Os últimos anos foram marcados por mudanças e algoritmos que marcaram a ‘indústria de SEO‘ em todo o mundo. Estas atualizações deixaram muito dono de site ‘chateado’ com o Google. Mas, antes de apontar um culpado pela queda de tráfego, seja justo. Pensando em termos de qualidade e criatividade se pergunte: “Meu conteúdo é realmente bom?”.
Independente da resposta entenda que está numa área dinâmica e em constante mutação. Aliás, umas das melhores coisas em se trabalhar com SEO é esse Google dance, que nos move todos os dias e faz com que procuremos novas tendências e ferramentas para evoluir nosso trabalho.
Pois bem, muitos levam a sério a produção de conteúdo de qualidade, mas, de verdade, quantos realmente são criativos na hora de produzir seu conteúdo? Ter uma equipe de redação altamente qualificada é suficiente? Texto gigante, às vezes dividido em partes, é o ideal? Ou um texto objetivo pode ser melhor? E com a criação daquele infográfico?
Chega de questionamentos…
O importante é saber avaliar o buzz do seu site, medindo seus compartilhamentos, curtidas e elogios, sem que ele seja empurrado para cima da sua rede de conexões. Melhor ainda se o retorno vier de desconhecidos, que não saibam por quem foi produzido aquele conteúdo.
Não deixe que o medo de ser criticado impeça você de ser criativo. Tente sempre criar algo realmente novo, pense fora da caixa. Já passou da hora de sair de sua zona de conforto e se aventurar pra valer na produção de conteúdo de qualidade. Vamos a alguns passos para isso:
• Leia conteúdo atualizado e de qualidade. Meio óbvio, até subjetivo, mas vale a pena pontuar.
• Procure por cases de real company shit por aí. São ótimos exemplos de como ideias simples podem ser poderosas.
• Convide aquele funcionário que acabou de ser contratado para um brainstorm, pois ele pode ter uma visão bem diferente da que você está acostumado, o que pode ser interessante.
• Crie um ambiente criativo, com pessoas de cabeça aberta e que não tenham obsessão em ser sempre certinhas.
• Busque inspiração nas grandes mentes (provavelmente pensou em algum ícone agora). Pode ser através de livros ou filmes mesmo.
• Saia da rotina e da sua roda de amigos. Novas atividades são ótimas para gerar novas ideias.
• Não seja um ‘adsensiano’ que acredita que texto bom é aquele que gera receita através de cliques.
• Não pense em SEO enquanto escreve seus textos! Quando se preocupa com âncoras, strongs, headings, produz algo que não será natural para o usuário e que tende a ser de baixa criatividade.
• Ao escrever sobre algo que já possui muito conteúdo publicado, não pense que fazer um apanhado de tudo e criar um grande resumo é legal. Onde está a criatividade nisso? Desenvolver algo com criatividade não é simples, por isso vale a pena ir atrás de algo novo sempre!
Enfim, chega de desculpas, cobre de você mesmo algo novo todos os dias e comece a produzir conteúdo de qualidade!
Última dica: Não pense em como o dono do site gostaria, e sim como o seu usuário se sentirá feliz. Mãos a obra!