Se você acompanha nosso blog aqui, já deve saber como o conteúdo é peça fundamental do Inbound Marketing – e é ele que vai definir o sucesso de uma campanha.
Imagine que você precisa oferecer informações relevantes para os seus visitantes, candidatos, alunos e ex-alunos.
Cada um deles está em um estágio diferente do funil de vendas e, por isso, devem receber materiais diferentes, direcionados à etapa em que se encontram.
Ficou em dúvida de como agir?
Para ajudá-lo com isso, vou te contar quais são os conteúdos são mais indicados para cada estágio, assim você deixará sua estratégia muito mais eficiente.
Confira:
Os 4 formatos de conteúdo para cada tipo de público
Texto
Utilizado em quase toda estratégia de Inbound Marketing, é fundamental que ele seja pensado para despertar o interesse do público-alvo. Você pode usar alguns formatos diferentes para isso:
- Os posts são essenciais para atrair as pessoas para o seu blog e, normalmente, seu conteúdo é mais básico e menos técnico — mas nem por isso menos interessante.
- E-books e white papers são muito eficientes para a captação, pois, funcionam como “moeda de troca”. O interessado informa os dados como nome e endereço de e-mail para baixar e ter acesso a esses conteúdos, que, por sua vez, são mais ricos do que os blog posts. A diferença entre eles está relacionada à quantidade de informação: o white paper é menor do que o e-book, mas ambos são como um guia mais aprofundado sobre determinado assunto.
- Já a newsletter e o e-mail marketing talvez sejam as peças mais importantes no Inbound Marketing, pois têm a função de nutrir o relacionamento com os candidatos, alunos e ex-alunos. O conteúdo deve ser pensado sempre para os estágios do funil em que eles se encontram, ou seja, um ex-aluno graduado deve receber informativos sobre pós-graduação, por exemplo, descontos para quem é ex-aluno etc. É preciso direcionar bem o conteúdo.
Imagens
A comunicação feita por imagens é ideal para redes sociais, como Instagram, Pinterest e Tumblr. As pessoas têm preferência por conteúdos que contenha imagens, portanto, é um recurso que pode ser bastante explorado nas publicações do seu blog ou com a criação de infográficos — são de fácil leitura e muito bem aceitos pelo público, geralmente —, que dão um toque bem bacana e leve às informações.
Vídeo
Os vídeos vêm conquistando cada vez mais a preferência das pessoas e, consequentemente, ganhando muito espaço nas estratégias de Inbound Marketing. Os canais mais acessados são o YouTube, o Vimeo, Instagram Vídeos e Snapchat.
A utilização é bem simples para o usuário e foi justamente por isso que se tornou um ótimo meio de oferecer material interessante e que desperte o interesse do público-alvo de forma leve, dinâmica e muito atrativa.
Você pode produzir tutoriais e webinars que, assim como a newsletter e o e-mail marketing, servem como “moeda de troca” e ajudam a aumentar sua base de candidatos, pois, a pessoa terá que se cadastrar para assistir à transmissão ao vivo de um conteúdo exclusivo, por exemplo.
Redes sociais
Aqui se pode misturar vários recursos dos que falamos até o momento. O Facebook e o Twitter são as redes sociais mais dinâmicas e com maior número de usuários ativos no mundo.
Aproveite para tirar o máximo proveito disso, angariando uma legião de seguidores por meio de posts que promovam interação e engajamento.
Utilize imagens, textos e vídeos de ótima qualidade sempre!
Para quem devo direcionar os conteúdos das estratégias de Inbound Marketing?
- Visitante: website e publicações no blog. Têm a função de gerar fluxo e tráfego;
- Topo do funil: listas, informativos, guias, como fazer, vídeos curtos. Têm a função de gerar candidatos.
- Meio do funil: newsletter, e-mail marketing, vídeos longos, e-books e white papers, cadastros, estudos de caso e avaliações. Têm a função de gerar prospecções.
- Fundo do funil: newsletter, e-mail marketing, sumário executivo, webinars, demonstrativos e panfletos. Têm a função de gerar alunos.
Viu quais são os conteúdos mais recomendados para a estratégia de Inbound Marketing da sua IES?
Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou alguma experiência para compartilhar?
[thrive_leads id=’7173′]