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Geração de leads: 10 tipos de conteúdos para seu site gerar mais leads

Está precisando criar um conteúdo premium para geração de leads e não está com ideias sobre o que criar?

Geração de leads significado: O significado da geração de leads é conseguir ter informações sobre as pessoas que visitam o seu site. Pense só, o conteúdo do seu site leva informações para os visitantes, mas você não sabe nada sobre quem são seus visitantes, eles são apenas um número. Ao criar conteúdos premium com informações ainda mais relevantes para o seu visitante, que o ajudem a resolver algum problema ou que levem uma oportunidade nova, você pode pedir em troca algumas informações sobre o seu visitante, como nome, empresa, email. É uma troca de informações.

Uma campanha para geração de leads precisa ter uma importante questão em foco: não tem sentido você ter uma base enorme de pessoas que nunca estarão interessadas em se tornar clientes da sua empresa, então o importante é você criar conteúdos para ter uma geração de leads qualificados.

Não importa o mercado da sua empresa, se ela é B2B, B2C, mesmo se for uma agência de marketing, quando se fala em tipos de conteúdo para criar uma campanha de geração de leads, muitas pessoas não sabem exatamente o que podem criar. Geralmente quando pensamos em uma oferta, sempre vem mente criar um eBook. eBooks são ótimos e seu valor é inquestionável, porém o trabalho e tempo para criar um material bom o suficiente é muito grande. Portanto é sempre bom ter em mente outras alternativas mais rápidas e simples de ofertas, e que podem gerar até mais resultados.

Separamos para você 10 tipos de oferta para geração de leads que vão aumentar seus resultados!

1. Planilhas

As planilhas são uma ótima oferta. É uma oferta curta e bem útil para o lead. Pois ela consiste de pequenos guias, comandos, dicas, cálculos, ou qualquer outra coisa, onde o conteúdo é transmitido de maneira rápida e prática. Elas funcionam como uma forma de consulta para o lead. É como uma referência que ele sempre vai buscar quando for realizar uma tarefa relacionada ao conteúdo.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado Financeiro:

  • Planilha de Organização Financeira Pessoal: Imagine uma empresa de consultoria financeira. Esta emrpesa pode disponibilizar uma planilha com uma estrutura de organização financeira pessoal e gráficos gerados automativamente a partir dos dados preenchidos pelos clientes. Certamente as pessoas interessadas nesta planilha podem ser potenciais clientes desta empresa. Sacou a idéia?

2. Checklists

Os checklists são ofertas excelentes, na verdade são as minhas preferidas. Pois quando uma pessoa cria um checklist, cria sobre um assunto que ela já domina, ou seja, o conteúdo do checklist já é praticamente automático na cabeça da pessoa que está criando. Então é uma oferta muito rápida de ser feita. E é extremamente útil para o lead, pois você lista o que ele precisa fazer para conseguir atingir o objetivo do conteúdo. Se o seu checklist for bem feito e direcionado para uma solução de problemas da sua persona, pode ter certeza que ele vai ser uma ótima fonte de geração de leads.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de Flores:

  • Checklist para fazer uma surpresa para o seu namorado: Flores são um elemento muito importante em uma surpresa entre namorados, certo? Pense como seria útil uma floricultura criar um checklist com detalhes e passo a passo para uma pessoa agradar seu/sua companheiro(a) em uma data especial. Certamente as pessoas interessadas nesta oferta seriam clientes potenciais desta floricultura, não acham? Com um pouquinho mais de nutrição e relacionamento, uma hora este lead vai virar um cliente — quem sabe até um cliente fiel. Olha que ideia boa! Não acha?

3. Concursos

Pessoas amam competições. E realizar um concurso pode ser extremamente benéfico para sua empresa. Eles ensinam muito sobre a sua audiência pois fazem as pessoas interagirem com você. Concursos também aumentam seu alcance, elevam o tráfico do seu site, e geram leads. Você pode criar concursos em qualquer mídia social, Facebook, Instagram, Twitter, etc.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de Cursos Pré Vestibulares:

  • Concurso CDF do Mês: Todo mês o Cursinho “Fulano de tal” divulga uma prova online que pode ser feita pelos alunos atuais ou potenciais que ainda não estudam na instituição. Os 10 melhores resultados ganham descontos na próxima mensalidade. Que tal? Está vendo como a geração de leads encaixa em qualquer mercado? Me diga você: esta oferta tem ou não tem potencial de gerar novos clientes? E ainda tem mais: pode gerar clientes fiéis! Vai vendo…

4. Cursos

Imagine você criar um curso ou tutorial em vídeo onde você ensina algo valioso para o seu visitante. Essa oferta pode demandar um tempo maior, pois necessita de gravação, texto, edição e divulgação. Você pode fazer isso na sua própria empresa, ou contratar um profissional. Mas pense só: os leads que converterem nessa oferta serão leads qualificados. E o trabalho será feito apenas uma vez, e a geração de leads será para sempre!

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de Brokers de Ações:

  • Curso Grátis sobre o mercado de ações: Todo potencial cliente deste mercado tem duas coisa em comum: 1) Quer ganhar mais dinheiro — óbvio. 2) Tem que saber como funciona o mercado de ações e como operar neste mercado. Mensalmente o número de busca por esta opção de investimento é crescente. Por isso o número de potenciais clientes que não sabem como fazer isso é maior ainda. Que tal uma empresa que oferece o serviço de um software de compra e venda de ações (broker) criar um mini curso online ensinando os leigos como o mercado de ações funciona? Sem dúvida as pessoas que fizerem o curso são potenciais clientes da ferramenta.

5. Demonstrações

Uma demonstração de como o seu produto ou serviço funciona fará com que o lead conheça mais sobre a sua empresa, e se a sua solução é certa para ele. Uma conversão nessa oferta também será qualificada, pois o lead já vai estar experimentando como é ser o seu cliente.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de Ferramentas Online:

  • Demonstração do Software Anti-Virus: O mercado de anti-virus é super concorrido. Por isso, as decisões são tomadas baseadas em detalhes. Por isso a demonstração de um software de anti-virus pode gerar vendas muito mais consiêntes, destacando detalhes da ferramenta que encantarão o usuário. É simples dizer que quem solicitar esta demonstração está avaliando uma ferramenta como essas. Tá aí, mais um lead!

6. eBooks

eBook é o tipo de oferta mais popular para geração de leads. Eles educam seu cliente potencial e demonstram credibilidade. Mas eles podem demorar um longo tempo para se tornarem realidade, então tenha certeza que o assunto dele será extremamente útil para o seu visitante e assim a geração de leads trará os retornos esperados.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de E-commerce:

  • E-book sobre como encontrar o celular perfeito para você: Comprar online já virou um hábito, muitas vezes, quem tem o preço mais barato leva. Mas não é sempre assim. Cada dia mais as pessoas estão associando as compras online como as comrpas na loja física. Você já deixou de comprar por causa de um mal atendimento? Então, isso está acontecendo online também. Uma loja mal estruturada com poucas informações dificulta a compra. Uma loja rápida, e que disponibilize um guia de como encontrar o produto perfeito para uma pessoa, certamente será considerada na hora da compra. Que divida eu convido a fazer um teste! Captar um lead e trabalhar a nutrição deste lead antes da compra vai potencializar suas chances de vender.

7.Consultoria

Oferecer consultorias gratuitas são uma ótima maneira de estar em contato com o lead. Já é uma oferta bastante avançada no funil de conversão, pois o lead entenderá como sua empresa pode ajudá-lo.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de Turismo e Viagens:

  • Consultoria Gratuita para sua próxima viagem: Como é bom viajar! Eu já fui para mais de 10 países fora do Brasil (ô, quem dera!), mas não sei qual será o próximo. Buscando novos destinos me deparei com uma agência de turismo que oferecia uma consultoria grátis e montava a partir do meu perfil opções de destinos exóticos que eu teria potencial de gostar. Olha que sensacional. Se foi útil para mim, com certeza será útil para outras pessoas. Por causa da confiança e autoridade transmitidas na consultoria gratuita, acabei fechando meu pacote com esta agência. Mais um lead gerado — que neste caso virou cliente e cliente satisfeito, pois estou indicando aqui! 😉

8. Kits de conteúdos

Kits são grupos de conteúdos dentro de uma única oferta. Eles são uma ótima maneira de reutilizar conteúdos já utilizados que possuem assuntos parecidos.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de Roupas Femininas:

  • Kit da Mulher Organizada: Toda mulher adora um kit. Você já reparou como é fácil fazer os olhos delas brilharem? Fale a frase “você vai receber um kit”! Pronto, conquistou a fera. Brincadeira! Mas agora, falando sério. Uma loja de roupas feminina pode entregar durante o seu site, um kit sobre organização contendo: 1) Como organizar seu armário. 2) Como organizar seus sapatos. 3) Como organizar sua maquiagem. 4) Como organizar suas bolsas. 5) Como vender as roupas que não usa mais e economizar para comprar coisas novas. Nossa! Acho que vou mostrar esse kit para a minha mulher! Hehe. Como vocês viram, as ofertas de conteúdo para geração de leads podem abordar temas relacionados com os produtos em si — desde que façam parte do universo da persona.

9. Podcasts

Fazer podcasts é uma maneira divertida de aumentar sua geração de leads e estabelecer sua marca como uma fonte de expertise além de demonstrar o lado humano da sua empresa. Eles inserem uma voz à sua marca e criam uma demonstração de liderança.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de Escola de Idiomas:

  • Podcast semanal sobre inglês corporativo: Aprender inglês é uma necessidade de todo brasileiro que quer se destacar na sua carreira profissional. Imaginem como seria útil um programete de 15 ou 20 minutos, semanal, ensinando técnicas e dicas sobre inglês no cenário corporativo brasileiro: Negociações com estrangeiros, Como enviar um e-mail em inglês, Tipos de saudações ou despedidas formais ou informais, Palavras que impressionam as pessoas, e etc. Quem escuta este podcast não vai conseguir aprender inglês sozinho, mas certamente vai ter uma enorme simpatia pela empresa que o ajudou com essas dicas, e quem sabe se tornará um cliente. Mas antes de tudo — temos mais um punhado de leads!!! 🙂

10. Apresentações em SlideShare

Apresentações no SlideShare são uma ótima fonte de tráfico para o seu site. Então algumas vezes é melhor disponibilizá-los sem pedir informações em troca. Mas isso não quer dizer que você não possa usá-los como uma fonte de geração de leads. Se a apresentação for bastante atrativa para os visitantes, eles vão querer ver o conteúdo.

Exemplo de conteúdo para geração de leads no Mercado de Decoração:

  • Apresentação sobre decoração de sala de estar: A sala de estar é um ambiente muito frequentado pelas pessoas externas ao lar. Por isso mesmo, é um dos lugares mais importantes da casa. Então, faz uma grande diferença ter uma casa bem decorada, mas vamos começar pela sala de estar. De verdade, é tão fácil conseguir informações sobre decoração na internet! Mas é tão difícil reunir todas elas com explicações lógicas e visão de especialistas no assunto. Por isso, esse tipo de material pode ser muito poderoso, pois quem organizar estas informações vira um verdadeiro especialista no assunto, criando credibilidade e autoridade sobre o assunto. Agregado à isso, está o próximo passo, que é o serviço de decoração para o seu ambiente específico — que só um profissional capacitado pode te oferecer. Então você ajuda seu potencial cliente perceber que ele precisa de você! Leads, leads, leads, leads, leads!

E aí, gostou dos exemplos? É sempre bom ter um leque diversificado de ofertas para gerar o máximo de leads possível. Mas tenha em mente que a parte mais importante não é o tipo de oferta que você vai criar. O mais importante é sempre ter a sua persona em mente quando for criar todos os conteúdos. A sua persona que sempre vai direcionar a criação. Desse modo a sua oferta vai conseguir ter uma geração de leads qualificados.

Pense em perguntas como: Qual a forma que minha persona consome conteúdos? Quais são os desafios da minha persona? Como posso ajudá-lo a superar esses desafios? Qual a melhor forma de entregar a minha solução à minha persona?

Experimente todos os tipos de oferta, veja qual traz mais resultados. Esteja sempre inovando. O importante é fazer!

Quais outros tipos de oferta você conhece? Compartilhe com a gente nos comentários!

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