Você já investiu algum dinheiro em Google Adwords na sua instituição de ensino e não percebeu retorno financeiro expressivo? A ferramenta tem potencial para trazer muitos rendimentos, mas é preciso fazer bom uso dela.
Você pode começar realizando um bom planejamento, deixando claros seus objetivos, orçamento disponível, entre outros pontos. Na hora de administrar os anúncios, seus resultados dependem do quanto você conhece sobre a ferramenta e como você vai gerenciar suas campanhas.
Mas calma! Nós podemos te ajudar nessa empreitada. Entenda com esse texto qual é a melhor forma de executar uma campanha inteligente de Google AdWords e o que você precisa saber para entender como ele funciona.
O que é Google Adwords?
Google Adwords é o principal serviço de publicidade do Google e também sua principal fonte de receita. É um serviço de links pagos pelo qual é possível adquirir um espaço no topo da página de resultados de busca do Google.
Cada anunciante oferece lances em dinheiro que podem resultar no seu produto ou serviço aparecendo antes dos primeiros resultados de pesquisa quando alguém busca um termo que tem a ver com o seu negócio.
Como são definidas as impressões no Google Adwords?
O número de impressões é o número de vezes que seu anúncio aparece para as pessoas. Uma impressão é contada cada vez que seu anúncio é carregado em uma página de resultado de pesquisa ou outro site na rede do Google.
Porém, ser impresso não quer dizer que o usuário viu o anúncio, muito menos que ele clicou no anúncio.
O Adwords pode ser impresso no Google Maps, por exemplo. Toda vez que uma pessoa está navegando pelo mapa da cidade onde está o endereço da sua empresa, ou se a pessoa digita o seu anúncio na busca, pode aparecer para ela o anúncio com a foto do local, o nome da empresa e a localização.
Outra forma do seu anúncio aparecer é pelo Google Instant. Esse é o modo de pesquisa que mostra os resultados enquanto você digita. Uma impressão pode ser contada quando acontecer uma das situações abaixo:
1. Pessoa começa a digitar e em seguida clica em algum lugar da página, como um resultado de pesquisa, anúncio ou pesquisa relacionada.
2. Pessoa digita uma busca e em seguida, clica no botão pesquisar ou seleciona uma consulta no menu drop-down.
3. A pessoa para de digitar, e os resultados são impressos por um mínimo de 3 segundos.
Como evitar erros comuns ao usar o Google Adwords
Muitas vezes, por falta de prática ou de conhecimento, empresas gastam muito dinheiro com Adwords e acabam se frustrando por não conseguir os resultados esperados. Esses erros são mais comuns que você pensa. Para te ajudar, aqui estão alguns erros que você deve evitar para melhorar o retorno do seu investimento:
Erro Google Adwords 1: não agrupar as palavras chave corretamente
O Google Adwords é configurado para que você possa criar grupos de anúncio de cada campanha e assim facilitar o seu gerenciamento. Por exemplo: você pode ter uma campanha falando do seu produto e outra sobre o conteúdo do seu site. Dentro de cada uma, você é capaz de dividir seus anúncios e palavras-chave em grupos.
Não agrupar os anúncios é um dos maiores erros das empresas. Elas misturam todas as suas palavras-chave em um único grupo de anúncios, ao invés de segmentar os anúncios em grupos de palavras chave semelhantes.
Quanto mais o anúncio coincide com a palavra-chave, mais as pessoas estão propensas a clicar.
O que fazer: A regra de ouro é não usar mais que 20 palavras chave por grupo de anúncio. Pense nesse número como uma referência. Pode ser que algumas vezes ultrapasse esse limite, mas é um sinal de que seu anúncio pode não estar combinando com as palavras-chave que estão sendo buscadas tanto quanto poderia.
Erro Google Adwords 2: não acreditar nos números
Apaixonar-se pelo seu anúncio pode ser um problema muito grave. Você pode escrever um anúncio e pensar: “Esse anúncio ficou animal!”. E isso é bom, a não ser que os números digam o contrário.
Muitas vezes, seus possíveis clientes pensam diferente de você. Afinal, você não é um aluno querendo se inscrever em um curso. Como poderia pensar da mesma forma que ele? Então, para não cair nessa tentação e conseguir ter o retorno esperado, você deve sempre testar seu anúncio.
Tente duas variações de títulos diferentes com o mesmo corpo, ou títulos iguais com corpos de mensagem diferentes. O importante é sempre testar coisas novas e medir os resultados. Dessa forma, você vai verificar o que funciona melhor.
O que fazer: O principal é não parar de testar e analisar os resultados. A partir do momento que um dos anúncios que você testou trouxe um retorno bom, você deve testar ainda mais. Pegue esse anúncio que trouxe bons resultados e tente analisar o que ele teve de diferente dos outros. A partir dele, comece a testar outros novos anúncios com o mesmo estilo.
Erro Adwords 3: esperar demais do Adwords
Você já pensou que pode estar esperando mais do Google Adwords do que ele é capaz?
Muitas pessoas não possuem um orçamento grande e esperam que o investimento traga resultados muito superiores. A competição no Adwords é muito grande e é preciso entender que a quantidade de pessoas alcançadas é proporcional ao investimento.
Com um orçamento pequeno, você pode não conseguir testar os seus anúncios o suficiente para saber como mehorar a performance. Raramente alguém faz uma campanha com bons resultados logo de cara. É preciso tempo para executar, otimizar e gerar o melhor retorno.
No princípio, você pode não ter resultados tão expressivos. Mas não ache que o Adwords não funciona para a sua IES.
O que fazer: Você deve planejar um orçamento bom para o Adwords. Compreenda bem o que são links patrocinados e que a quantidade de pessoas alcançadas vai depender do tamanho desse orçamento. Não espere mais do que é possível. Certifique-se também de deixar as campanhas no ar tempo o suficiente para ganharem força.
Resultados imediatos com Google Adwords
O Adwords é um ótimo investimento, pois mesmo que você nunca tenha investido antes você pode ter retorno imediato. Dê uma olhada nesse texto da nossa parceira Resultados Digitais.
Nós acreditamos que utilizar ativos digitais (conteúdos) e SEO são os melhores caminhos para sua empresa gerar novos clientes através da internet. Não adianta trazer centenas ou milhares de pessoas para o seu site se não há conteúdo suficiente e relevantes para quem chega.
Além do mais, é o conteúdo que ajuda a gerar leads (potenciais clientes). São esses clientes que você vai manter contato por e-mail e tem muito mais chances de conseguir que ele faça a matrícula.
O investimento em Adwords pode trazer retorno imediato, mesmo que esse retorno só aconteça enquanto o investimento continuar sendo realizado. Ou seja, enquanto houver dinheiro.
Pesquise bastante e analise qual é o melhor caminho para a sua instituição de ensino no curto, médio e longo prazo. Caso você precise de ajuda, conte com nossos especialistas. Teremos um enorme prazer em ajudar você e a sua IES a descobrirem a melhor opção.