As expectativas dos alunos ao ingressar em uma instituição de ensino superior são diversas. Em um mercado cada vez mais disputado, os alunos buscam apoio das IES para conquistar experiências mais relevantes e transformar o conteúdo aprendido em sala de aula em ações pragmáticas. Nesse cenário, o Marketing de Relacionamento e o Marketing Digital para potencializar esse diálogo.
Para atender a essas expectativas, é necessário que as instituições ajustem suas metodologias constantemente, humanizando relações e acompanhando os alunos individualmente. Por outro lado, a comunidade escolar deve ampliar o senso de pertencimento do aluno. Isso faz com que ele crie engajamento e vínculos sociais mais fortes.
Assim, cada dia mais instituições têm recorrido ao marketing de relacionamento e o marketing digital para se fortalecer. Quer entender como eles operam juntos para aprimorar a experiência de ensino? Confira!
Qual é a importância do marketing de relacionamento para uma IES?
O marketing de relacionamento é indispensável para as instituições de ensino. E isso não é diferente para as escolas de nível superior.
Nele, é possível fazer o mapeamento do perfil do aluno e seus hábitos de consumo, fazendo a gestão individualizada de sua carreira. Ele fornece ferramentas básicas para que a instituição acompanhe a vida do estudante e proporcione mais oportunidades para os alunos.
Nesse sentido, tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito administrativo, o marketing de relacionamento vai além dos limites do marketing. Torna-se, assim, uma ferramenta essencial dentro da sala de aula. O diagnóstico das áreas de maior dificuldade de aprendizagem, por exemplo, permite ajustar metodologias e melhorar o ensino.
Mas vale um lembrete: as tecnologias de marketing digital são um meio, e não o fim. Elas precisam ser pensadas para aprimorar o relacionamento com os alunos, e não serem simplesmente implantadas sem que a IES compreenda a comunidade.
Como aproximar o marketing de relacionamento e o marketing digital em uma IES?
O marketing digital fornece vários recursos para aprimorar o marketing de relacionamento da sua IES. Veja como aliar as áreas!
Personalize a experiência do aluno
O marketing de relacionamento exige a atualização constante do banco de dados da sua IES. Utilize mídias sociais, blogs e outros canais de comunicação para personalizar ao máximo a experiência dos alunos.
O marketing de conteúdo é um grande aliado do marketing de relacionamento. Ele possibilita que sua IES tenha mais presença digital e ganhe relevância para o público-alvo. Invista também na interação nas mídias sociais, escutando e respondendo atentamente os usuários.
Com isso você coleta dados sobre o percurso dos estudantes, entendendo quais são as áreas de mais dificuldade, onde ocorrem maiores taxas de desistência e quais experiências são mais bem-sucedidas entre os estudantes.
Crie uma espécie de programa de fidelidade
Analise informações do banco de dados e escute o que os estudantes têm a dizer nos canais de comunicação da sua instituição. A partir disso, elabore uma estratégia bem definida para que os alunos se sintam motivados com os estudos. Bolsas, cursos de idiomas e descontos são algumas das premiações possíveis.
Tenha uma equipe especializada
Para que a estratégia de marketing de relacionamento dê certo, é importante contar com uma equipe de marketing digital treinada para atender aos alunos de uma maneira personalizada.
É necessário que essa equipe entenda quais são as demandas dos alunos e saiba como fazer com que eles se sintam acolhidos e motivados a persistir com os estudos e a honrar o nome da sua instituição na academia e no mercado.
A tecnologia pode até ter deixado o cotidiano dos estudantes mais disperso, fazendo com que os vínculos sejam enfraquecidos. Contudo, ela também fornece ferramentas para que a instituição proporcione um ambiente de aprendizado. Com relacionamentos mais duradouros, os alunos ficam mais engajados, gerando mais valor.
O marketing de relacionamento e o marketing digital estão entre essas ferramentas. Assimilá-las com o intuito de ouvir melhor os estudantes é entender que a educação é um serviço feito por pessoas e para pessoas!
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