Marketing Educacional
Panorama do mercado da educação
Cerca de 62,5% das instituições de ensino brasileiras atendem menos alunos que sua capacidade de operação. E é aí que a 5seleto entra.
62,5%
Abaixo
62,5% atendem abaixo da
sua capacidade (nas faculdades
para 10k a 30k alunos)
0,2%
Menos matrículas
O número de matrículas
caiu 0,2% em 2016
18,6%
EAD
Cursos de graduação
a distância representam
18,6% das matrículas.
18,1%
dos jovens
Brasil atende apenas
18,1% dos jovens em idade
universitária (18 a 24 anos)
PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DO ALUNO
Saiba como seu aluno toma decisões e entregue o conteúdo certo, na hora certa.
Descoberta da Necessidade
Consciência
Por que devo fazer uma graduação?
Por que estudar é importante?
Por que devo fazer isso agora?
Avaliação de Alternativas
Considerção
Devo estudar nesta ou naquela IES?
Qual curso é melhor para mim?
Como vou pagar esta faculdade?
Decisão de compra
Decisão
Estou confiante!
Fui muito bem esclarecido!
Atende minhas necessidades!
Histórico Recente da Educação
Visão do mercado
Início dos anos 1990 até os primeiros anos do século XXI
Mudanças no setor de ensino superior no Brasil
Houve grande aumento no numero de alunos matriculados, especialmente na rede privada. Nesse período, muitas novas Instituições de Ensino Superior (IES) surgiram, tornando o mercado mais competitivo.
A partir daí…
Reinvenção do processo de captação de alunos
Esse cenário passou a exigir do próprio mercado educacional maneiras de se reinventar a cada novo processo seletivo, criando novas maneiras de atrair alunos. Com isso, as instituições privadas de ensino superior passaram a conviver com a constante necessidade de “disputar” os novos acadêmicos.
E, hoje?
Alunos x Vagas Ofertadas
Esta realidade, cada vez mais constante, é conseqüência da maior facilidade de acesso e de disponibilidade de vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior (IES) que trouxeram vantagens como:
-
- Atendimento de toda a demanda reprimida de alunos;
- Acesso ao ensino superior de um maior número de classes sociais menos favorecidas;
- Aumento da concorrência entre as IES, exigindo mais profissionalização com conseqüente aumento da qualidade de ensino.
O que o futuro guarda
Adaptar é preciso
Numa realidade caraterizada por constantes mudanças, tem sido cada vez mais dificil para as Instituições Privadas de Ensino sobreviverem neste contexto, competitivo e altamente turbulento, sem dominar os princípios e as técnicas que hoje o Inbound Marketing oferece.
A 5Seleto, utilizando as estratégias do Inbound Marketing, surge neste cenário como elemento indispensável para compreender e identificar os desejos dos alunos e desenvolver estratégias mais eficazes para atrair e converter este publico alvo.