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Como criar um ebook: passo a passo para fazer o seu

Em uma era em que os consumidores ditam as regras, é preciso atualizar as suas estratégias com boas práticas de inbound marketing e marketing de conteúdo, a fim de aumentar seus resultados. 

Uma das táticas mais importantes do Inbound Marketing é a criação de conteúdo. Com a disposição de informação fornecida pela internet, o consumidor é quem vai atrás dos seus produtos ou serviços por meio de mídias sociais, blogs, ofertas, eBooks, entre outros. 

E por isso vamos falar sobre uma das ferramentas do Inbound Marketing, o eBook.

Basicamente, um eBook é um livro em formato digital e que é usado como ferramenta de conteúdo por diversas empresas, para demonstrar autoridade em sua área de atuação.

Caso a sua IES ainda não faça eBooks, ou crie poucos, nós damos o passo a passo para criar o seu eBook e arrasar na captura de novos leads!

O que deve ter no eBook: passo a passo para a criação 

Antes de você abrir o seu editor de texto e esperar que uma luz divina mostre o melhor eBook para a sua empresa, recomendamos que você utilize algumas técnicas para tornar o processo de criação mais simples. Assim, você vai obter um sucesso maior com o seu conteúdo.

Segue o nosso tutorial de como criar um ebook passo a passo!

1º passo – Objetivo:

O seu primeiro objetivo deve ser gerar leads. Mas você também tem que pensar o que seus leads vão fazer depois que eles baixarem seu eBook. 

O conteúdo pode ser maravilhoso, mas se esses objetivos não estiverem bem definidos, eles não saberão o que fazer. 

Você deve se perguntar: “Eu quero que eles consumam mais conteúdo?” ou “Eu quero que eles entrem em contato com o meu time de vendas?”. Tenha certeza que esses objetivos estão bem claros durante o processo de criação.

2º passo – Audiência:

Você pode ter o melhor eBook do mundo para cozinhar um bife, mas, se o público dele for uma comunidade vegetariana, ele não vai ser um dos eBooks que mais vendem. 

Muita gente falha ao considerar qual tipo de audiência é o alvo do seu livro. Esse passo é crucial para o sucesso do seu conteúdo e para alcançar os objetivos.

Uma dica profissional: dedique um tempo para criar suas buyer personas. E o que são buyer personas? São representações fictícias dos consumidores ideais da sua empresa. Portanto, o alvo do seu eBook deve ser uma dessas personas. 

3º passo – Tópicos:

Depois que você definiu os objetivos e o público alvo do seu eBook, utilize ambos para ter ideias sobre o que escrever. 

Você deve pensar o que eles esperam, saber se você está resolvendo um problema, ou se está oferecendo uma nova oportunidade para sua audiência. E, assim, pensar em soluções para criar o conteúdo do seu eBook.

Uma vez que você identificou quais tópicos vão ser mais adequados para a sua audiência, você pode pegar conteúdo do seu próprio blog para ajudar na criação. 

Ver os tópicos citados nas postagens publicadas e buscar referências externas para criar um esboço são ótimas dicas para o processo criativo.

4º passo – Escopo:

Podemos pensar no escopo do seu eBook em duas partes:

Primeiro, quais recursos você tem para ajudar na produção do conteúdo. O design pode ser elaborado em um trabalho conjunto entre você e seu designer. As imagens podem ser retiradas dos seus próprios produtos ou serviços, ou de fontes externas.

Segundo, com base nos recursos disponíveis, analise o cronograma para a produção do eBook. 

Quanto tempo você pode ter dos seus funcionários para a criação? E em quanto tempo você espera que ele esteja pronto? Pense em prazos tangíveis para não sobrecarregar sua equipe, pois não é um processo simples!

Agora que você já possui o conhecimento de como planejar a criação do seu eBook, passando pelo objetivo, qual a audiência, os tópicos e como fazer o escopo, você já pode começar a escrever! Então junte sua equipe e elabore suas metas.

Dicas para deixar o seu eBook atrativo para seus leads

Além das dicas anteriores, há mais detalhes que são necessários para se atentar. Escrever um livro digital deve seguir as mesmas regras que outros tipos de conteúdo para SEO, ainda que não esteja necessariamente publicado em um blog.

Sendo assim, vamos a mais dicas de como fazer um eBook passo a passo.

1. Estruture seu conteúdo em tópicos

Não há uma fórmula exata de como fazer um eBook passo a passo. Porém, é preciso deixar seu conteúdo escaneável, isto é, dividir o texto em títulos e subtítulos a fim de deixar a leitura agradável.

Ademais, é imprescindível seguir as regras gramaticais. Quando for usar gírias que deixem o conteúdo informal, verifique se essa é uma linguagem usada pelo seu público. 

como criar um ebook passo a passo

2. Use elementos gráficos

A alma do seu eBook é o texto, evidentemente. No entanto, a parte gráfica não deve ser ignorada. 

Seja para não deixar a leitura maçante, como também para atrair os leitores, inserir ilustrações, vetores e fotografias (desde que liberadas para reprodução) são excelentes atrativos para fazer a leitura de seu eBook mais dinâmica.

3. Escolha um bom software para criar editar o seu eBook

É fundamental escolher um bom software para diagramar seu eBook. Afinal, é só com uma ferramenta que você vai conseguir alocar corretamente o seu texto escrito e todos os elementos visuais citados acima.

Sabemos que muita gente fica praticamente com a perna bamba quando se fala deste assunto. Afinal, nem todos possuem afinidade com os programas do pacote Adobe, os mais utilizados no mercado para a diagramação de eBook.

No entanto, felizmente há outras opções de programas e softwares para dar vida a seu livro eletrônico. Um deles é o Canva, que permite a inserção de textos, ícones e imagens e é bem intuitivo de se usar.  

Ademais, vários sites oferecem modelos de eBook. Claro que a ideia é que tais modelos sirvam apenas como inspiração. Porém, deixamos aqui um exemplo de eBook para apreciação.

4. Atente-se à revisão e à formatação

Como destacamos há pouco, é fundamental fazer uma revisão minuciosa, a fim de evitar que erros de gramática e ortografia, além de diagramação, passem despercebidos no eBook. 

Se possível, conceda o acesso do documento no qual o conteúdo do eBook está escrito para mais gente, pois o outro percebe coisas que não conseguimos notar (clichê, mas real no caso de produção de conteúdo).

Quanto à formatação do eBook, é fazer com que texto, imagem e vetores fiquem bem posicionados e não ultrapassem margens. Assim, não vão ficar com tamanhos menores ou maiores que os desejados na hora da leitura e não causam estranhamento nas pessoas.

Sem dúvida, a estrutura de um eBook em pdf é o formato mais comum para salvar o arquivo, pois ele pode ser lido em diversos dispositivos.

5. Escolha uma plataforma para hospedar o seu eBook

Depois de pronto, o seu eBook deve ser “upado” em um site ou uma plataforma que facilite a venda e a distribuição de produtos digitais. 

Não é proibido “upar” no Google Drive. No entanto, usar outras plataformas vai dar um ar mais profissional ao trabalho da sua IES. Além disso, recomendamos a criação de uma landing page, a LP, a fim de criar uma base de leads que podem ser futuros clientes.

6. Divulgue o eBook

Depois de seu eBook estar diagramado, a divulgação é super importante!

Redes sociais, claro, são ferramentas-chave nisso. No entanto, há outras opções de divulgação, como no blog de sua IES e as já citadas landing pages. 

A landing page serve para atrair público, por meio de um dado em troca (geralmente e-mail). Isso permite um contato posterior com quem fez o download com materiais e e-mails mais específicos. 

Outra alternativa é fazer anúncios pagos, sobretudo para chamar a atenção de pessoas que, normalmente, não entrariam no site de sua IES de forma orgânica.

Quantas páginas tem que ter um E-book?

Tudo depende do assunto e da profundidade do tema a ser abordado. No entanto, eBooks, por serem considerados mais amplos que whitepapers, mais sucintos por se tratarem sobre relatórios e estudos de caso.

Sendo assim, um eBook pode ter um número que varia entre 20 ou mais, já que funciona como um guia prático sobre algum problema ou dúvida enfrentado por seu lead, ou cliente.  

eBook: grátis ou pago?

A resposta é depende. Para gerar leads, é indicado distribuir o seu livro digital de forma gratuita para atingir um público mais abrangente.

Agora, se você possui um material de alta qualidade e bem segmentado, pode ser interessante criar seu eBook para vender. Porém, ressaltamos que para dar certo, é preciso ter um público consolidado que realmente vai comprar seu livro digital.

Nós temos certeza que com nosso passo a passo, você já sabe como criar um eBook passo a passo. Depois conta para a gente o quanto ajudamos!

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