Para quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve, não é mesmo? Mas você não quer que seja assim com a sua IES. Por isso, é muito importante desenvolver um plano de marketing.
Elaborar um plano de marketing para IES nada mais é do que definir as ações que serão tomadas para atingir seu objetivo: atrair alunos.
Para que isso aconteça, você precisa colocar as ideias no papel.
Sabemos que é possível pensar estrategicamente nesse caminho em alguns passos, para você desenvolver um bom plano de marketing e transformar tudo isso em resultados.
Você já sabe onde quer chegar? Nós te ajudamos!
Analise o mercado e a sua instituição
Não adianta entender só a própria realidade.
O objetivo de analisarmos o mercado é de compreender como o ambiente externo influencia a decisão dos leads.
É preciso que o diretor ou gestor identifique quais são os fatores que influem diretamente em seu trabalho, como fornecedores de material, alunos, concorrência e público-alvo.
Isso sem contar os macroambientes como economia, política e cultura e as mudanças que causam nos hábitos sociais e de consumo.
Aprenda também a reconhecer, além das qualidades, as dificuldades e fraquezas da instituição, deixando claro qual é o capital disponível para investimento.
Sem essa resolução inicial, o plano de marketing não vai muito longe
Faça um panejamento do seu plano de marketing
Para criar um plano de marketing para IES realmente eficiente, você precisa definir metas e saber quais são os objetivos da instituição.
Dessa forma, você mostra aos profissionais de marketing onde você quer chegar para que a equipe trabalhe sabendo exatamente o que precisa ser feito.
Além disso, é preciso definir metas plausíveis, que estejam de acordo com as possibilidades financeiras da instituição e com prazos realistas para elas serem cumpridas.
Não ignore essa etapa.
Planos de marketing sem planejamento são famosos por não conseguirem alcançar o objetivo.
Conheça o público-alvo do seu plano de marketing
É necessário definir no plano de marketing para IES quem é o aluno ideal. Qual a faixa etária, a que classe econômica pertence, quais são os hábitos de consumo. Procure também prestar atenção na demanda do aluno. Ele está satisfeito com a instituição? De que forma ele se refere ao serviço prestado?
A realização de uma pesquisa profissional pode contribuir para uma coleta mais precisa dessas informações.
A partir delas, é possível desenvolver uma persona, uma pessoa fictícia — com nome, idade, preferências, entre outras informações — que represente como seria o seu aluno ideal e como seria o contato entre ele e a instituição, sendo mais fácil direcionar as ações de marketing para uma pessoa “real” do que para um público generalizado.
Entender o contexto de vida dessa persona é ideal para desenvolver uma mensagem e um argumento de venda compatível com a realidade dele.
Aprenda com a concorrência
É interessante perceber como outras instituições se comunicam com seus alunos. Descubra quais são suas qualidades e onde perdem a conexão com eles. É aqui que você vai identificar o diferencial de sua instituição de ensino.
Dessa forma, você aprende o que tem dado certo e o que não deve ser feito na hora de definir as estratégias. Isso vai fazer o plano de marketing para IES muito mais eficiente.
Defina as ações de marketing para seu plano de marketing
A partir das informações colhidas e das metas definidas, é hora de escolher que ações e estratégias serão usadas.
Marketing viral, inbound ou outbound marketing são algumas das ferramentas. Mas sua escolha deve estar de acordo com suas possibilidades e com a demanda de seu aluno ideal para que não sejam feitos investimentos desnecessários ou que não condizem com a realidade financeira da instituição.
Geralmente, quando olhamos o nosso objetivo final, parece que vai ser quase impossível alcançá-lo, né?
Por isso é que essa etapa é tão importante – quebrando esse objetivo final em etapas ele se torna bem mais próximo e alcançável.
Faça um cronograma do seu plano de marketing para IES
Coloque no papel o momento em que as ações serão realizadas, os recursos necessários e os prazos. Dessa forma, é possível monitorar os resultados do processo.
A partir desse monitoramento, o plano de marketing pode ser revisado. Caso haja necessidade, é possível mudar o plano ou algumas ações. Assim, é possível readequar-se à nova demanda de público ou do mercado.
Um bom plano de marketing evita desperdício de tempo e dinheiro.
Com ele, você consegue prever possíveis consequências das ações de marketing pela análise do mercado e da situação interna de sua instituição.
Comente aqui os resultados que você pretende alcançar com o plano de marketing da sua IES!