Uma das ferramentas que ajuda a profissionalizar um blog e uma estratégia de marketing de conteúdo é o calendário editorial. Ele é responsável por aumentar o fluxo de visitas de um blog, otimizar o seu ritmo de produção de conteúdo e facilitar o gerenciamento da sua estratégia.
Neste artigo, você vai ver como montar um calendário editorial para o blog da sua IES, em 5 passos simples.
Vamos lá?
Escolhendo as ferramentas
Não se pode montar um calendário editorial sem os recursos certos para o serviço. A melhor ferramenta para o seu calendário editorial vai depender do fluxograma de trabalho e daquilo que funciona melhor no seu dia a dia.
Há pessoas que preferem usar ferramentas mais tradicionais, como as planilhas do Excel (ou até mesmo as planilhas na nuvem do Google Docs) para organizar seu calendário. Já outros profissionais preferem aquelas mais especializadas, como o Google Calendar, um dos aplicativos mais usados para essa função. Existem ainda aqueles que preferem ferramentas únicas, como o plugin Editorial Calendar for WordPress — uma boa pedida para quem já trabalha com o WordPress e quer unir todas suas funções.
Definindo a frequência
Um dos aspectos mais importantes para garantir o sucesso de um blog corporativo é a sua frequência de posts. Essa periodicidade é quase tão importante quanto a qualidade do que é produzido.
Segundo a pesquisa Content Trends 2016, blogs que são atualizados pelo menos 13 vezes ou mais por mês geram o dobro de visitas.
Portanto, utilize o calendário editorial para escolher uma boa frequência (vários especialistas recomendam de 13 a 15 posts por mês) e vamos para o próximo passo.
Selecionando as datas especiais
Lembre-se que uma IES costuma ter algumas necessidades diferentes de empresas que utilizam o marketing de conteúdo. Essas particularidades devem ser levadas em conta na momento de elaborar um calendário editorial.
Para começo de conversa, o calendário de postagens precisa estar alinhado com o calendário escolar, já que esse segundo dita o funcionamento da instituição de ensino. Por exemplo, separe as datas de férias para conteúdo temático. Já o período pré-inscrição de vestibular pode ter uma atenção redobrada e uma maior produção de conteúdo.
Planejando a produção de conteúdo
Esse é passo mais lembrando quando se fala em calendário editorial. Afinal, é aqui que vamos realmente colocar a mão na massa para planejar o conteúdo que será postado no blog.
Lembre-se de que você terá que preencher cerca de 13 dias de publicações, então leve em consideração os seguintes itens:
- Data de início da pesquisa;
- Entrega do artigo;
- Persona utilizada;
- Palavra-chave trabalhada;
- Posição do conteúdo no seu funil de atração;
- Links planejados ou CTAs.
Cuidando da divulgação
Um erro muito comum é achar que um calendário editorial serve apenas para a produção de conteúdo. Na verdade, a ferramenta também trabalha com a divulgação dos materiais nas redes sociais e em outros meios.
Uma das melhores maneiras de divulgar seu conteúdo nas redes sociais é seguir a Regra 444: divulgar cada post 4 vezes, em 4 dias diferentes da semana e em 4 horários diferentes. Com essa estratégia, o post tem tudo para impactar a maior quantidade possível de interessados.
Viu só como montar um calendário editorial é algo simples, mas muito útil?
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