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Como criar um blog pessoal ou blog corporativo: variáveis de sucesso e planejamento

Todos os meses recebemos a mesma pergunta: Como criar um blog pessoal? Como criar um blog corporativo? Qual o passo a passo mais simples e fácil, que não dependa de muito conhecimento técnico? Ou até mesmo: Como começar um blog?

Os blogs se tornaram poderosas ferramentas de marketing por causa da sua facilidade de atualização, seu poder de indexação no google e porque muitas pessoas começaram a ganhar dinheiro com seus blogs pessoais e corporativos.

Outro grande influenciador da ploriferação dos blogs foi o alto custo de fazer anúncios. Ao contrário da estratégia de anúncios que oferece apenas um retorno pontual, o conteúdo publicado nos blogs oferece a oportunidade de ganhos recorrentes e em escala (vou explicar isso neste texto)!

Se você está empolgado para saber como criar um blog e começar um blog do zero, este artigo é para você. Agora, se você está sendo questionado sobre inserir um blog na sua estratégia de marketing ou ainda duvida que sua empresa possa ganhar muito dinheiro com blog, esse artigo também é para você!

Como este texto foi feito para empreendedores individuais e empresários, vou dividir cada tópico em uma tabela, assim fica fácil você entender particularidades nos dois cenários. Independente do seu interesse, sugiro você ler tudo, pois nos dois lados da tabela tem informações complementares.

Ao final você irá conseguir entender como é fácil começar um blog e ter retorno com uma estratégia de marketing de conteúdo.

Antes de começar a fazer um blog, você pode analisar onde estão os gargalos do seu site na conversão de novos clientes. A ferramenta abaixo vai te auxiliar a saber o que fazer para trazer mais resultados na sua estratégia digital:

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Estatísticas sobre blogs no Brasil e curiosidades para você justificar a criação de um blog corporativo ou pessoal

como criar um blog

Antes de começar eu quero te contar algumas coisas sobre blogs e marketing de conteúdo que talvez você ainda não saiba.

Estatísticas sobre blogs pessoais Estatísticas sobre blogs Corporativos
  • No mercado de moda, as blogueiras com maior número de seguidores chegam a cobrar R$ 5 mil por um post no Facebook, R$ 4 mil no Instagram, R$ 6 mil no Youtube, R$ 2 mil por um banner lateral no site ou blog
  • Alguns blogs chegam a cobrar R$ 4 mil por um publieditorial com texto.
  • Garotas Estúpidas recebe cerca de 1,7 milhões de acessos por mês.
  • Lala Rudge tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram
  • Blog de Humor chamado Não Salvo atingiu a marca de 12 milhões de visitas mensais em menos de 4 anos
  • 92% das empresas que utilizam blogs para fazer marketing de conteúdo, tem resultados positivos — Fonte: Hubspot
  • 41% dos leads gerados em empresas B2B são gerados via marketing de conteúdo e Inbound Marketing
  • 19x — O impacto gerado no ROI por ter um blog. Os profissionais de marketing que priorizam criação de blogs são 19x mais propensos a desfrutar de um ROI positivo
  • 58% das empresas brasileiras utilizam conteúdo e estratégias de inbound (nos EUA este número já é de 87%).

 

Como criar um blog pode trazer retorno para você e para sua empresa?

como criar um blog

Ganhar dinheiro com blog, seja um blog grátis ou blog corporativo, é uma coisa relativamente simples, mas bastante trabalhosa. Dá trabalho por que? Pelo simples fato de que escrever demanda tempo e que existe muita concorrência sobre a maioria dos assuntos.

Então você precisa entender as variáveis que influenciam o sucesso do seu blog pessoal ou blog corporativo.

Como ter Sucesso com Blog Pessoal Como ter Sucesso com Blog Corporativo
  • Dedicação para escrever: você precisa separar um tempo para escrever. Não é fácil, mas sem conteúdo seu blog não é nada.
  • Tempo: Um redator profissional demora aproximadamente 1h para produzir um texto de 1.000 palavras. Então você pode usar isso como um objetivo. Não se afobe, com o tempo você vai conseguir atingir esta marca.
  • Volume de busca: Se você está escrevendo sobre algo que tem grande volume de pessoas interessadas, você tem mais chance de receber maior fluxo de visitas. Escreva sobre coisas que as pessoas pesquisam no google. Este é um dos princípios para ser encontrado.
  • Criar base de e-mails: crie uma forma de captar o e-mail do seus leitores. Assim, quando você criar um novo texto, você pode escrever um e-mail para sua base e eles voltam ao site a ajudam você a divulgar o texto para outras pessoas.
  • Otimização: seu blog deve seguir as principais regras sobre estrutura de página (SEO on-page). Recomendamos que use WordPress e plugins de SEO como o famoso Yoast que facilita muito a sua vida, quando o assunto é otimização.
  • Volume de textos: a quantidade de textos publicados pela sua empresa demonstra a autoridade sobre o assunto. Quando mais conteúdo, maior chance de ser encontrado para tópicos relacionados à seus produtos.
  • Frequência de publicação: pelos nossos estudos, frequênca mínima de  publicação de artigos recomendada é de 2 por semana. Este número pode maior ou menor, de acordo com seu investimento ou necessidade de crescimento e dominação do mercado. Mas tenha em mente que 2 vezes por semana é o número que conseguirá trazer resultados em um tempo razoável.
  • Qualidade dos textos: para que você se torne referência de um mercado, você precisa de conteúdos de qualidade. Lembre-se que existem outras empresas no seu segmento e que provavelmente elas estão escrevendo sobre tópicos relacionados. Então, quem tiver melhor qualidade, vai se destacar.

 

Como criar um blog: fase de Planejamento para criar um blog novo

como criar um blog

Muita gente perde tempo planejando e esquece de colocar seus projetos em prática. Por isso, quero ser bem objetivo aqui. Você precisa definir apenas 5 coisas na etapa de planejamento para criar um blog novo.

São elas: Público alvo, Tema/Assunto, Nome do seu blog, Dúvidas que você vai ajudar a responder/esclarecer, Personalidade (como você irá escrever e se dirigir aos leitores):

Planejamento Blog Pessoal Planejamento Blog Corporativo
Publico Alvo Pense nas pessoas que irão ler seus textos, quem são elas? Qual seu perfil social? Gênero, inclinação sexual, hábitos, etc. Provavelmente você já tem um planejamento de personas. Se não, comece por aqui. Seu blog deve ser totalmente direcionado para a persona da sua empresa, ou seja, seu cliente ideal.
Tema/Assunto Você precisa de escolher um nicho de mercado, ou um tópico que você domina ou tem facilidade para escrever. Se você gosta de futebol, pode ser um blog de futebol. Se gosta de moda, escreva sobre isso. Mas se você adora fazer piadinhas, por que não um blog de humor. O Brasil tem vários cases. Não se intimide, use como inspiração. O assunto não deve ser seus produtos, mas sim o seu mercado. Você deve demonstrar autoridade sobre o tema e profissionalismo em todos os textos. Você pode falar dos seus produtos, mas desde que acrescente valor para o conteúdo e ajude o visitante a tomar uma melhor decisão — não vale ficar fazendo propaganda!
Nome do seu blog Essa é a parte mais difícil. Eu sugiro que seja um nome que seja auto-explicativo. Mas vale tudo. Esse nome estará no endereço do site (sua URL). Normalmente você não precisa de um nome para o blog. Ele estará dentro da estrutura do seu site. Algumas empresa usam subdomínios, mas prefira que seja um diretório tipo: seusite.com/blog
Dúvidas que você vai ajudar responder Para ser encontrado, você deve entender as buscas do seu público. Aí você mata a charada. É aqui que a mágica acontece, pois quando você consegue ajudar uma pessoa, ela te considera uma referência e cria um sentimento de gratidão por você. Isso faz com que ela recomende você para outras pessoas e ajude você em um outro momento, até mesmo comprando seus produtos/serviços. Você deve entender os problemas que seu cliente passa que os levam a buscar por soluções como a sua. Além disso, você deve entrevistar seu departamento comercial para conseguir inspirações sobre tópicos possível de virarem textos. Outra coisa importante é ajudar combater objeções que seus clientes tem na hora de comprar. Isso irá facilitar a venda para o time comercial.
Personalidade Na vida também é assim: as pessoas se aproximam ou afastam de você por causa da sua personalidade, seus valores e sua postura diante dos fatos. Então você precisa definir aqui qual é a imagem que você quer passar para seus leitores. Atenção: por existir tanto conteúdo na internet, muitas vezes, é a sua forma de abordar o assunto que irá fidelizar o seu leitor. O blog Moda para Macho por exemplo, é um dos cases de personalidade para blogs pessoais no Brasil. O objetivo final do seu blog é aumentar a autoridade para gerar vendas, então você deve ter uma postura condizente com seu produto. Isso muitas vezes tem relação com o valor do seu produto. Produtos caros tem um perfil de comprador que exige certos requintes. Por outro lado, produtos baratos dão maior liberdade de linguagem. Você não precisa ser um robô, mas precisa definir uma personalidade para seus artigos e publicações.

Veja esse guia de como criar um blog de forma rápida.
 

Qualquer pessoa ou empresa pode ter um blog de sucesso, basta seguir os passos certos. Não existem segredos

como criar um blog

Ter um blog é algo muito empolgante. Você cria um elo muito próximo com seu leitor, pessoa que provalmente se tornará cliente dentro de certo tempo. Essa relação de atenção e resoluções de dúvidas, é muito produtiva e ajuda a retenção de clientes. Empresas que captam clientes através de marketing de conteúdo possuem clientes muito mais fiéis, pois são pessoas que acreditam no discurso que está sendo publicado.

Se você tem conhecimento técnico e criatividade, você sabe muito bem como criar um blog grátis. Mas este artigo é apenas um capítulo sobre como criar um blog de sucesso, seja um blog pessoal ou como criar um blog corporativo. Muitos pontos não foram abordados. Por isso existe nossa consultoria para criação de blogs. Compilamos todas as informações para te ajudar criar um blog de sucesso, desde a estrutura até a publicação de conteúdo.

Se você gostou deste texto, certamente aproveitará muito mais do que temos para mostrar em nosso projeto de Blog corporativo ou blog pessoal.

Caso precise de ajuda rápida para criar seu blog, me deixe saber aqui. Eu e minha equipe teremos enorme prazer em ajudá-lo.

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