A experiência foi contada no blog “Caia no Mundo”.
A ação foi tão bem-sucedida que a CI propôs um novo roteiro para Bruna Vieira. Dessa vez, ela foi para San Diego, na Califórnia, e ainda passou por Las Vegas e Grand Canyon. A iniciativa busca mostrar na prática como é viajar e ser um intercambista dos programas da CI.
A estratégia da CI pode inspirar gestores de IES. Eles podem usar influenciadores para contar experiências de fazer parte de uma instituição de ensino. Se possuem programas inovadores, uma boa forma de chamar a atenção é recorrer a personalidades para retratar esses programas.
Canal Brasil e Jout Jout
O Canal Brasil convidou a jornalista e youtuber Julia Tolezano, ou Jout Jout, para divulgar a “Mostra Cine-Delas”.
A influenciadora divulgou em janeiro de 2017 o vídeo da estratégia. Nele falava sobre a relevância de projetos nesse sentido e apresentava a mostra. Também divulgava os filmes e horários de exibição e explicava o que é o Canal Brasil.
A estratégia, além de divulgar a emissora e fortalecer a marca, também deu grande visibilidade para a mostra que ocorreu entre janeiro e abril deste ano. Com apenas um vídeo, Jout Jout conseguiu mais de 280 mil visualizações para o projeto do Canal Brasil.
As IES costumam contar com as mais variadas iniciativas. Sobretudo em projetos conduzidos pelos estudantes com a supervisão de professores. Estratégias com influenciadores podem divulgar essas iniciativas. Além de demonstrar a instituição como um local de apoio à iniciativas criativas.
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