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Aumentar base de contatos: Como Mark Zuckerberg ganha dinheiro

Nos dias de hoje, informações sobre possíveis clientes valem ouro! Quanto mais você aumentar base de contatos com informações importantes e quanto mais rápido conseguir essas informações, mais valioso será seu conhecimento e maior chance de fazer um venda você terá.

Agora imagine aumentar base de contato e possuir diversas informações de mais de um bilhão de pessoas. Esse é o enorme poder que o Facebook possui, porém, Mark Zuckerberg não parou por aí.

O fundador do Facebook, também adquiriu o Instagram (mais de 300 milhões de usuários) e o WhatsApp (mais de 700 milhões de usuários). Pense na quantidade de informações que as três empresas recebem diariamente! Bom, mas você deve estar se perguntando o que aumentar base de contatos tem a ver com Inbound Marketing. A relação está no valor de uma base de contatos.

Veja mais abaixo no texto, o teste que realizamos e comprovamos a importância do Inbound Marketing, para aumentar base de contatos com qualidade e que cresce de forma contínua!

Quanto vale sua base de contatos?

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O WhatsApp foi comprado por 22 bilhões de dólares e praticamente não gera receita (ainda) para Mark. O que fez o WhatsApp ser tão valioso é justamente aumentar base de contatos. 700 milhões de pessoas enviando 30 bilhões de mensagens por dia, é muita gente e muita informação, o que o torna muito valioso! Imagine se cada pessoa pagasse apenas um real por mês pelo serviço.

Pense no cenário atual da sua empresa, quanta receita você consegue gerar com sua atual base de contatos? A quantidade de novos clientes está boa? Quanto aumentaria sua receita se você dobrasse sua base?

É um raciocínio simples, quanto mais pessoas interessadas na sua empresa, maior a chance de conseguir novos clientes. Porém, não adianta conseguir uma grande quantidade de novos contatos que nunca estarão aptos a se tornarem clientes. Então, como conseguir aumentar a base de contatos com pessoas interessadas em se tornarem clientes?

Como aumentar sua base de contatos?

Existem duas formas de aumentar base de contatos usando ações de marketing digital: anúncios e conteúdos.

 

  • Aumentar base de contatos usando ANÚNCIOS
  • Aumentar base de contatos usando CONTEÚDO

 

 

Como aumentar sua base de contatos usando ANÚNCIOS

aumentar base de contatos

Publicidade no Facebook vale mesmo a pena?

Muitas empresas ainda pensam apenas em uma destas formas de aumentar base de contatos, que é a partir de investimentos em anúncios.

O investimento somente em anúncios é excelente para aquelas empresas que precisam de resultados imediatos. Imagine que a verba disponível para o marketing da sua empresa é de R$ 3 milhões por ano. Utilizando parte dessa verba em anúncios, logo no primeiro mês você já terá resultados expressivos. Conseguirá muitas visitas e caso tenha boas táticas de conversão, também conseguirá aumentar sua base de contatos, gerando vários leads e oportunidades de vendas.

Pensando nessa estratégia, com um orçamento de R$ 3 milhões por ano, teremos R$ 250 mil por mês. O retorno desse investimento pode variar muito dependendo da concorrência do seu mercado, mas vamos dizer que nos primeiros meses conseguiríamos 250 mil visitas para o site. A medida que o tempo passa, mais pessoas investem em anúncios e a concorrência aumenta. O valor investido começa a trazer menos resultados. Sendo assim, para conseguir manter as mesmas 250 mil visitas, terá que ser investido mais dinheiro. Caso queira aumentar os resultados, terá que gastar ainda mais!

Podemos concluir que a cada ano o orçamento deverá ser maior para conseguir os mesmos resultados.

O problema de seguir apenas essa estratégia é que caso o investimento pare, os resultados também param imediatamente. Ou seja, você investiu os primeiros 6 meses R$ 250 mil e conseguiu 250 mil visitas, se no sétimo mês você não investir nada, você não terá praticamente nenhuma visita!

Como aumentar sua base de contatos usando CONTEÚDO ou Ativos Digitais

aumentar base de contatos

Se pensarmos no investimento em conteúdos utilizando estratégias da metodologia de Inbound Marketing, conseguimos ter resultados de forma escalável.

No início, o investimento de pessoas e tempo para desenvolver conteúdos pode parecer muito alto para o seu retorno, pois acabamos comparando os resultados com o investimento em anúncios. Porém, à medida que os conteúdos começam a ser desenvolvidos, eles se tornam ativos digitais, trazendo visitas frequentes, mês a mês, independente de mais investimentos.

Veja os cálculos abaixo para entender melhor, lembrando que são números apenas ilustrativos — para eu conseguir exemplificar para você:

Investimento em anúncios: R$ 12.500/mês
Retorno: 20 mil visitas/mês = 240.000 visitas por ano (sem contar o aumento da concorrência).

Investimento em conteúdos e estratégias de Inbound Marketing: R$ 12.500/mês
Retorno: 200 visitas por mês por conteúdo (cada conteúdo traz 200 visitas por mês). São desenvolvidos 2 conteúdos por semana, ou seja 8 por mês e 96 por ano.

Ao final do primeiro ano os conteúdos estarão gerando por mês cerca de 19 mil visitas. Ao final do segundo ano 38 mil e ao final do terceiro 57 mil visitas por mês.

Podemos concluir que: ao final do primeiro ano, com o mesmo orçamento, o investimento em conteúdos estará trazendo 5% menos resultados do que os anúncios. No final do segundo ano, os conteúdos estarão trazendo 2x mais resultados. No final do terceiro ano, 3x mais resultados do que os anúncios. Isso sem contar o aumento na concorrência que pode diminuir os resultados do investimento em anúncios.

Esse é o poder do Inbound que acreditamos, testamos e comprovamos!

Veja abaixo o teste que realizamos para comprovar a eficiência nos resultados do Inbound.

TESTE “PERIGOSO” DA 5SELETO

No mês de abril, realizamos um teste MUITO perigoso. Um teste para cardíacos!!!

Acreditamos tanto na metodologia Inbound Marketing que queríamos testar na prática. Para muitos, pode ser um teste perigoso, porém temos certeza que a metodologia que utilizamos é a melhor para a nossa empresa, para todos os nossos clientes e para muitas outras empresas.

Decidimos demonstrar na prática que a estratégia baseada em ativos digitais traz retorno mesmo quando paramos de investir.

No nosso teste, passamos o mês de abril inteiro sem desenvolver NENHUM CONTEÚDO, ou seja, NENHUM texto a mais no blog. Porém, mesmo sem nenhum texto ou campanha de divulgação, veja os números que conquistamos com relação ao mês anterior:

 

  • Aumentamos em 10% o número de visitas;
  • Aumentamos em 15% o número de leads gerados;
  • Aumentamos em 65% o número de oportunidades de vendas.

 

 

Nossos números melhoraram apenas com as visitas orgânicas vindas das ações aplicadas na metodologia Inbound nos meses anteriores. Esse é o diferencial!

Conclusão do teste: Caso nossa estratégia fosse com base apenas no investimento em anúncios, não teríamos praticamente nenhuma visita, lead e oportunidade de venda no mês de abril. Nossos números estariam zerados!!!

O que aprendi com Mark Zuckerberg sobre o valor de uma base de contatos

aumentar base de contatos

Podemos aprender com esse jovem empreendedor que possui uma mentalidade muito a frente de seu tempo que, quanto maior for sua base de contatos e mais informações você possuir de seus contatos, maior será a chance de sucesso de qualquer empresa.

No caso da sua empresa, é possível com Inbound Marketing, não apenas desenvolver uma grande base de contatos que cresce de forma contínua, mas principalmente uma base formada de pessoas que realmente são possíveis compradores.

Se você ainda possui dúvidas, ou não acredita totalmente no poder que o Inbound Marketing pode gerar na sua empresa, sugiro que você tire dois minutos para ver nosso próprio case de sucesso! Veja, no link abaixo, os números que conquistamos nos primeiros meses de implantação de uma metodologia de Inbound Marketing. Tenho certeza que você vai se surpreender, pois nós mesmos ficamos surpreendidos!

aumentar base de contatos

Qual a importância dessa metodologia em uma Instituição de Ensino?

Uma IES que está presente apenas nos momentos de vestibular, perde muito tempo de relacionamento com seu futuro aluno. A maioria das instituições de ensino superior estão presentes nos resultados de busca, em apenas duas épocas do ano, apenas nas campanhas de vestibular (utilizando anúncios). Investem uma enorme quantidade de dinheiro nas épocas onde a concorrência é enorme, pois todas as instituições estão fazendo a mesma estratégia.

Imagine a importância para um futuro aluno de sua instituição estar presente nos resultados de busca, não apenas nesse momento, mas muito antes disso, o ajudando a tomar uma boa decisão, mostrando a importância de se fazer um curso superior, entre várias outras perguntas que esse aluno pode acabar achando respostas através de uma outra IES.

Para te ajudar, desenvolvemos um texto onde abordamos 5 buscas no Google que seu aluno faz antes de se inscrever na sua IES. O que acha? Veja no link abaixo:
5 buscas no Google

Qualquer IES pode aprender desenvolver uma boa base de contatos e ser mais atraente para captar e reter mais alunos

Certamente, este texto é um capítulo muito resumido de todo processo de novas estratégias de marketing e vendas para se tornar mais atraente e gerar mais oportunidades de captação de alunos. Há vários elementos que não foram relatados. Entretanto, a 5seleto listou e simplificou os erros mais comuns que as Instituições de Ensino cometem na hora de tentar captar um aluno. Caso tenha mais 5 minutos para adquirir conhecimentos, não hesite em ver esta página sobre os erros mais comuns que as IES cometem em suas estratégias de captação e retenção.

Você pode ajudar sua IES se tornar um case de sucesso, desenvolvendo suas características de captação e retenção com novos recursos. Mas o que fazer para evitar erros comuns que atrapalham atingir as metas? A resposta é simples: você precisa superar o marketing antigo.

Para isso, existe o Projeto de Captação com foco em Retenção. É uma pesquisa que mostra erros comuns que as Instituições de Ensino do Brasil cometem na hora de criar suas campanhas e ações de captação/retenção. Neste Manual, reunimos também as técnicas para ajudar você a superar estes erros, se tornando mais confiante e bem sucedido nas campanhas mais importantes para sua IES, que podem te ajudar bater metas para sua instituição, mas também te destacar como profissional que trouxe essas ideias e impulsionar seu sucesso na carreira profissional.

Você aprenderá como implementar as ações mais eficientes de captação e retenção para bater suas metas, impulsionado por suas ideias inovadoras.

Clique aqui e conheça o Projeto de Captação com foco em Retenção.

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