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Heatmap ou Mapa de Calor: Testes revelam como melhorar seu site (Parte 1)

O Site Heatmap ou mapa de calor é muito mais que uma ferramenta bonitinha que você pode usar para impressionar as pessoas. Os Site Heatmaps são ferramentas muito poderosas desde que você saiba o que está procurando, ou seja, quais dados você pode retirar do heatmap do seu site e como que esses dados podem lhe ajudar.

Separamos 8 análises de heatmap (mapas de calor) bastante simples, que vão lhe mostrar maneiras práticas de melhorar as páginas do seu site através destes testes de site heatmap.

Preste bastante atenção, pois essas análises que vamos mostrar abaixo são extremamente importantes para o seu site, e consequentemente para a sua empresa.

Para fazer essas análises de heatmap no seu site você precisa destes 3 mapas de calor:

  1. Heatmap ou Mapa de calor – clique e toque: Mostra onde os visitantes clicam na versão desktop do seu site, e onde os visitantes clicam na versão mobile do seu site.
  2. Heatmap ou Mapa de calor – movimentação: Mostra onde os visitantes moveram o mouse na tela. Mostra muito bem onde os visitantes estão olhando mais no seu site.
  3. Heatmap ou Mapa de calor – barra de rolagem: Mostra as partes do seu site que os visitantes estão vendo. Se eles estão vendo todo o conteúdo ou apenas a primeira dobra da página e saindo.

Existem algumas ferramentas grátis de heatmap que você pode utilizar para gerar esses dados de heatmap para seu site. Como por exemplo os site heatmaps da Hotjar ou heatmaps do CrazyEgg. Pelo menos eles tem alguns dias de teste grátis.

Teste Heatmap 1: Análise de links

Problema: Muitos visitantes clicam em elementos da sua página que não são links.

Os dados sobre cliques obtidos pelo site heatmap vão mostrar o comportamento dos seus visitantes em relação à este problema. Olhe para as imagens, títulos ou gráficos que possuem vários cliques. É importante descobrir estes cliques pois eles podem ser um fator que leva possíveis leads a saírem do seu site.

Solução: Insira links nesses elementos que são bastante clicados, levando o visitante para páginas ou conteúdos apropriados para o contexto de cada um. Você pode evitar também que visitantes distraídos, aqueles que saem clicando em tudo, acabem indo para outras páginas sem querer. Para isso você pode pensar em realizar alguma ação na própria página, como um pop-up, efeito de sanfona ou âncora. Pense em alguma coisa para agregar conteúdo para esse possível lead, algo que faça ele querer saber mais sobre sua empresa.

Teste Site Heatmap 2: Análise de distração

Problema: Elementos pouco importantes ou sem relevância podem distrair os visitantes.

É incrivelmente fácil distrair o seu visitante do objetivo da sua página. Os dados obtidos pelo site heatmap (mapa de calor) de movimentação vão mostrar muito bem como está o comportamento dos seus visitantes neste sentido. Quando o cursor estiver espalhado por toda a página ao invés de focado nas informações mais importantes da página, nos calls to action, botões ou links, significa que existem conteúdos que estão distraindo o visitante. Entretanto, alta atividade em pequenas áreas significam que os visitantes não estão interessados no conteúdo da página.

Solução: Primeiramente, você sempre deve pensar em testar. Você pode testar retirar conteúdos que seus visitantes não estão interagindo, pois muito provavelmente estão apenas os distraindo. Ao receber um relatório de heatmap do seu site, pense em fazer um fluxo de informações bem simples, deixando bem claro para os seus visitantes quais são as partes importantes e qual é o objetivo da página. Redesenhe o conteúdo das páginas, o cabeçalho e os CTA para melhorar o foco do visitante, de acordo com o heatmap do seu site. Se você não tem ideia do que fazer ou como fazer para melhorar seu site, porque não pergunta ao visitante?

Utilize ferramentas como Qeryz (o que utilizamos) ou Qualaroo, e pergunte o que está faltando na página. O feedback dos seus visitantes vai acontecer, e você pode utilizar as respostas dele para realizar os testes que podem aumentar seus resultados.

Teste Heatmap 3: Análise de informação

Problema: Visitantes estão procurando por informações que estão faltando nas suas páginas.

Estudando os resultados de um site heatmap, podemos encontrar alguns sintomas que nos mostram que os visitantes não encontraram o que estão procurando na página e acabam saindo do site. Como por exemplo, uma alta densidade de movimentos, cliques ou toques em uma área pequena. Ou também, uma porcentagem alta na barra de rolagem até o final da sua página, sem nenhuma interação do visitante, significa que os visitantes chegam até o fim da página e ainda estão procurando alguma coisa. Conseguir identificar esses comportamentos no site heatmap e inserir essas informações que estão faltando fará com que o engajamento dos visitantes aumente muito, assim como a taxa de conversão.

Solução: Qualquer área que estiver recebendo uma alta quantidade de atenção deve ser expandida para incluir mais informações. Você pode remover as áreas com pouco engajamento para abrir espaço para novo conteúdo, e novos testes. Pense bem, você tem uma ótima informação, você sabe onde os seus visitantes estão prestando atenção, onde eles estão consumindo seu conteúdo. Então você deve não só aumentar este conteúdo, como também mostrar para eles que você tem mais a oferecer à eles. Faça este conteúdo ser um convertedor.

Teste Heatmap 4: Análise de dispositivos

Problema: Seu site fica completamente diferente dependendo de qual o tamanho da tela do dispositivo que seus visitantes acessam.

Cara, o melhor cliente da sua vida pode não se tornar seu cliente só porque ele entrou no seu site pelo celular e seu site estava todo atrapalhado. Saiu uma pesquisa do Google, falando que 47% das buscas são realizadas através de dispositivos móveis. Então, hoje já não é apenas necessário que seu site seja responsivo, ele deve ser responsivo e também deve manter o mesmo fluxo de informações, além de ser muito convertedor em qualquer tamanho de tela. Se o seu conteúdo não seguir a mesma linha de raciocínio em um celular e em um computador, os seus visitantes vão se perder, e sua conversão será prejudicada.

Solução: Faça o design do site ser responsivo. Controle através dos mapas de calor como estão sendo os resultados do seu site nos mais variados tamanhos de tela. Veja como está o fluxo de informações em cada dispositivo. Lembre-se, quanto menor for a tela, mais simplificado deve ser o conteúdo.

Comportamento do visitante

Para conseguir ter um site que traz resultados, que converte visitas em leads, que tem baixa rejeição e que de fato traz novos clientes para sua empresa, você deve ter um site que agrega valor aos visitantes.

Por isso, monitorar o comportamento dos visitantes vai fazer com que cada vez mais o seu site seja feito para seu cliente e não para você. Seguindo essas análises e realizando as modificações nas suas páginas, com certeza os resultados do seu site vão melhorar. Veja a segunda parte, com 4 novas análises que talvez você nem tenha pensado em analisar. Parte 2.

Faça testes, refaça páginas, crie novos conteúdos, aplique uma ideia, invente alguma coisa. Esteja sempre modificando seu site e analisando os resultados. Pois só fazendo coisas diferentes você vai conseguir ter resultados diferentes.

Este texto foi escrito baseado em publicações da: Hotjar.

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