Resultados Inbound Marketing, todos nós queremos. Mas muitas vezes eu ouço a mesma pergunta: Posso ter resultados inbound sem automação? Consigo resultados inbound sem ferramentas de gestão de leads? Terei resultados inbound sem formulários inteligentes? Atingirei resultados inbound sem usar ferramentas e recursos adicionais?
A resposta é sim! Mas…
Se você não usa estes recursos e ferramentas você está na idade da pedra do inbound. Você será conhecido como o DinoBound, o grande jurássico dos tempos modernos — MOAARRRR.
Muitos iniciantes, entendem o conceito de Inbound, e percebem que existem recursos acessórios para aplicar a metodologia, mas os espertinho pensam: “Peraí! Eu não preciso deste ou daquele recurso. Eu posso fazer um Inbound mais barato sem isso… ” — aí eu penso: “Ai ai… lá vamos nós denovo!” — por isso resolvi escrever este texto.
O Inbound Marketing pode ser feito sem ajuda de nenhuma ferramenta. Na mão e na coragem mesmo. Mas em pouco tempo, mesmo sendo uma pequena empresa, você vai perceber que é QUASE inviável (para não dizer TOTALMENTE). A quantidade de leads aumenta de forma escalável e você dificilmente conseguirá fazer uma boa nutrição e evoluir estes leads no seu funil de vendas. Por isso esses recursos do Inbound Marketing são necessários e praticamente indispensáveis para um bom desenvolvimento do projeto.
Os resultados de inbound podem ser otimizados através de ferramentas tanto para aumentar o desempenho dos resultados quanto para a avaliação deles.
Você provavelmente conhece os principais recursos do Inbound, mas recentemente as principais ferramentas de automação Hubspot e RD Station lançaram recursos revolucionários e inovadores.
Separamos neste texto os 7 recursos secretos, MUITO ÚTEIS, que estão nos ajudando potencializar resultados inbound dos nossos clientes e podem ajudar você também.
#1: Aumentar Resultados Inbound com Ferramentas de Automação de Marketing e Vendas
Nossas parceiras Hubspot e RD Station são as duas principais ferramentas de gestão e automação de marketing que utilizamos. A primeira, Hubspot, é considerada a melhor ferramenta do mundo. Elas são muito mais que apenas uma automação do marketing.
Com elas você pode gerenciar suas campanhas e analisar resultados completos de cada um dos seus esforços. Na verdade elas são um conjunto de ferramentas dentro de uma só, dentro da RD por exemplo você tem: automação de marketing / nutrição de leads, landing pages e geração de leads, email marketing, otimização para buscadores (SEO), mídias sociais, gestão de contatos e CRM, análise e planejamento. Estes recursos também estão presentes na Hubspot. Você precisa de usar uma destas ferramentas para aumentar seus resultados inbound! Falando sério!
#2: Aumentar Resultados de Inbound com Smart Content da Hubspot
A maioria dos sites trata todos os visitantes da mesma forma. Mas isso é passado. Imagine entrar num site que sabe seu nome, que exibe seu nome no meio do conteúdo e mostra exatamente aquilo que você está interessado?
O Smart content é um recurso do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo da Hubspot. Ele permite que você faça mais com o conteúdo que você publica. Ele amarra o seu conteúdo através de sistema que possibilita exibir mensagens específicas para pessoas em diferentes fases do seu funil. Desta forma, seus clientes fiéis terão uma experiência diferente da que os visitantes de primeira viagem terão.
Você pode criar, por exemplo, diferentes mensagens na página inicial do seu site, criando um diálogo direcionado para um mercado específico de acordo com a sua persona. Assim você terá certeza de que o conteúdo mais relevante será entregue para cada pessoa.
#3: Aumentar Resultados Inbound com Marketing BI da RD Station
Os gestores e analistas esbarram em uma série de desafios para entregar o que a diretoria realmente quer: resultados inbound. Por limitações conceituais e técnicas das ferramentas utilizadas, eles acabam dificultando as análises, demonstrando dados que não interessam à diretoria pois não possuem inteligência de negócio.
Foi por isso que a RD Station criou o Marketing Business Inteligence, ou Marketing BI. Além de ser uma ferramenta de indicadores, o Marketing BI é um framework poderoso de análise e demonstração de resultados.
Ele mostra diferentes camadas, desde camadas de negócios com informações importantes para o nível estratégico, até às camadas da Canais e Campanhas, que permitem que os analistas tenham um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento da sua operação de Marketing Digital, e quais os principais problemas e oportunidades de melhorias.
#4: Aumentar Resultados Inbound com Mídias pagas
Para turbinar seus resultados imediatamente você pode investir em mídias pagas. Os links patrocinados são um bom exemplo disso, quando você investe em Google Adwords, os resultados chegam instantaneamente. E por quê não investir tudo em Adwords? Algumas empresas optam por ter seus leads e clientes vindos apenas dessas mídias pagas, porém essas mídias só vão dar resultado enquanto o dinheiro for investido. Quando você parar o investimento, os seus resultados também param tão imediatamente quanto começaram.
Anúncios são considerados técnicas de inbound? Depende. Na nossa visão, os anúncios exibidos de acordo com sua busca, sim — são anúncios inbound — principalmente porque eles são exibidos na hora certa, para a pessoa certa e com a mensagem certa.
O problema de uma estratégia baseada somente em mídia é que ela não gera ganho de escala, como o conteúdo pode oferecer. Vamos aprofundar neste tema em outro post.
(Dica quentíssima!) #5: Aumentar Resultado Inbound com Conta Pró do LinkedIn
Uma ótima dica para sua empresa é usar o Linkedin de forma profissional. No Linkedin você possui a opção de criar uma conta pró para seu perfil e para sua empresa, que fornece uma série de ferramentas e funcionalidades. Com essas ferramentas é possível criar um excelente meio de geração de leads e clientes. Veja algumas delas:
1. Filtros avançados – A pesquisa com filtros possibilita uma ótima forma de segmentação das pessoas e grupos que são o alvo da sua empresa. Você pode usar isso para interagir em grupos de discussões relevantes para sua marca e expandir seu alcance.
2. Quando você usa contas pagas, você aparece em destaque nas buscas. Além disso, quando você quer encontrar uma pessoa, essa conta permite acesso à uma quantidade muito maior de perfis nas buscas. As contas normais limitam a quantidade de pessoas que aparecem para você — e limita também você aparecer para elas.
3. É possível visualizar os perfis completos de pessoas que não são da sua rede.
#6: Aumentar Resultados Inbound com Banco de Imagens Profissional
Para ter uma agilidade, qualidade e facilidade na parte do design dos seus conteúdos, é impressindível possuir uma conta em um banco de imagens. O banco mais conhecido é o Shutterstock, e é por ele que nós conseguimos praticamente todas as imagens dos nossos conteúdos: posts, eBooks, páginas do site, etc.
Ter materiais mais profissionais é um fator primordial para seus resultados inbound. Reforçando isso, quando sua equipe produz materiais mais rapidamente, você também ganha resultados de negócio.
#7: Aumentar Resultados Inbound com Ferramentas de Teste
Existem milhares de ferramentas disponíveis na internet para você realizar testes na sua estratégia de Inbound. Algumas ferramentas podem te ajudar a identificar vários detalhes importantes no comportamento dos seus clientes, enquanto outras podem ajudar a analisar melhor seus resultados, e outras auxiliar na criação de conteúdo.
Veja algumas ferramentas que podem melhorar seus resultados digitais:
Análise do site: Google Analytics, Google Webmaster Tools.
Análise de Inbound: MOZ
Monitoramento de redes sociais: Planeta Y
Testes A/B: Optimizely
Mapas de calor, comportamento dos visitantes: Hotjar, CrazyEgg
Palavras Chave: Google Trends
Feedback dos visitantes: Qualaroo, Qeryz
Organização dos conteúdos e tarefas: Teamwork, Trello
Textos relevantes para inspiração: Buzzsumo
Criar Landing Pages: Unbounce
Recursos do Inbound Marketing e os resultados da sua empresa
Todos esses recursos são muito recomendados por nós da 5seleto, pois eles são contribuições fundamentais nos resultados da sua empresa. Porém, não adianta apenas utilizar várias ferramentas e achar que os resultados inbound vão vir. Você precisa dedicar um tempo para entender como utilizar essas ferramentas e a forma como cada um desses recursos vão te ajudar a alcançar seus objetivos. Vale lembrar também que a maioria desses recursos são pagos, então você precisa prever isso em seu orçamento.