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Como aparecer no Google: o que fazer para aparecer na primeira página do site de buscas?

A principal dúvida de quem deseja investir marketing digital é: como aparecer no Google?

E não só isso, começamos a pensar em como aparecer nas primeiras páginas do Google e disputar posições com a concorrência nos resultados de busca.

Sempre chega o momento em que apenas criar um blog e divulgá-lo nas redes sociais não é o bastante para garantir o seu sucesso.

Felizmente, o Google — assim como os demais buscadores — possui um mercado ao alcance de todos.

Eu digo que qualquer empresa, mesmo que ainda esteja iniciando com marketing digital pode – com um esforço a mais em algumas técnicas – alcançar um bom posicionamento nas SERPs (Search Engine Results Pages).

Eu sei muito bem que o fato de você estar aqui, lendo este post, comprova que não acredita em milagres da internet.

É exatamente essa a mentalidade que fará você crescer!

Ter sucesso com os negócios online requer muito trabalho e otimizações contínuas nas estratégias.

Escrevi esse conteúdo com algumas dicas valiosas que eu uso pessoalmente em meus projetos, para que você coloque o seu site no espaço mais cobiçado dessa vitrine chamada Google.

Confira!

1. Torne o seu site amigável para aparecer no Google

como-aparecer no google site amigável

Olha, vou te dar um exemplo bem simples de como isso funciona.

Da mesma forma que um jantar formal requer dos convidados o conhecimento das regras de etiqueta, o Google tem algumas exigências para considerar o seu site bom o suficiente para se beneficiar dos seus serviços.

Mas quais as exigências são essas?

Antes de qualquer coisa, não é preciso montar uma campanha de links patrocinados.

Basta que as suas estratégias estejam de acordo com o objetivo do Google: proporcionar a melhor experiência possível aos seus usuários, ou seja, dar aos internautas o que eles buscam.

Para remar no mesmo sentido que o Google, é preciso aplicar um conjunto de técnicas e melhores práticas chamada de SEO (Search Engine Optimization), que servem justamente para construir um site otimizado para conseguir resultados nos motores de busca e têm como base principal as palavras-chave.

Use boas palavras-chave e saiba como aparecer no Google

como aparecer no google url

O ponto inicial para tornar o site/blog otimizado é a utilização de palavras-chave qualificadas em todos os setores da página.

Começando pela URL!

Você sabia que o nome do domínio influencia diretamente nos resultados de busca?

E que as URLs (links) bem construídas pesam muito no ranqueamento?

Uma URL otimizada é aquela em que se identifica o conteúdo sem a necessidade de abrir a página ou ler o título nos SERPs.

Ou seja, em vez de uma página como “exemplo.com/post8583488299” é muito melhor — não só pensando no algoritmo, mas também na própria experiência do usuário — uma URL do tipo “exemplo.com/como-otimizar-url”. Concorda?

As palavras-chave devem ser aplicadas no título de cada publicação e estarem presentes ao longo conteúdo.

Para reforçar o entendimento do Google de que um artigo está abordando o assunto de interesse do seu usuário, é recomendável que haja uma densidade de até 5% da keyword, sendo essencial a sua presença no primeiro e último parágrafos.

Atenção: essa e outras práticas de SEO aqui abordadas devem ser usadas moderadamente.

Caso o Google note que o conteúdo está muito mais voltado para ranqueamento — uso excessivo de palavras-chave, por exemplo —, isso será interpretado como spam e o site estará sujeito a punições que podem arruinar os seus planos.

Aplique heading tags

como aparecer no google heading tags

Heading tags são uma técnica utilizada para otimizar títulos, intertítulos e subtítulos de um texto e assim, chegar ao nosso objetivo de aparecer no Google.

Nos próprios editores de texto (como o Word), principalmente, quando se pretende fazer um sumário, é possível aplicar heading tags nos títulos para que o editor identifique a estrutura do trabalho e assim possa automatizar a criação do índice.

Na prática de SEO, isso ajuda o Google a ter pleno entendimento da estrutura do artigo e assim definir a sua relevância. Entenda como funciona essa hierarquia de títulos:

  • Heading 1 <h1>: utilizamos <h1> no título inicial.
  • Heading 2 <h2>: geralmente utilizado nos intertítulos.
  • Heading 3 <h3>: são subtítulos inseridos a cada intertítulo, ou seja, são utilizados quando determinado tópico é mais difundido.
  • <h4>,<h5> e <h6>: os casos em que essas heading tags se aplicam são mais raros, pois os conteúdos não costumam afunilar tanto um assunto.

Planeje as suas palavras-chave

como aparecer no google palavras-chave

Não há como obter êxito com marketing digital e querer aparecer no Google baseando-se em achismos.

Definir as melhores palavras-chave é uma tarefa importante e que deve ser feita por meio de pesquisas, de preferência fazendo uso de ferramentas específicas do mercado.

O próprio Google oferece uma alternativa útil e gratuita, que é o Google Keyword Planner.

Com essa ferramenta é possível obter várias informações sobre a relevância da palavra-chave.

Para obter informações ainda mais precisas, recomendo que opte por ferramentas como o SEMrush.

Faça link building

como aparecer no google link building

O Google leva em conta a quantidade e a qualidade de sites que apontam seus links.

Trabalhar em cima disso se chama “fazer Link Building”.

Isso pode ser feito quando um site com certa autoridade faz uma referência a um conteúdo ou serviço da sua empresa, ou, também, quando alguém faz isso na caixa de comentários em algum post.

2. Publique conteúdos relevantes e de qualidade

como aparecer no google conteúdo relevante

Agora que você tem uma breve noção da parte técnica de como aparecer no Google, falarei sobre autoridade.

Os critérios de ranqueamento do Google mudam constantemente, e, em meio a essas mudanças, o nível de autoridade tem sido um fator cada vez mais determinante para que um site prevaleça.

Se um determinado autor cria uma identificação com o público a ponto de se tornar referência em algum assunto, é certo que muitas buscas do Google apontarão para o site dele. Portanto, o único meio de alcançar isso é publicando conteúdos de alta qualidade e que interessam ao seu público-alvo.

Essa prática é conhecida como Marketing de Conteúdo, estando ela atrelada aos conceitos de Inbound Marketing — em suma, o Inbound visa fazer a marca atrair o cliente em vez de procurar chegar até ele.

Os conteúdos podem ser apresentados em diversos formatos e não somente em textos.

Vídeos e infográficos, por exemplo, geram um tráfego bastante significativo e podem ser mais convenientes para abordar um assunto.

Podcasts, webinars, e-books e versões trial dos produtos são outros exemplos de conteúdo que você pode oferecer ao público.

3. Tenha um site responsivo

como aparecer no google site responsivo

A responsividade de um site pode ser traduzida como “uma página que carrega adequadamente à telas de todos os tipos e dimensões”.

Ou seja, independentemente do visitante acessar o site a partir de seu smartphone ou de um All in One, a página carregará de forma indiferente, sem erros de layout e falhas de botões/carregamento de imagens.

Em breve, todo site/blog que não for bem programado nesse aspecto tenderá a perder posições no Google — o que pode significar perder dinheiro.

Portanto, antes de pensar em outros meios de como aparecer no Google, tenha em mente que o site hospedado será acessado tanto por dispositivos móveis quanto PCs.

4. [+DICA BÔNUS] Search Console

como aparecer no google search console

Para quem chegou até aqui, eu tenho uma dica extra.

Talvez você nunca tenha testado essa estratégia, mas ela é uma das maneira rápida de solicitar/forçar que o Google rastreie e indexe as URLs (páginas) do seu site.

A primeira coisa que você vai precisar fazer é fazer login na ferramenta – se você ainda não tiver uma conta Google, será necessário criar uma.

Selecione o site que você vai trabalhar ou cadastre um novo e já no Dashboard, clique no menu lateral em Rastreamento e, finalmente, Buscar como o Google.

É bem simples!

Liste todas as URLs que você deseja indexar e depois Enviar para o índice. 

Você tem duas opções:

  • Rastrear somente este URL: aqui você envia a URL individual para um novo rastreamento (vocês podem enviar até 500 links desse tipo a cada 30 dias)
  • Rastrear este URL e seus links diretos: aqui você solicita a indexação tanto da URL, quanto dos links vinculados à essa página (vocês podem enviar até 10 links desse tipo a cada 30 dias)

Para finalizar o processo, basta clicar em Enviar!

De qualquer maneira, já anotei aqui porque Search Console rende um novo post inteiro, né?

Pronto, agora é só esperar – e conferir – os resultados!

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