Você começa a trabalhar, olha no relógio.
Passa um pouquinho, você olha no relógio novamente – e pronto! Já acabou seu dia!
Você já sentiu a pressão de ter que finalizar uma grande quantidade de tarefas em um prazo muito apertado?
Imagino que sim. Ou pior ainda:
Já percebeu que, no meio de tantas atividades, você não tem nem mais tempo para pensar?
Pois é! Eu também já passei por isso muitas vezes e sei que um dos maiores desafios do mercado de trabalho é a gestão do tempo.
Neste post, eu vou te contar como eu consegui me livrar desse problema de vez e combinar o meu trabalho de marketing com produtividade, eficiência e resultados.
Um assunto que vai te ajudar a otimizar seu tempo, eliminar tarefas desnecessárias e aumentar a produtividade (sua e da sua equipe): automatizar processos de marketing.
Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto e mais: para saber como isso vai influencia a sua captação de alunos.
O conceito de automação de marketing
Automatizar processos de marketing significa dar suporte tecnológico ao time de marketing para otimizar seu trabalho.
Agora preste bastante atenção aqui!
Quero ter certeza de que você não vai confundir automatizar processos com desumanizar seu contato com seus candidatos e seus alunos. Nada disso!
Automatizar processos de marketing significa que você vai tornar as tarefas manuais automatizadas.
Ou seja, não é preciso mais dedicar esforços a atividades trabalhosas e demoradas, como envio de e-mail marketing, gestão do funil de vendas, geração de relatórios, criação de landing pages, entre outras. Tudo isso um software como a Hubspot ou RD Station podem fazer para você.
Calma aí novamente!
Não quero que você pense que um software será responsável por todo o marketing.
O pensamento de profissional da área é fundamental para elaborar a estratégia da instituição de ensino e adaptar a tecnologia às suas necessidades.
É preciso definir parâmetros, configurar a ferramenta e inserir conteúdos que estejam alinhados aos objetivos finais.
A inteligência para interpretar os dados é você quem vai dar, afinal:
O software, sozinho, não gera resultados.
As vantagens de automatizar processos
Economia de tempo
A tecnologia é capaz de agilizar processos que, se realizados pelo ser humano, demorariam mais tempo e estariam sujeitos a um maior número de falhas, causando retrabalho. Essa é a primeira vantagem e a mais óbvia, né?
Equipe enxuta
Uma ferramenta que automatize o e-mail marketing, por exemplo, é capaz de demandar apenas uma pessoa para realizar o trabalho de, pelo menos, três profissionais: design, programação e conteúdo.
Redução dos custos de aquisição
Automatizar processos resulta na diminuição do ciclo de vendas, ou seja, a transformação de prospect em candidato e depois em aluno é mais rápida.
Dessa forma, o custo de aquisição é reduzido naturalmente.
Nutrição de leads
A automação de marketing permite fazer envios programados de e-mails aos seus leads, de acordo com a etapa em que estão no funil de vendas.
Assim, você entrega aos candidatos o conteúdo certo, na hora certa e aumenta muito as chances de se tornarem alunos.
Dedicação à estratégia
Ao otimizar tempo, equipe e investimentos, é possível realocar os recursos para atividades mais estratégicas e menos operacionais e assim, melhorar as campanhas de captação de alunos.
Análises qualificadas
Os softwares para automatizar processos são capazes de processar dados e entregar números já compilados.
Cabe ao profissional analisar os resultados e gerar insights para melhorar ainda mais as campanhas de captação.
A terceirização na automatização de processos
Você pode estar se perguntando se, ao adquirir um software para automatizar processos, é melhor terceirizar a operação ou realizá-la internamente.
Digo que tudo depende da estrutura da sua IES e da sua capacidade de dedicação a isso, mas uma coisa é certa: a estratégia deve estar em suas mãos.
Parceiros são bem-vindos, mas quem entende do negócio é você.
Muitas faculdades e universidades não têm uma equipe altamente especializada em marketing, em diversos casos, ela é composta por poucas pessoas.
Quando se terceiriza a automatização de processos da sua IES, você conta com especialistas para analisar os resultados obtidos e sugerir melhorias em marketing e vendas, além de suprir demandas que sua equipe não seria capaz.
Espero que esse post tenha ajudado você a pensar em como otimizar o seu trabalho e melhorar a captação de alunos em suas campanhas.
Se você gostou desse conteúdo, acredito que também gostará de ler o artigo: Como montar um planejamento estratégico digital para sua IES.
Boa leitura!