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Descubra como melhorar a qualidade do Inbound Marketing da sua IES!

Se você já trabalha com marketing digital, sabe que os modelos tradicionais de publicidade já não têm tantos resultados como antigamente. Isso acontece porque a audiência está minada nas estratégias desse modelo. Assim, investir na qualidade do Inbound Marketing é seguir o caminho oposto do comum, despertando naturalmente no seu público o desejo de consumo.

No segmento educacional, essa visão não é diferente. O Inbound é um fator muito importante para a manutenção desse tipo de negócio, principalmente porque são nesses canais, em que desempenho da estratégia é alto, que o mercado-alvo está mais inserido.

Neste artigo levantamos algumas práticas que serão significantes para você qualidade do Inbound Marketing, despertar o interesse de leads e fidelizar novos alunos. Confira!

Objetivo do Inbound Marketing nas IES

Quando direcionamos para o campo de atuação desse segmento no digital, podemos enxergar diferentes oportunidades que, ao mesmo tempo que enriquecem o número de alunos, otimizam a relação com aqueles que já estão matriculados na IES.

Basicamente essa estratégia prepara o potencial aluno com intuito de efetivar a sua matrícula. O processo é dividido em três partes:

  • atração: conhecimento de cursos;
  • consideração: seleção de universidade que ofereça o curso;
  • decisão: escolha da sua universidade.

Além disso, o Ministério da Educação e Cultura desenvolveu a Portaria Normativa Nº 08/2016, que mensura a taxa de permanência do aluno na sua instituição. Esse indicador visa medir o relacionamento entre aluno e instituição. É fundamental que essa relação seja criada desde os momentos que antecedem a matrícula.

Adiante das informações que levarão o lead prestar o vestibular, por meio do Inbound Marketing, é possível criar conteúdos para as etapas iniciais dessa ligação, encantando os futuros alunos. Assim, quando estiveram já matriculados, serão mais fiéis ao local onde estudam.

Otimização da qualidade do Inbound Marketing da sua IES

As universidades são um dos mercados que mais compreenderam a importância em tomar decisões mais eficientes dessa segmento de marketing, afinal, o ambiente digital é a principal fonte de leads.

Trouxemos abaixo algumas dessas práticas que serão responsáveis para otimizar o seu alcance e tornar esses potenciais em grandes alunos!

Ferramentas de teste

Já pensou em uma ferramenta que garante a certeza das suas estratégias de Inbound? Não existe uma receita mágica que fará todo visitante do seu canal, blog, site ou rede social, mas quando avaliamos a estratégia certa, é possível alcançar os objetivos esperados.

Para eliminar os riscos, podemos realizar testes com as suas estratégias que darão direcionamento do que deve ser feito ou não. Algumas ferramentas, como o Teste A/B, possibilitam uma simulação de resultados próximos à realidade da sua IES, de acordo com a análise dos canais em que seu público-alvo está presente.

Automação do marketing

Diversas ferramentas de marketing conseguem obter o maior número possível de leads que seu negócio precisa. No entanto, demandam grande trabalho operacional e reduzem a eficiência que pode ser alcançada. E como já sabemos, tempo é dinheiro.

O e-mail marketing é um bom exemplo disso. Com ele, podemos estreitar a relação com leads até o momento em que mostramos a ele que o ensino da sua instituição é o que ele precisa. Mas para chegar até esse resultado, são necessários conteúdos específicos em momentos certos.

O disparo automatizado facilita esse processo, além de dar a possibilidade de mensurar a eficiência dessa prática.

Qualidade do inbound marketing - automação

Conteúdo avançado

É sempre importante lembrar que o Inbound Marketing não é só encantar novos leads, mas também reter alunos. O conteúdo avançado é uma excelente prática que deve ser tomada para atingir os diferentes momentos das estratégias de marketing. Os tipos mais comuns são e-books, infográficos, etc.

Todavia, é primordial que eles estejam alinhados ao negócio e a persona definida. O principal benefício dos conteúdos avançados são as CTA específicas que geram convites de aproximação ao lead. Se você desenvolveu a relação com ele e acredita que chegou o momento de direcioná-lo para as etapas de funis, invista nessa prática!

Uso de mídia paga

Mesmo que você produza excelentes tipos de conteúdo e invista em boas estratégias de SEO, nem sempre todo o seu público-alvo será alcançado, até mesmo pela amplitude da estratégia. As redes sociais entram como um suporte para apresentar seu material para novas pessoas e caso seja feito um estímulo financeiro, mais leads nutridos você terá.

Nesse momento, é extremamente fundamental que seja feita a segmentação de acordo com público certo, afinal, nada adianta ter um grande alcance de um post de universidade para uma audiência que não possua interesse em estudos no momento.

Growth Driven Design

Quando falamos em melhorar a qualidade do Inbound Marketing, a experiência do usuário no seu site está altamente ligado a taxa de sucesso de conversão de leads. Algumas páginas, que demandam grande tempo para navegação e com infraestrutura que dificulta o fluxo de informação, são vistas como grandes vilãs para o relacionamento do consumidor com ela.

Uma das principais razões para isso são páginas de instituições extremamente desatualizadas. E o site é um dos mecanismos que sua IES jamais deve deixar obsoleta. Assim, o Growth Driven Design pode te auxiliar nessa tomada, tornando a página muito mais interativa, gerando visibilidade de conteúdo que é realmente importante ao visitante.

Conteúdo em vídeo

Que plataforma hoje não disponibiliza vídeos? Essa prática é tão popular graças aos resultados de alcance e nutrição. Inclusive, em uma recente pesquisa feita pela Cisco, até 2021, mais de 80% do tráfego digital será feito justamente pelos vídeos.

Para atingir esse resultado, você pode convidar coordenadores para gravar um vídeo de atração para chamar atenção do seu público-alvo. Além disso, não podemos esquecer dos alunos e ex-alunos nessa estratégia, afinal, o objetivo é transformar seus leads nessas pessoas!

Dependendo de alguns cursos, uma instituição universitária que não busca melhorar a qualidade do Inbound Marketing pode colocar em risco a sua sobrevivência, principalmente para aqueles que são constituídos por jovens incluídos ao digital. Para que isso não aconteça, essas práticas levantadas deverão ser seguidas e sempre que possível, avaliar o quão efetivas elas estão sendo.

Agora que você compreendeu mais o que pode ser feito para otimizar o inbound marketing, entre em contato conosco e descubra como a 5Seleto pode te ajudar ainda mais!

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