Desde que comecei o blog para dividir um pouco a experiências de mercado, recebo muitos emails de gestores de todo tipo de Instituições de Ensino com todo tipo de dúvidas.
E percebi que nunca tinha escrito especificamente aqui sobre planejamento estratégico digital.
Afinal, administrar é preciso, e para que seja possível fazer uma boa gestão, é preciso entender e investir em um planejamento estratégico digital voltado para a sua instituição de ensino.
Pois, ter um site não é tudo, mas é o primeiro passo para conquistar uma boa presença digital.
Mas como você e sua equipe podem fazer isso?
É para responder essa e outras questões que elaborei o post de hoje.
Preste bastante atenção nas dicas Fique atento às nossas dicas para melhorar os seus resultados!
Planejamento estratégico digital para IES
Um fato é certo: uma Instituição de Ensino Superior tem como objetivos principais a captação de alunos e o oferecimento de serviços de (muita!) qualidade – é basicamente um compromisso de R$25.000,00! Você não assume um desse todo dia, né?
E para alcançar bons resultados, é fundamental que a sua IES pense, coloque em prática e administre ações que permitam alcançar seus objetivos.
O planejamento estratégico digital permite a implementação desse projeto no universo da internet, ou seja, usando site, blog, e-mail, redes sociais e afins, para trazer mais alunos para a sua universidade.
E acredite! Eles estão lá! E precisam de informações suficientes para conseguirem tomar a decisão de estudar na sua instituição de forma segura.
Passo a passo para o planejamento estratégico digital
Para saber como fazer esse planejamento estratégico, elaboramos um passo a passo bem prático. Acompanhe:
Conhecer a IES e seu universo
É preciso conhecer. Para isso, é necessário pesquisar.
Meu conselho pessoal é fazer com toda a equipe uma análise SWOT – ou, em português, conhecida como FOFA. Ela é uma ferramenta valiosa para a obtenção desses dados.
Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) representam uma matriz que permite entender, de forma clara, a própria instituição de ensino e o mercado a que ela pertence, entre concorrência e público-alvo.
Essa estratégia de análise é tão importante que vamos falar exclusivamente sobre ela em um próximo post! Pode aguardar!
Estabelecer os objetivos
A partir desse conjunto de informações e das tendências para o mercado, é chegado o momento de definir os objetivos da instituição de ensino.
Afinal, quais as metas que você deseja e precisa alcançar?
Quantos novos alunos você precisa trazer, quantas novas turmas você quer abrir? Tem cursos novos que precisam de um esforço maior? Quais os cursos que trazem os melhores retornos?
Quais são os meus recursos, qual o meu orçamento de marketing digital? Do que posso dispor aqui?
Acho que deu pra entender o que preciso que você decida aqui, não é?
O importante aqui é entender que é preciso estabelecer objetivos possíveis de serem alcançados dentro do prazo e a partir dos investimentos realizados, para evitar frustrações.
Selecionar os canais e formatos
Falamos acima sobre algumas possibilidades do universo digital para o seu planejamento estratégico.
Só que eles só podem ser eleitos se você souber quais deles os seus futuros alunos tendem a usar mais.
Essa é a grande vantagem do digital!
E eu adoro falar sobre isso, porque foi justamente esse fato que me fez me especializar nele. Eu como gestor da minha agência, sei a importância que tem entender sobre o ROI, ou retorno do meu investimento.
As estratégias digitais permitem justamente medir o quanto cada canal está trazendo de retorno e, assim, você poderá distribuir seu orçamento por esses canais de aquisição.
Vou te dar um exemplo:
O Facebook pode parecer uma alternativa certa devido à sua popularidade, mas se o seu público não estiver lá, os retornos serão tímidos ou mesmo inexistentes. O melhor é pensar nos canais como parte de um arquipélago. Por mais que existam de forma independente, o conjunto é fundamental para estabelecer e marcar seu lugar no mundo.[/blockquote]
Realizar e mensurar
É claro que o trabalho não termina aqui!
Com informações precisas, objetivos definidos e canais eleitos, chega o momento de por em prática o planejamento estratégico digital. E não basta apenas fazer, é preciso mensurar os resultados (através dos KPIs) para saber se o investimento está dando o retorno esperado ou se é necessário fazer algumas alterações para funcionar plenamente.
A importância de se planejar
Começamos falando que administrar é preciso, mas esse verbo só pode existir se houver uma forte organização prévia de suas ações.
Portanto, planejamento é tão essencial quanto saber administrar.
Mas entenda uma coisa!
Só porque é um planejamento não quer dizer que ele tenha que ser engessado.
É preciso saber ler os números, analisar os resultados e atualizar o plano de forma orgânica, baseada nas ferramentas e no seu acompanhamento diário, ok?
O planejamento estratégico digital é uma ferramenta ideal para que você possa fazer com que sua IES conquiste cada vez mais alunos.
Além disso é necessário que a empresa conte com uma plataforma que possibilite a operacionalização de seu planejamento e que conte com ferramentas para gerar presença web, autoridade e rentabilização. A automatização de alguns processos pode lhe dar tempo para que você possa pensar na estratégia de captação de novos clientes e crescimento do negócio.
Recomendamos também o artigo Marketing de Conteúdo para universidades: entenda por que é tão importante, para que você possa conhecer muito mais sobre o planejamento estratégico digital da sua IES e aplicar todas as dicas de maneira inteligente.
Afinal de contas, o conhecimento é a base do sucesso!
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