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Geração de leads para universidades: conheça diferentes tipos de ofertas

Ter alunos matriculados em sua instituição de ensino com certeza é a sua meta número 1. Mas, para que isso aconteça, é necessário seguir um longo caminho de encantamento do cliente e fidelização à sua marca. 

Por isso, a criação de conteúdo relevante para a sua persona é mais do que necessária. Somente assim é possível obter leads e, consequentemente, novos clientes. 

Neste artigo trazemos os passos necessários para você conquistar um novo público para a sua faculdade!

O que significa geração de leads?

Com certeza, você já deve ter se perguntado alguma vez o que é geração de leads. Então, vamos à resposta! Basicamente é fazer com que pessoas que já conhecem a sua marca tornem-se potenciais clientes do seu negócio. 

O que é leads no marketing digital? 

No marketing digital, os leads constituem uma oportunidade de negócio. Um lead é gerado quando alguém fornece seus dados de contato, como nome e/ou e-mail, em troca de alguma oferta da empresa — geralmente um conteúdo como um e-book. 

Por isso, é indispensável investir em captação de leads. Uma boa gestão desse tipo de dado tem o poder de aumentar os resultados da sua empresa significativamente. 

Potenciais alunos para universidades

À medida que o ambiente online evoluiu e as empresas enxergaram a sua importância para as vendas, o marketing educacional também precisou mudar. Mas como uma instituição de ensino prepara profissionais para estarem prontos para o mercado sem que ela esteja de acordo com ele?

Para encontrar essa resposta, existem diferentes meios que levam à conquista de novas oportunidades de negócio. Saiba como a seguir.

Criando um site intuitivo

Muitas vezes o cliente percorre toda a jornada de compra sem nunca entrar em contato com a empresa envolvida. Esse é um dos principais efeitos gerados pela internet, graças à quantidade de informações oferecidas aos potenciais clientes.

Desse modo, o acesso às informações do seu site deve ser fácil e prático, eliminando qualquer dificuldade de comunicação para alunos e os futuros alunos. O mesmo vale para a versão mobile, oferecendo o maior suporte possível para que a experiência do usuário seja positiva.

Informações relevantes

Os jovens brasileiros estão cada vez mais incertos em relação ao seu futuro. No entanto, auxiliá-los durante a escolha do curso, por exemplo, é uma forma de mostrar que a sua instituição de ensino superior é a ideal para ele.

Além de manter seu público nutrido, quanto mais relevância sua instituição ganha, mais referente ela se torna. Com isso, você estará sempre na memória dos leads e sendo autoridade em diversos assuntos.

Público-alvo correto

A busca da geração de leads está muito alinhada à segmentação e atendimento ao público-alvo. Quanto mais cursos uma universidade tiver, mais distinto seu público pode ser. Por exemplo, um aluno de Direito é totalmente diferente de um aluno de Farmácia. Assim, as estratégias de marketing precisam divergir para alcançá-los ao mesmo tempo. 

Para tanto, utilizamos as buyer personas. Este é um recurso muito útil para fazer a segmentação de leads de forma ainda mais eficaz.

Ademais, estar presente em todos os canais possíveis é uma forma de se aproximar do seu público, entendendo mais quais são suas dores. Dessa forma, fica mais fácil definir melhor as estratégias a serem tomadas para gerar leads.

Como fazer uma geração de leads?

Agora que você já sabe o que significa leads e o que é leads no marketing, vamos às dicas para começar a sua prospecção.

Produzir conteúdo de qualidade

A primeira dica não poderia ser outra. Afinal, como destacamos, manter seu público informado é a garantia de captura de leads. 

Por mais que falte tempo, ter bons conteúdos é fundamental para manter a lembrança viva de seus leads sobre o que é o seu negócio. Além de, claro, atrair novos potenciais clientes também.

Os blog posts, como este texto, são os formatos tradicionais de conteúdo. Porém, você pode investir em outros como:

  • e-books;
  • infográficos;
  • whitepapers;
  • vídeos;
  • webinars;
  • e-mail marketing;
  • entre outros.

Ainda neste texto trazemos mais detalhes sobre alguns destes e outros formatos.

Faça uma landing page e formulário

Este passo também é importantíssimo. Com sua oferta criada, é preciso criar uma landing page. É por meio dela que a instituição convida os visitantes da sua página a trocarem as informações pessoais pelo seu conteúdo gratuito.

Para tanto, insira na landing page um formulário com os campos que julgar mais conveniente. Também é válido incluir um botão chamando para a ação (“download do material”, por exemplo).

Tenha uma página de agradecimento

É isso mesmo. Todo mundo gosta de um agrado após concluir um passo e, no mundo digital, não é diferente.

Após a pessoa acessar a sua oferta de conteúdo e tiver cedido seus dados, ela precisa ser direcionada à página de acesso ao material requisitado.

Esse destino pode ser uma nova página, na qual você agradece o interesse e disponibiliza o link de download do material. Ou, ainda, um e-mail de agradecimento e com instruções de acesso ao conteúdo oferecido.

Promova a sua oferta

Depois que o conteúdo está disponível para ser baixado pelos visitantes, é importante fazer a promoção do seu material. Uma ideia é divulgar diretamente o link da landing page criada em diversos canais. 

Você pode fazer isso por meio de blog posts, com um CTA (Call to Action, ou chamada para ação) para baixar o material. Além disso, postagens em mídias sociais com trechos do material e que incentivem o download são bem-vindas.

Principais tipos de ofertas para geração de leads

Como prometemos, vamos abordar a partir de agora alguns formatos de conteúdo que você produzir para ajudar você na missão de angariar leads qualificados.

Checklists

Se você acha que essa ferramenta está em desuso, está enganado! O checklist é um tipo de conteúdo prático, que pode ser oferecido em diferentes formatos e com vários tipos de conhecimentos aos leads. 

Podemos variar entre dicas para otimização da sua instituição, realização de atividades e aprofundamento de assuntos específicos, entre outros exemplos.

Se um jovem está encerrando o segundo grau e tem interesse na área de exatas, por exemplo, podemos elencar os principais cursos para essa área e quais deles são oferecidos pela instituição de ensino superior. Assim, após escolher que carreira seguir, ele já conhece o local onde pode se graduar.

E-books

Provavelmente, é a ferramenta mais utilizada quando o assunto é gerar leads. Quem acompanha blogs já está acostumado com o tipo de conteúdo que o e-book proporciona. Sendo assim, investir nesse método é uma boa escolha a ser tomada.

O livro digital oferece aos usuários um conteúdo mais aprofundado, sendo um momento especial para que o lead avance nas etapas finais do funil de vendas. 

Assim sendo, um bom e-book deve aliar um conjunto de informações bem estruturado com um conteúdo gráfico dinâmico e coerente com o perfil do público. Além disso, por se tratar de um material mais completo, passa-se a construir uma posição de autoridade no assunto tratado. Isso gera credibilidade com o público.

Webinars

Já pensou como seria útil um coordenador falar sobre determinado curso e esclarecer as dúvidas de possíveis futuros alunos? Os webinars podem ser utilizados para esse fim!

Esse conteúdo interativo vem conquistando cada vez mais espaço no inbound marketing. Através dele a audiência consegue interagir com os apresentadores. Isso possibilita um conhecimento aprofundado sobre um produto ou serviço e as soluções geradas por ele.

Além disso, essa técnica possibilita aumentar a base de leads. Isso porque, para participar, é necessário que os interessados façam o cadastro e forneçam alguns dados, sendo um deles o e-mail.

Quanto mais webinars sua instituição realiza, mais ela se aproxima de seu público. Desse modo, torna-se mais conhecida e reconhecida como referência em determinado assunto.

Cursos

A cada dia que passa, mais a demanda sobre conhecimento cresce. Os cursos online são meios popularmente utilizados para atender esse objetivo. Se eles forem de livre acesso e gratuitos, os resultados tendem a ser mais positivos ainda.

Com uma boa estratégia, o poder de encantamento do lead é certo. Além de criar uma boa imagem da instituição, esse lead passa a fazer parte do seu fluxo de nutrição, aumentando as chances de conversão.

Podcasts

Tendência crescente no Brasil, esse tipo de conteúdo divertido vem conquistando seu espaço no mercado. Como o maior público de universidades são jovens, utilizar recursos modernos e interessantes deve ser prioridade. Assim, o podcast é uma ótima opção nesse sentido.

Para tanto, reúna alunos, professores e outros envolvidos para um bate-papo e disponibilize a conversa para os leads. Assim, eles podem conhecer um pouco da sua instituição. É claro que aqui também é preciso de uma estratégia e um roteiro para que o foco não seja perdido.

São inúmeras as quantidades de ofertas para gerar conteúdos. No entanto, por mais benéficos que os resultados sejam, não podemos necessariamente nos limitar a um deles. Ao trabalhar com mais de um dos tipos, os resultados tendem a ser potencializados, aumentando o número de leads gerados.

Como gerar leads qualificados?

Para fazer geração de leads qualificados, existem algumas dicas que podem ajudar a conseguir novos clientes ou, ainda, retomar o vínculo com leads antigos. Acompanhe:

Reativar base de clientes 

Não basta só conquistar um lead marketing, é necessário manter o relacionamento com essa pessoa. Ou seja, além do trabalho de pós-venda, é necessário investir em ações para que ela permaneça fiel à sua marca.

Dessa forma, é importante adotar alguns procedimentos, como:

  • informar a sua base de clientes em primeira mão quando há lançamentos de produtos;
  • oferecer descontos e recompensas por indicações;
  • entrar em contato em ocasiões como aniversário, promoções no trabalho, entre outras.

Anúncios

Os anúncios têm sido um método eficaz na geração de novos leads. O custo-benefício é ótimo, porque é possível atingir muitas pessoas com este tipo de ação. 

Sobre isso, se o seu negócio for B2B (Business-to-Business ou negócios para negócios), é recomendável focar no LinkedIn, pois é provavelmente lá que a sua audiência está. Agora, se sua empresa for B2C (Business-to-Consumer ou negócios para consumidor final), é uma boa focar no Facebook e no Instagram para a captação de leads.

No entanto, como cada campanha tem suas particularidades, procure contratar especialistas, como é o caso da 5seleto, para você saber o que fazer. 

Ferramentas para prospecção

A tecnologia é uma aliada e tanto na hora de captar leads. Existem ferramentas que ajudam na prospecção por meio de atividades, como a geração de listas de clientes em potencial dentro do perfil desejado e na automação das campanhas para o público-alvo definido.

Mas algumas ferramentas vão além e também fazem análises de mercado, reputação de uma empresa e até mesmo da concorrência.

Demanda qualificada

Caso queira receber leads de qualidade, um dos caminhos é a contratação de serviços de geração de demanda. Isto é, agências de geração de leads, compostas por equipes especializadas que guiam o seu negócio a conquistar mais leads qualificados. Isso ajuda muito em sua estratégia, pois você só entra na fase final do processo, que é a de converter leads em oportunidades.

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