Todos nós temos um cartão de visitas. E no marketing digital isso não é diferente. Para que as organizações sejam conhecidas, nem sempre todos os consumidores vão querer saber a missão, a visão e os valores de uma empresa nos seus mínimos detalhes.
Por isso, a palavra-chave (também chamada de keyword) é essencial para que as pessoas cheguem até você e saibam o que é a sua marca. Mais do que isso: para que elas queiram fechar negócio com a sua companhia ou compre algum de seus produtos. E isso não é diferente com as instituições de ensino.
Pensando nisso, no texto de hoje, vamos explicar:
- O que significa a palavra-chave
- Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?
- Qual o retorno de um bom planejamento de palavras-chave?
- Qual a importância de encontrar a palavra-chave certa?
- A importância para o SEO
- Como escolher a palavra-chave certa para o seu texto?
- Tipos de palavras-chave
- Como pesquisar a palavra-chave no Google?
- Ferramentas para achar a palavra-chave certa
Vamos lá?
O que é uma palavra-chave?
O que significa palavra-chave? Para você que já deve ter digitado algum dia no Google “palavra-chave o que é”, calma que a gente explica. De forma simples, a palavra-chave é o conjunto de uma ou mais palavras que resumem o assunto de determinado artigo escrito na web.
A definição de palavra-chave, portanto, é o termo digitado pelas pessoas ao buscarem o assunto num site de pesquisa, como é o caso do Google.
As palavras-chave são essenciais no marketing digital, pois auxiliam no ranqueamento do seu texto nos principais buscadores.
Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?
A palavra-chave vai muito além do texto. Isso porque o Google analisa se seu artigo obedece às técnicas de SEO. Também define se o texto merece ser ranqueado na primeira página.
Mas, para isso, não adianta somente saber o que é uma palavra-chave. O seu conteúdo deve ajudar o cliente na resolução de problemas. Por isso, se você souber usar as suas palavras-chave da maneira certa, fará um serviço ao usuário. Assim, melhora a visibilidade do seu negócio.
O recurso é capaz de definir se o público que você atrai com seus textos será qualificado ou não. Portanto, se o número de visitas do seu site não está crescendo, reveja seu planejamento de palavras-chave.
Como definir as melhores palavras-chave?
Essa é a pergunta de milhões. Primeiramente, é preciso ter em mente a forma como você quer que as pessoas conheçam o seu negócio. Dito isso, uma dica é pensar em “palavras positivas” e “palavras negativas”.
Isto é, pense naquelas que você considera as mais relevantes para o seu site. Em um planejador de palavras-chave, faça a segmentação por região. Desse modo, você terá acesso a palavras similares àquelas que você planejou inicialmente.
Por exemplo, se você pensou em “contabilidade”, alguns exemplos de palavras-chave positivas (que tenham a ver com o seu objetivo) podem ser “escritório de contabilidade” e “contabilista”.
Já as palavras negativas são aquelas que você não quer que os seus potenciais clientes encontrem o seu negócio de jeito nenhum. Isso evita que você seja ranqueado por termos que não deseja.
Seguindo o mesmo exemplo, uma possível palavra negativa seria “sped contábil”. Afinal, é bem pouco provável que quem está fazendo a pesquisa, não deseja contratar ninguém, mas, sim, divulgar o seu próprio negócio.
Resumindo: tudo vai depender do seu objetivo!
Qual o retorno de um bom planejamento de palavras-chave?
O retorno que você terá ao realizar um bom planejamento de palavras-chave são visitas para seu site. E qualificadas, ou seja, que podem se tornar clientes. Isso é extremamente importante, pois todo o retorno do marketing digital começa com as visitas no site.
Assim, são a partir das palavras-chave que podem ser gerados novos leads e novos clientes.
Qual a importância de encontrar a palavra-chave certa?
Quando falamos de um texto específico, a palavra-chave é o primeiro fator de sucesso ou fracasso. Se ela não for buscada pelos seus futuros clientes, seu texto será um fracasso.
Mas, se ela for buscada por uma grande quantidade de pessoas, incluindo seus futuros clientes, é bem provável que seu texto tenha bons resultados. Claro que isso depende de vários fatores. Mas encontrar a “palavra-chave Google” certa já é um grande passo.
A importância para o SEO
Escolher a palavra-chave certa para seu texto já é um bom passo para melhorar as visitas orgânicas do seu site. São aquelas vindas de um site de pesquisa, como o Google, por exemplo.
Quando uma pessoa pesquisa por determinada palavra-chave no Google e ela chega ao seu site de forma totalmente gratuita, você tem uma visita orgânica. Ela é a maior fonte de tráfego para a maioria dos sites.
Mas, apenas escolher a palavra-chave correta não fará seu texto conseguir ter um bom SEO. Existem algumas boas práticas que você deve inserir no seu texto. Por isso, vamos mostrar as mais importantes técnicas de SEO com relação à palavra-chave do seu texto:
- Título e meta-descrição com palavra-chave
- Palavra-chave na URL
- Tags de título (heading) com a palavra-chave: H1, H2, H3…
- Palavras-chave ao longo do conteúdo
- SEO de imagens do texto
Título e Meta Description com palavra-chave
É muito importante que o título do seu texto possua a palavra-chave em questão. Na verdade, quanto antes no título do texto, melhor.
Veja alguns exemplos a seguir:
- Marketing Educacional: tendências que vão dominar todas as IES do Brasil
- Técnicas de SEO: entenda como colocar a teoria em prática
- Como fazer um blog do zero: Tutorial prático, fácil e passo a passo completo
- Mobile Marketing: aprenda a aplicar essa estratégia
Em todos eles, é possível notar que a palavra-chave está logo no início do título. Isso é feito de propósito, pois as ferramentas de busca classificam melhor textos que possuem a palavra-chave destacada.
Além disso, você deve inserir a palavra-chave na meta-descrição. Meta description é o pequeno texto que fica embaixo do título do texto nas buscas.
Palavra-chave na URL
URL é o endereço do seu texto na internet. No exemplo a seguir, a URL possui a palavra-chave “inbound marketing”: https://5seleto.com.br/o-que-e-inbound-marketing/.
As ferramentas de busca também procuram a palavra-chave nesse endereço para melhorar a classificação do seu texto. Mas, é importante lembrar que existem outros fatores para que seu negócio seja bem ranqueado.
Tags de título (heading) com palavra-chave: H1, H2, H3
As tags H1, H2 e H3 são códigos em HTML que definem títulos dentro do texto. Por exemplo, o título deste tópico está num formato de H3.
O principal título do seu texto deve conter a tag H1, para demonstrar às ferramentas de busca que aquela é a parte principal do texto. Já as tags H2, H3, H4 em diante servem para você inserir tópicos e subtópicos dentro do texto. É importante que ao menos uma dessas tags você insira a palavra-chave selecionada para o texto.
Palavras-chave ao longo do conteúdo
Ao longo do texto, você também deve repetir uma quantidade razoável do termo selecionado. Chamamos isso de densidade da palavra-chave.
Você deve trabalhar com uma média de 1 a 2% do seu texto composto pela palavra-chave. Isto é, se seu texto tiver 600 palavras, você deve ter de 6 a 12 vezes a palavra-chave.
Se seu texto tiver 3.000 palavras, você deve ter de 30 a 60 vezes a palavra-chave durante o texto. Mas, cuidado com o excesso, já que ferramentas para análise de conteúdo digital como o Yoast também não recomendam a prática, conhecida como keyword stuffing.
SEO de imagens do texto
Quando for inserir imagens no seu texto, existem alguns detalhes que você deve prestar atenção. São coisas básicas, mas que fazem diferença na classificação do seu texto pelas ferramentas de busca.
Portanto, você deve inserir a palavra-chave nos seguintes itens da imagem:
- Nome do arquivo
- Título da imagem (title)
- Título alternativo (alt)
Cada um desses pequenos detalhes pode fazer a diferença no sucesso ou fracasso do seu texto com relação às ferramentas de busca. Porém, o que mais fará a diferença será o próprio conteúdo do texto.
O Google e as outras ferramentas de busca melhoram a classificação de textos que são relevantes para as pessoas. Por isso, escreva um conteúdo de extrema qualidade para sua persona.
Como escolher a palavra-chave certa para o seu texto?
Existem algumas dicas que ajudam você a saber quais as palavras-chave a serem escolhidas pelo seu negócio. Elencamos elas a seguir.
Persona
É necessário se adequar às necessidades da persona, que seria o exemplo do seu público-alvo. Afinal, na hora de produzir o material, a intenção é responder dúvidas de seus consumidores. E, consequentemente, ser útil a eles por meio de seu texto.
Como o seu público procuraria na internet quando quisesse encontrar o seu texto como resposta? Pense nisso!
Pesquisa de concorrentes
Pode parecer bobo, mas o benchmarking é peça fundamental na hora de saber as suas palavras-chave. Tanto para ver o que os seus concorrentes não estão fazendo quanto para identificar áreas de destaque de outras empresas e tentar superá-los.
Para isso, o uso de ferramentas são essenciais para a análise de diferentes negócios. Caso não consiga, monitore os resultados orgânicos em seu buscador e fique de olho nas mídias sociais e em newsletters.
Volume de busca
Nada mais é que o tanto de vezes que aquela palavra-chave é pesquisada nos buscadores. Dentro de seu nicho de atuação, há palavras mais buscadas que outras. Este é um norte para entender como sua empresa pode aparecer no índice do Google.
CPC
Caso você faça anúncios para divulgar a sua marca, o CPC é uma métrica importantíssima para aumentar a visibilidade da sua marca. Sigla para Custo Por Clique, que basicamente é o valor cobrado por cada clique em seu anúncio.
Um dos fatores para performar bem em anúncios é justamente a correspondência de palavras-chave. Vale ressaltar que você pagará pelos cliques e não pelas visualizações de anúncios. O valor de um clique pode variar graças a uma série de fatores, como volume de busca, qualidade do conteúdo, entre outros.
Mas os anúncios que ficam no topo dos resultados das pesquisas são os que possuem o custo mais alto e com maior índice de qualidade.
Intenção de compra
Muitas vezes pode parecer ótimo ter palavras-chave com alto volume de busca. Porém, o mais importante é que o tráfego gerado consiga trazer novos clientes para o seu negócio.
Por isso, mais do que a quantidade de visitas, pense no potencial que aquelas palavras-chave têm para atrair novos leads à sua organização. Isto é, palavras-chave que ajudem a transmitir resumidamente o objetivo de seu negócio.
Exemplos de palavras-chave
Veja o que são palavras-chaves por meio de exemplos. As palavras-chave podem ser constituídas por uma palavra ou um conjunto de termos, números ou caracteres.
Ao pesquisarmos pelo termo ensino superior, por exemplo, podem aparecer as seguintes palavras-chave:
- o que é ensino superior;
- docência do ensino superior;
- ensino superior é faculdade;
- ensino superior completo.
Uma palavra-chave pode gerar combinações que geram outros termos para seu conteúdo. Estas combinações são essenciais, pois se há algum tipo de valor relacionado ao volume de pesquisas de pessoas diferentes, pode-se gerar tráfego para páginas de blog, sites ou outras páginas com conteúdo.
Tipos de palavras-chave
Sim, as palavras-chave possuem uma classificação, conforme o seu volume de incidência nos buscadores, seu nível de especificidade e assim por diante. Vamos a elas:
Long tail
As palavras-chave “cauda longa” (em português) costumam ser usadas quando se quer responder uma questão específica da pessoa usuária. Por isso, deve ser usada com parcimônia, já que performam pouco nas pesquisas. Em contrapartida, a concorrência com outras empresas é menor, o que pode ajudar na hora de destacar a sua marca.
Head tail
A palavra-chave head tail, tradução para “cauda curta”, é aquela em que a organização mostra os serviços que oferece. Por serem palavras-chave mais simples, têm maior volume de busca e são as mais concorridas nos buscadores.
Short tail
As short tails são uma espécie de meio-termo dos tipos de palavra-chave citados anteriormente. Ainda que não sejam tão abrangentes, tampouco são específicas.
São muito usadas quando se quer atrair um grande número de usuários, mesmo que estes não façam parte do seu público-alvo. A intenção é tornar a marca a mais conhecida possível.
Como pesquisar palavras-chaves no Google?
Algumas dicas simples para pesquisar a palavra-chave no Google são as seguintes:
Recurso de autocompletar do Google
É um gerador de palavras-chave que traz uma boa lista de termos sobre aquilo que as pessoas estão pensando, quando se refere ao assunto que você deseja escrever.
O autocompletar é quando você começa a digitar determinada palavra em sua aba e automaticamente aparecem sugestões de conteúdo (ex.: ao digitar ensino, aparecem opções como ensino médio e ensino superior).
No entanto, o ideal é fazer isso em uma aba anônima, já que esse tipo de aba limpa o cache do navegador. E o Google não vai utilizar o seu termo como padrão de buscas.
Palavras relacionadas do Google
Sabe aquelas sugestões de pesquisa que ficam no final da página? Então, as palavras relacionadas ficam na parte inferior, já que o Google entende que a pessoa pode não ter digitado determinado termo corretamente. E, por isso, traz a sugestão de mais termos para pesquisa.
Planejador de palavras-chave do Google
O planejador de palavra-chave do Google é uma ferramenta completa que traz os termos a serem considerados em sua pesquisa de conteúdo. A ferramenta vai mostrar palavras-chave a serem usadas, além de outras sugestões.
Como acessar o planejador de palavras-chave do Google?
Antes de mais nada, é preciso ter uma conta no Google Ads. Assim que tiver seu cadastro, é necessário criar uma campanha. Infelizmente, não é mais possível acessar o planejador de palavras-chave do Google sem criar um anúncio.
Caso não tenha intenção de fazer um anúncio em um primeiro momento, preencha os campos solicitados e selecione o pagamento por boleto bancário, o que garante que você não precise criar uma campanha e pagar por ela sem fazer uma análise de palavras-chave.
E por falar em ferramentas, é isso que vamos apresentar a seguir.
Ferramentas para achar a palavra-chave certa
Agora que você já sabe o que são palavras-chaves, para encontrar e monitorar a certa pro seu texto, você pode e deve contar com a ajuda de algumas ferramentas sensacionais.
Existem uma grande quantidade de ferramentas que funcionam como gerador de palavras. Vamos falar das que mais podem ajudar você de forma prática e rápida.
As ferramentas são:
- Keyword planner tool (planejador de palavras-chave do Google Adwords)
- Ubersuggest
- Auto complete e palavras relacionadas do Google
- Keyword tool
- Google Trends
- SEMRush
Vejamos cada uma separadamente:
Keyword planner tool (planejador de palavras-chave do Google Adwords)
Como adiantamos antes, o planejador de palavras-chave do Google é a principal ferramenta para ajudar a escolher a keyword certa para o seu texto. Você pode acessá-lo clicando aqui.
Essa ferramenta permite que você insira vários termos que tenham a ver com seu texto e sugere ideias de palavras-chave para você utilizar. Mas o que a torna extremamente útil, é que ela traz a quantidade mensal de buscas daquela palavra e o nível de concorrência dela.
A quantidade de buscas é importante para você determinar se a palavra-chave é relevante ou não para seus clientes. Se ninguém procura por uma palavra-chave, seu texto não receberá visitas.
Mas, se muitas pessoas procuram por uma palavra-chave, ótimo, mas veja se ela não é genérica demais. Uma palavra-chave muito genérica pode trazer visitantes que não são qualificados.
Ao utilizar essa ferramenta você também pode pegar ideias para as palavras-chave relacionadas que você irá inserir no texto. Você verá isso mais para frente.
Ubersuggest
Não, não é aquele aplicativo de corridas compartilhadas. Ubersuggest é uma ferramenta que vai sugerir diversas palavras-chave para seu texto. Ela utiliza dados das ferramentas de busca como o Google para encontrar várias palavras relacionadas ao termo que você pesquisou. Com isso, ajuda muito a encontrar palavras-chave que são bem específicas para um nicho.
Keyword tool
A Keyword Tool é semelhante ao Ubersuggest, mas um pouco mais avançada. Na versão grátis você consegue diversos exemplos de palavras-chave. Já na versão paga, além disso, você consegue o volume de buscas, o nível de concorrência e o valor sugerido para anúncios.
A ferramenta permite você procurar em diversos domínios (.com, .com.br, .com.pt, etc.). Além disso, você pode pesquisar no Google, YouTube, Bing e App Store.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta para você analisar se a palavra-chave que você está procurando para o seu texto está com uma tendência de aumento de buscas ou não. Ela verifica o histórico de buscas da palavra e mostra um gráfico com histórico e projeção de pesquisas.
SEMRush
A gente já adianta que isto aqui não é um publieditorial. Mas é que a ferramenta é tão boa, que não pode ficar fora dessa lista. Se você quer ter um nível muito mais avançado de buscas por palavras-chave, recomendamos o SEMRush. Com ele, você consegue ter muitas informações valiosas para definir a palavra-chave certa para seu texto.
É possível pesquisar por uma palavra específica e saber quais são os sites que estão aparecendo nos resultados das buscas. Assim, você já consegue identificar quais são seus principais concorrentes para aquela palavra-chave.
A gente sabe que é muita informação! Porém, temos certeza que, com esse guia, você vai conseguir aplicar todas as estratégias corretas para escolher o conjunto de palavras-chave que vão deixar o seu negócio no topo do Google.
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