Na segunda parte do post, vamos lhe mostrar mais 4 análises de teste AB com analytics e heatmaps. Analisando partes do seu site, que talvez você nunca tenha imaginado que podem afetar seus resultados.
Você já viu nosso primeiro post? Ele contém outras 4 análises de teste AB com analytics e heatmaps muito importantes para serem examinadas. Dê uma olhada.
Nós temos certeza que seguindo essas 8 análises de teste AB com analytics e heatmaps você pode aumentar, em muito, os resultados do seu site. Sabe por quê? Porque nós mesmos as fazemos, sempre estamos monitorando o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Realizamos todos os testes possíveis e com isso nossos resultados estão sempre aumentando.
Lembrando que o Google Analytics não possui ferramenta de Heatmaps. Estas análises foram feitas utilizando uma ferramenta de heatmaps e os dados do analytics.
Teste AB com Analytics e Heatmaps 5: Análise de profundidade
Problema: Seus visitantes não estão atingindo todo o conteúdo da sua página.
É mais comum do que você imagina que seus visitantes não saibam que existe conteúdo abaixo da primeira dobra, ou seja, acham que chegaram ao final da página. Na maioria dos casos isso acontece devido à fundos falsos. Fundos falsos são quebras de linha ou blocos de cores que podem levar o visitante a imaginar que chegaram ao final da página.
Solução: Se a maioria dos visitantes não visualizar a página inteira, você deve retirar elementos que possam levar eles a pensar que chegaram ao final da página. Você pode considerar também inserir links âncora que levem para as partes que não estão sendo vistas pelos visitantes (esses links podem ser colocados principalmente nas partes com maior atividade). Outra coisa legal pode ser inserir setas, criando uma sensação de fluxo de leitura e mostrando que ainda existem mais conteúdos para serem lidos. O mais importante é sempre pensar no ponto de vista do seu visitante, por isso sempre faça testes. Um teste bem legal, é colocar alguém próximo a você, mas que nunca viram seu site, analise como eles estão interagindo com o seu site.
Teste AB com Analytics e Heatmaps 6: Análise de engajamento
Problema: Os seus visitantes não estão engajando com os conteúdos que você considera importantes na página.
Esse problema pode ser facilmente identificado com os mapas de calor, e é muito importante que você melhore essa situação. A sua taxa de conversão pode ser bastante prejudicada por esse desvio de atenção no engajamento.
Solução: Testes! Primeiro você deve olhar para os conteúdos que você não considera muito importantes e analisar se eles são realmente necessários na página. Depois olhe para os conteúdos importantes, veja a localização, a forma que estes conteúdos estão apresentados e distribuidos na página. Sempre faça testes, tentando deixar bem destacado os conteúdos chave da página. Outra dica, é você perguntar pro seus visitantes. Pergunte se eles encontraram o conteúdo que queriam, o que eles sujerem de conteúdo, o que está faltando na página, ou qualquer outra pergunta que gere respostas produtivas. Você pode até utilizar as próprias respostas das perguntas nos conteúdos que você acha importante. O importante é sempre realizar testes.
Teste AB com Analytics e Heatmaps 7. Análise da dobra
Problema: Em apenas poucos segundos após entrar na sua página, seu visitante vai decidir se vai continuar ou não na sua página. Então o primeiro elemento que eles verem na página que vai determinar essa decisão.
Pesquisas mostram que você tem apenas 3 segundos para conquistar seu visitante. Sim, isso mesmo, os 3 primeiros segundos do seu visitante no seu site determinam se ele continua ou não nele. Você então precisa transmitir a mensagem mais importante do seu site na primeira dobra da tela. Então se na analise de calor você identificar que os visitantes não estão interagindo com os elementos da primeira dobra da tela, a taxa de rejeição do seu site provavelmente vai estar bem alta.
Solução: Para aumentar o engajamento dos visitantes na primeira dobra da tela e consequentemente aumentar o número de visitantes que permanecerão mais tempo no seu site, você pode testar mover o conteúdo que eles mais estão interagindo para a primeira dobra. Mas sempre tenha bom senso, pois não adianta também colocar vários elementos juntos na primeira dobra, o seu visitante vai achar que é um spam e sair da sua página. O mais importante é conseguir transmitir o propósito do seu site, a mensagem mais importante dele. E criar um sentimento nos visitantes de querer saber mais sobre você e sua empresa.
Teste AB com Analytics e Heatmaps 8. Análise do Header
Problema: O cabeçalho da sua página, ou Header, pode facilmente consumir muito do espaço vertical da sua página e assim prejudicar a atenção do seu visitante.
Com a análise dos mapas de calor, você consegue perceber se o seu menu está sendo um intruso no espaço do conteúdo nas suas páginas. Se seus visitantes estiverem muito engajados com o header significa que eles não estão achando facilmente o que estão buscando. Como também pode significar que eles estão confusos com a estrutura de navegação do seu site.
Solução: O header da sua página é muito importante, mas o objetivo dele é principalmente mostrar a identidade da sua empresa através da logo e possuir o menu de navegação. Qualquer coisa além disso, se não for extremamente importante, você deve pensar seriamente em retirar. O header deve ser bastante simplificado e objetivo, o visitante tem que saber exatamente a função dele, por isso não pode ser extenso. O mais importante da página não é o header, é o conteúdo, o corpo da página.
Comportamento dos visitantes
Olha que maravilha! Os seus próprios visitantes lhe ensinam como você pode melhorar o seu site.
Portanto preste atenção! Para que todas essas análises sejam realmente eficazes, você deve realizar todos os testes possíveis. Tente fazer de tudo para ter certeza que o seu site está totalmente focado no seu cliente.
Mesmo que você ache que sim, os seus visitantes não pensam igual você. Monitorando as ações e realizando testes você vai acabar aprendendo a melhor forma de entregar seu conteúdo para eles.
Comece a fazer essas análises de heatmap, alterar seu site e monitorar. Depois nos conte o quanto os resultados do seu site melhoram.
Este texto foi escrito baseado em publicações da: Hotjar.