Utilizar um software de automação de marketing é fundamental para qualquer instituição de ensino que quer ter bons resultados com inbound marketing.
Afinal de contas, elas são a base e o ponto de partida quando falamos em automação de marketing.
São exatamente essas ferramentas que ajudam no processo de gestão de leads. Elas trazem diversas facilidades no que diz respeito à criação de leads, campanhas de e-mail marketing, posts em blogs, mídias sociais, etc.
Dentro deste segmento de negócio, duas das ferramentas mais conhecidas no mercado são a norte-americana HubSpot, dos criadores do conceito de inbound marketing, e a brasileira RD Station, produto de uma das empresas de tecnologia mais conhecidas no mercado, a Resultados Digitais.
Não se enganem, com tudo que elas oferecem, cada uma tem pontos competitivos muito fortes.
Se você está na dúvida sobre qual ferramenta adotar para a sua IES, tenha calma.
Neste post, vamos te mostrar como você pode fazer a escolha perfeita para o seu negócio.
A automação de marketing
Antes de falar sobre as ferramentas, vamos esclarecer um conceito importante: o de automação de marketing.
Você pode achar que é simples, mas é muito importante que você tenha essa ideia bem acessível na sua mente.
Apesar de muito difundido com a popularização do inbound marketing, a automação de marketing nasceu para aumentar resultados de negócio. Ela alia tecnologia com a capacidade de comunicação das empresas, sem necessariamente contratar mais vendedores.
Pode ser dividida em 3 partes:
- O rastreamento dos pontos de contato entre empresa e clientes em potencial para entendimento do perfil do público-alvo;
- A automatização da execução de tarefas repetitivas e individuais do marketing;
- Geração de relatório das ações em diversos canais para que seja possível identificar quais estão trazendo mais resultado.
Gravou? Vamos em frente!
HubSpot x RD Station: o comparativo das ferramentas de automação de marketing
A ferramenta HubSpot foi desenvolvida a partir de uma conclusão a que seus fundadores chegaram em 2004: “as pessoas não desejam ser interrompidas por ações de marketing, elas precisam ser ajudadas pelas empresas”.
Dessa maneira, nasceu a HubSpot e o inbound marketing. Essa técnica desenvolvida por eles passa por quatro etapas: atração, conversão, encantamento e fechamento. Essa última corresponde à integração de marketing e vendas.
Enquanto software de automação de marketing, a HubSpot pode ser considerada uma plataforma de marketing que possui ferramentas diversas:
- Captação e gestão de leads
- Lead scoring
- Análise e nutrição de leads
- Criação de landing pages
- Testes A/B
- Gerenciamento de blog
- Publicação e monitoramento de redes sociais
- Criação de campanhas de e-mail marketing
- Acompanhamento de palavras-chave de busca
- Entre outros relatórios gerenciais.
Tudo funciona baseado na nuvem. A plataforma ainda conta com seu próprio CRM para integrar todo o processo.
Os planos de assinatura começam em US$ 200 por mês, e podem chegar até US$ 2.400 por mês.
RD Station
O RD Station, da catarinense Resultados Digitais, pode ser definido facilmente através do seu próprio slogan: “completo, não complexo”.
A empresa responsável pela criação desse software é líder nacional em gestão de marketing digital e automação de marketing.
Os maiores diferencias do RD Station em relação às outras opções presentes no mercado é a análise da base de leads com base em dois aspectos: perfil e interesse.
Da mesma maneira que a HubSpot, o RD Station permite todo o gerenciamento das ações direcionadas para a atração e conversão de visitantes em leads e clientes em uma única plataforma.
O software também é um SaaS — Software as a Service — e funciona com os dados armazenados em nuvem.
Por meio dele, é possível trabalhar:
- Otimização para buscadores
- Monitoramento e o agendamento de postagens nas redes sociais
- Geração e gestão de leads
- Criação de landing pages
- Desenvolvimento e o envio de campanhas de e-mail marketing
- Lead scoring.
Os planos de assinatura começam em R$ 299 mensais e podem chegar até R$ 1.555 mensais.
Comparativo de automação de marketing
O principal objetivo de uma plataforma como essa é a geração e gestão dos leads. Ambas ferramentas oferecem a criação de landing pages responsivas, a edição, disparo e análise de campanhas de e-mail marketing.
A diferença neste caso é que a HubSpot oferece a possibilidade de serem feitos testes A/B em ambos os casos.
Na gestão de leads é a mesma coisa. Ambas permitem a gestão de listas e o lead scoring, com o diferencial que, enquanto a opção americana disponibiliza um CRM próprio ou a integração com CRM de terceiros, o RD Station oferece apenas a segunda alternativa.
Quanto às funcionalidades relacionadas ao conteúdo, vamos perceber que o SEO — Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca — é bem atendido em ambos os casos.
Tanto a HubSpot quanto o RD Station possuem um painel de palavras-chave com análises de SEO. Ele permite a análise do blog da empresa separadamente.
A diferença aqui é que a HubSpot possibilita a criação de um blog dentro do próprio software, inclusive com o agendamento de postagens, e o RD Station não.
Nas mídias sociais, o diferencial positivo em direção ao HubSpot também é presente. As duas ferramentas têm funcionalidades disponíveis para a gestão de mídias sociais, com agendamento de publicações e monitoramento
Entretanto, a opção norte-americana conta ainda com uma ferramenta para acompanhamento dos resultados.
A melhor opção para automação de marketing
Depois de um comparativo como esse, a resposta para essa pergunta depende muito do objetivo. Também depende no caso de ser uma agência atendendo a sua instituição.
Isso porque toda essa diferença que coloca a HubSpot alguns passos à frente do RD Station, fica ainda mais clara quando analisamos o custo de cada uma delas. Quem sabe o fator decisório mais presente nas empresas na hora de contratar um software como esse.
Em números, a alternativa brasileira é até cinco vezes mais barata que a HubSpot. Por este motivo, muitos empreendedores acabam optando pelo RD Station.
O ponto chave desta discussão é que é possível fazer inbound marketing com as duas ferramentas. Tudo é uma questão de avaliar com cuidado o momento da empresa e quais recursos estão disponíveis para esta contratação.
O que não deve ser esquecido é que provavelmente seus concorrentes já estão investindo em inbound marketing, seja com a HubSpot ou com o RD Station.
Ainda tem alguma dúvida sobre as ferramentas? Comente abaixo e me conte mais sobre a sua empresa e os seus desafios de marketing enfrentados por ela!