Então, você chega no seu trabalho e consulta as visitas do site da sua instituição de ensino.
Sim, lá estão aqueles dígitos – mas você realmente sabe tudo o que está por trás desse número?
Não importa o quanto você conhece de SEO, sempre é tempo de aprender algo novo e que, agora, vai fazer a diferença pra você.
Hoje estou falando de pagerank! Você sabe o que é?
Bom, ele é um dos elementos de SEO responsáveis pelo melhor posicionamento do seu site no Google.
E é sobre ele que a gente vai conversar agora!
Esse é um dos pontos principais do Inbound Marketing, por isso sugiro fortemente você ler o texto até o final.
Pouca gente sabe, mas ele foi criado em 1995 por um dos fundadores do Google, Lary Page (o nome veio em homenagem ao seu sobrenome), ele é usado para entender a relevância que uma página ou domínio tem para o motor de busca diante de toda internet.
Já entendeu porque ele tem também grande importância para compreender a quantidade e a origem das visitas do seu site, né?
Pagerank na prática
O pagerank pode ser quantificado em uma escala que varia de 1 a 10 e é essa a forma que ele aparece para o público na Google Toolbar.
Internamente, o Google considera essas variáveis com várias casas decimais em cada uma, como em uma escala logarítmica, onde a diferença de 3 e 4 será menor que 6 e 7.
Existem também algumas ferramentas que mostram o pagerank de um site, como o Check Page Rank e o Marketing de Busca.
Vale lembrar que a atualização feita pelo Google para ser exposta ao público é feita poucas vezes ao ano.
Mesmo assim, para o mecanismo de busca ele é alterado a cada movimentação de novos links.
Como o cálculo é realizado?
Todo esse conceito trabalha com a quantidade, o contexto e a qualidade dos links que um site recebe.
A quantidade é necessária para gerar alcance, o contexto para ter popularidade na sua área e com o seu público, e a qualidade para conseguir um diferencial importante e se destacar das demais opções.
Somados, esses fatores compõem o Pagerank de um website.
Esses links funcionam como indicações ou votos, mas cada um têm uma força diferente, que leva em conta os elementos citados anteriormente.
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Vou te dar um exemplo:
Para entender melhor sua função de atribuir relevância a um site, vamos trazer para uma situação real.
Suponhamos que o objetivo de uma universidade seja conseguir aumentar o número de matrículas no começo do ano em 30%.
Se uma pessoa que nunca estudou na instituição (como um ator em um comercial) a recomenda para um candidato, essa indicação terá um peso bem menor do que se um aluno formado e bem-sucedido no mercado fizer a mesma coisa, não é verdade?
Trazendo para o virtual, se um site sobre capacitação profissional e um portal com conteúdo para estudantes e universitários mandarem links para o seu domínio, é óbvio que vai gerar um PR maior do que links vindos de um blog sobre futebol americano.
Isso ressalta ainda mais a importância do contexto, qualidade e quantidade como elementos formadores do pagerank.[/blockquote]
Como obter um pagerank maior?
Como esse é um fator que não depende somente de você, já que os links mandados por outros sites espontaneamente também contam, há algumas maneiras de evitar indicações sem relevância.
A principal delas é a produção de um conteúdo de qualidade e segmentado.
Quando você escreve um artigo bom, completo e útil para o leitor, é natural que seja compartilhado, mencionado e lembrado com um link em outros sites.
A segmentação é importante para que você saiba para quem está escrevendo e qual público quer atingir.
Pense: que tipo de conteúdo um candidato ou um aluno gostaria de ler?
Se você tem um blog para sua instituição de ensino, não fuja dos temas englobados no universo da educação, mercado de trabalho e carreiras.
Mantendo essa linha, dificilmente um site sem conexão com o seu conteúdo vai linkar para o seu blog.
Outro método bastante usado é o Link Building – que é o conjunto de técnicas responsáveis por angariar links em outros sites.
Entre essas técnicas, uma que eu particularmente gosto muito é o Guest Post.
Sério, ela é muito boa!
Ele é basicamente uma maneira de escrever artigos como convidado em outros blogs da sua área em troca de alguns links que redirecionem para as suas páginas, mas sem ser um concorrente direto. E é uma ótima chance de construir ou reforçar a sua autoridade naquele assunto.
Entendeu a importância e o quanto essa métrica pode ser útil no monitoramento da sua estratégia de marketing digital?
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Se você estiver interessado nas estratégias de Inbound Marketing, sugiro ler essas 5 razões para investir em Inbound. Para outras informações sobre marketing digital, recomendamos o blog da Digital Marketing Br.