RECEBA OS TEXTOS MAIS INTRIGANTES E REVOLUCIONÁRIOS SOBRE INBOUND MARKETING


  • Postado por Equipe 5seleto 07 jul

Como fazer um blog do zero: Tutorial prático, fácil e passo a passo completo

Como criar um blog do zero?

Fazer um blog do zero é um projeto como outro qualquer, mas eu gosto muito de comparar o projeto de um blog novo com o projeto de construção de uma casa. Afinal, fazer uma casa exige uma série de passos e requisitos. É assim que vou te ensinar como fazer um blog do zero.

Eu já criei dezenas de blogs do zero. Sim! Eu sei como criar um blog do zero. E eu adoro fazer isso!

É tão divertido usar as técnicas certas e ver o resultado chegando!

Se você seguir os meus passos, você também será capaz de criar um blog do zero e ter sucesso.

Recentemente decidi gravar a minha tela enquanto trabalho nos meus blogs.

Criei um curso online totalmente prático (clique aqui para conhecer) — que você pode seguir para criar um blog do zero, como se estivesse ao meu lado.

Esses são alguns blogs pessoais que criei do zero:

  • Moda para Macho é um blog de moda masculina — foi criado há 3 anos atrás. Hoje recebe mais de 100mil visitas por mês.
  • Outro blog pessoal que criei do zero foi o Esposas Online. Em menos de 6 meses, atingimos a marca de 100mil visitas por mês. Nossa meta é 500mil visitas por mês. Acredito que conseguiremos isso em mais 1 ano.

Achou interessante? Tem mais…

Veja um gráfico recente deste projeto pessoal que criei para minha esposa: Esposas Online.

Grafico_Esposas_Online

Se você quer saber detalhes sobre como criei esses blogs, está tudo explicado no meu curso. Com a gravação da tela do meu computador. Tem o tutorial de tudo — passo a passo.

  • Também já criei dezenas de blogs corporativos para clientes da 5seleto, para familiares e amigos empresários.
  • No meu curso online (aulão) sobre como criar um blog do zero, eu acompanho várias pessoas que estão tendo sucesso nos seus projetos seguindo as minhas orientações.

Ok! Você já entendeu que qualquer pessoa pode aprender como criar um blog do zero e ter sucesso. Então vou te contar algumas coisas importantes para você fazer o seu! Ao final desse texto você se sentirá mais capaz de começar — quem sabe — hoje!

Vamos lá!

Fazer um blog é uma coisa, ter um blog de sucesso é outra completamente diferente. Portanto, não confunda! Você não vai ficar famoso e rico simplesmente porque fez um blog, mas se você tiver um blog e seguir as dicas certas, suas chances de ter sucesso aumentam bastante.

Então, antes do filé, vamos fazer o feijão com arroz, tudo bem? Depois que você seguir este tutorial, passo a passo para criar um blog pessoal ou blog corporativo, você pode se aplicar um pouco mais para ter sucesso com seu blog.

Neste artigo, eu vou passar por 5 fases básicas sobre como criar um blog passo a passo, começando do nada — zero! Isso mesmo, vou te mostrar exatamente o que você precisa fazer para criar seu blog, passando inclusive por ferramentas e serviços que terá que contratar e etc.

Para você ter uma ideia, utilizando esses mesmos passos nós conseguimos aumentar em 273% o número de visitas no nosso blog em apenas 6 meses. Veja nosso case de sucesso aqui.

Se você está procurando como criar um blog grátis, você também será atendido, porém nem sempre esta é a melhor opção para ter sucesso. Para ajudar as pessoas que estão buscando essa forma gratuita, não descartarei esta opção. Ao ler este texto você também saberá como fazer um blog grátis.

Vamos passar pelos seguintes tópicos:

  1. Hospedagem do blog
  2. Domínio ou Endereço do blog
  3. Plataforma ou CMS
  4. Design do Blog
  5. Conteúdo para blog

Todas as recomendações deste artigo são baseadas na minha experiência pessoal e profissional. Existem várias formas de fazer um blog! Mas existem atalhos também. Dicas secretas para fazer um blog e macetes que vão te ajudar a ganhar tempo. Como eu tenho experiência de ter criado centenas de blogs, entre blogs pessoais e blogs corporativos, eu vou compartilhar o conhecimento que uso diariamente, coisas que aplico todos os dias e que funcionam sistematicamente, todas as vezes. Esses conhecimentos têm sido praticados e comprovados também para os clientes da 5seleto.

Apenas um alerta aqui: eu não sou o dono da verdade, por isso todos os dias eu leio e pesquiso muito sobre o assunto, para me atualizar e para melhorar a minha forma de trabalhar, bem como melhorar as entregas para os clientes da 5seleto. Portanto, se algo que eu mencionar aqui puder ser complementado e otimizado por algum conhecimento que você tenha e eu não, fique à vontade para me escrever. Tenho muita sede de conhecimento e tenho enorme prazer de conversar com pessoas curiosas sobre a arte de criar blogs e otimizar blogs. Principalmente blogs que são utilizados para acelerar resultados financeiros de empresas e blogs pessoais que geram dinheiro para seus autores e conhecimento/ajuda para seus leitores.

Como este texto foi feito para empreendedores individuais e empresários, vou dividir cada tópico em uma tabela, assim fica fácil você entender particularidades nos dois cenários:

  • Como fazer um blog pessoal
  • Como fazer um blog corporativo

Independente do seu interesse, sugiro que você leia tudo, pois nos dois lados da tabela têm informações complementares.

Antes de ler, te convido a ver este vídeo, feito pelo nosso amigo Adriano Luz, do Afiliados na Web. O vídeo é um passo-a-passo de como fazer um blog, bem parecido com o que explicamos no texto. Vale muito à pena ver:

E aí? Curtiu? Agora vamos ao texto!

Como criar um blog, passo #1: Hospedagem do blog

como fazer um blog do zero

O blog, nada mais é do que um conjunto de páginas na internet. Simples! Mas para ele existir, precisamos de ter um local para colocar estas páginas. Aqui entra a analogia com a construção de uma casa!

O nome que se dá para o ato de armazenar páginas é hospedagem.

Como assim? Você vai hospedar páginas?

Isso mesmo.

Esse nome está relacionado à forma de pagamento do servidor que irá guardar suas páginas. Como você paga por mês, é como se você estivesse pagando um aluguel de uma casa. Para continuar morando alí, você precisa pagar o aluguel daquele espaço. Para os sites e blogs da internet, funciona da mesma forma. Portanto, o seu servidor de hospedagem do blog, será o seu lote — é onde vamos construir a casa — ou no caso, o seu blog.

Hospedagem para blogs pessoais Hospedagem para blogs corporativos
  • Hospedagem Grátis: existem várias formas de criar um blog grátis. Colocamos este tópico aqui, porque o primeiro custo de um blog novo é o servidor de hospedagem. Então se você quer criar um blog grátis, sem custo de servidor, indicamos o servidor chamado Hostinger.
  • Hospedagem barata: existem várias hospedagens muito baratas no Brasil. Tipo R$ 9,90/mês dá para começar. O custo para hospedar um blog é muito barato, pois no início, ele não consome muitos recursos. Então se você quer ter a segurança de um contrato e suporte na sua relação com servidor, sugiro os seguintes servidores: Hostgator, KingHost, DialHost, Locaweb. Estes são os servidores que utilizamos para vários projetos. Utilizamos outros também, de acordo com a necessidade. Mas estes são todos em português.
  • Suporte: na hora de escolher seu servidor, verifique como é o suporte. Eu destaco o suporte da DialHost, um dos melhores do Brasil, na minha opinião. Humanizado e sem burocracia. Pelo contrário, você fica amigo dos caras do suporte.
  • Instalador automático: caso você não tenha conhecimento técnico de linguagem HTML e Banco de Dados MySQL, seu servidor precisa possuir um recurso chamado “Instalador Automático”. Isso será essencial no passo #3 Plataforma do blog.
  • Seu e-mail: lembre-se que o seu servidor de hospedagem também oferece o serviço de e-mail. Eu prefiro usar o Google Apps para gerenciar meus e-mails, mas isso é tema de outro artigo. Apenas verifique se o servidor tem configurações boas sobre isso.
  • Hospedagem em servidores internos da empresa: muitas empresas já possuem estrutura de servidores internos por causa de diversas necessidades. Então esta é sempre uma opção. Apesar de certas estruturas de servidores serem extremamente poderosas, em alguns casos não é recomendado, pois a política de segurança não permite instalar elementos extras e recursos na plataforma. Então esta é sempre uma questão delicada. Mas se você e sua empresa fazem questão disso, pode ser uma opção.
  • Hospedagem do blog junto com o site da empresa: muito provavelmente sua empresa já tem um site. É muito comum que o blog esteja totalmente ligado ao site da empresa, pois um dos principais objetivos do blog é gerar mais vendas para a empresa. Apenas certifique-se de uma coisa. Você precisa de uma pasta de arquivos só para o blog. Tipo: www.suaempresa.com/blog. Isto é fundamental para você ter liberdade para evoluir seu blog livremente. Outra coisa importante é colocar o link do blog no meu principal.
  • Backup do blog: um ponto especialmente importante para empresas é ter uma rotina de backup do seu blog. A vantagem de hospedagens pagas é que elas têm uma rotina de backup para quase todos os planos. Se você tiver hospedando internamente, certifique-se de que existe uma rotina de backup para seu blog. Ok?

Para quem quer fazer um blog grátis: antes de finalizar este tópico, eu preciso de dar um alerta sobre hospedagem grátis! Como diz o velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia” — certo? Então, preste atenção, pois os planos de hospedagem grátis são o que chamamos de “plano de entrada”. Empresas que hospedam blogs e sites usam essa estratégia para atrair o maior número de clientes possível, mas colocam cláusulas dizendo que se o blog exceder o limite X do recurso Y, terá que mudar de plano automaticamente (normalmente sem volta). Além disso, a maioria das hospedagens grátis tem MUITOS clientes. E muitas vezes, quando a quantidade aumenta, a qualidade cai. Então, pense bem antes de contratar uma hospedagem grátis.

Conclusão sobre a etapa de hospedagem:

Escolha seu servidor de hospedagem, contrate o plano, e tenha em mãos os dados de acesso ao painel de controle, dados de FTP e dados de DNS. Usaremos isso logo mais. Assim que você contratar um servidor de hospedagem, (provavelmente) receberá um e-mail com estes dados.

Pronto, agora que você já tem o seu espaço na internet para fazer um blog, você já pode passar para o próximo passo: Domínio ou Endereço do seu site!

Como fazer um blog, passo #2: Domínio ou Endereço do blog

como fazer um blog do zero

Quando você vai chamar alguém para ir na sua casa, você passa o endereço, certo? Para o seu blog funciona da mesma forma, você precisa ter um endereço do seu blog para receber a visita das pessoas. Então este passo se trata especificamente disto: O endereço do seu site.

Olhando de uma forma simplória, você precisa de arrumar um conjunto de letras e palavras para formar o nome do seu blog. Mas na prática não é tão simples assim. O nome do seu blog é muito importante para facilitar que as pessoas cheguem até ele. Eu tenho um amigo que mora na Rua Um, número 23 — isso é um endereço muito fácil de gravar: Rua 1, 23 (123) — eu nunca me esqueci disso. É claro! É tão inusitado e fácil de guardar, que ficou gravado na minha mente.

O endereço do seu blog deve ter características relevantes. Vou explicar mais logo abaixo na tabela.

Se você nunca criou o nome para um blog ou site na internet, você terá um “bela” surpresa aqui. Hehe! Eu gosto muito desta etapa quando estamos trabalhando com iniciantes. As pessoas pensam assim: “então, vou fazer um blog sobre carros — por isso quero que o endereço do meu site seja www.carros.com.br“! Kkk! Doce ilusão! Agora vem a parte intrigante: você precisa de saber que os endereços de blogs são únicos, assim como na vida real. Não existem 2 endereços iguais no mundo. Mas como saber se o endereço que eu quero já está sendo usado por outro site ou blog? É fácil! Eu vou te explicar…

Ah! Isso vai te custar alguns reais. Se você quer um endereço de blog grátis, você vai ter que se submeter à estruturas de sites que já existem, tipo Blogger ou WordPress.com.

A vantagem de você comprar um domínio ou endereço próprio para o seu blog, é que isso te dá mais credibilidade e profissionalismo. Um blog do Blogger pode ser feito por qualquer moleque (não estou dizendo que todos os blogs do Blogger são de amadores), apenas digo que ter um endereço próprio adicionará mais credibilidade.

Seja sincero, se você visse estes dois blogs, qual você acha que teria mais credibilidade?

Pronto! Não vamos discutir mais isso. Vamos logo escolher o nome do seu blog!

Como criar nome para blogs pessoais Como criar nome para blogs corporativos
  • Criar nome do blog: a criação de um nome para seu blog deve ser apoiada por uma ferramenta de busca de disponibilidade de nome — para você saber se já existe outra pessoa que registrou esse nome antes ou se você pode registrar. Normalmente os sites que oferencem este serviço, são os mesmo sites que vendem os nomes. Antes de entrar nestes sites, faça uma lista de 10 nomes diferentes e então comece a busca!
  • Terminação (.com.br ou .com): o domínio mais fácil de gravar para nós brasileiros é com o final .com.br. O segundo mais fácil é com o final .com. Então você precisa de saber que para registrar um domínio .com.br, sugiro usar o Registro.br. Para registrar endereços com final .com, você pode usar este site chamado GoDaddy.com. Antes de entrar nestes sites, veja estas dicas importantes.
  • Nomes do site para o Google: o google leva em consideração o nome do seu site para o posicionamento de busca. Então tente colocar o assunto principal do seu blog no nome do blog. Ex. Se você estiver interessado em como criar um blog de moda, tente usar a palavra moda no nome do site. Esse site de moda masculina escolheu o nome Moda para Macho. Faz sentido, certo?
  • Nomes curtos, fáceis e relevantes: sinceramente será muito difícil você conseguir um nome curto, fácil. A maioria já estão registrados. Então busque um nome criativo e relevante, que tenha o tema principal do blog e alguma característica marcante, engraçada ou criativa sobre sua personalidade.
  • Blogs e redes sociais: blog e redes sociais andam de mãos dadas, por isso, quando estiver procurando um nome para seu blog, verifique se este nome está disponível para criar perfil nas principais redes sociais do mundo. Eu sempre uso este site para verificar a disponibilidade dos nomes nas redes sociais: NameCheckr.
  • Gerador de nomes para blog: caso você esteja totalmente perdido e sem ideias para definir o nome do seu blog, existem sites de gerador de nomes para blogs! Eu sugiro você fazer alguns testes com estes: Bust A Name (meu preferido), Lean Domain Search, Impossibility, Spin XO.
  • Barra blog (/blog): No caso de empresas, fica muito mais fácil criar o endereço de um blog, pois toda essa dificuldade de encontrar um endereço disponível já foi enfrentada para registrar o site principal da empresa. Então, basta colocar um diretório para o blog, dentro do site atual da empresa. Recomendamos /blog. É assim que usamos o endereço do blog de marketing digital da 5seleto.
  • Blog Ponto (blog.): Em alguns casos, é muito útil que o blog esteja debaixo de um sub-domínio. O sub-domínio deve ser avaliado, pois os dados de acesso são vistos de forma diferente pelas ferramentas de estatísticas do site tipo Google Analytics. Então, não tome esta decisão sozinho, nós podemos ajudar, ok!? Um excelente exemplo é este blog/comunicadade criado pela American Express chamado Open Forum — vejam este post sobre a definição de um empreendedor.
  • Blogs de mercado: algumas empresas optam por criar blogs de mercado para que o conteúdo não receba o rótulo da empresa. Esta é uma estratégia interessante, mas isso é tema de outro artigo. O importante é que se você for criar um blog de mercado com endereço novo, você terá que encontrar um endereço bom e que esteja disponível. Este exemplo chamado Portal da Maquiagem é um excelente exemplo de um blog de mercado feito pela Avon.
  • Comprar sites com endereços relevantes: é muito comum, principalmente para empresas que querem um endereço de blog muito específicos que já está registrado por outras pessoas. Então, você deve encontrar os dados de contato e fazer uma proposta para comprar o site. Apenas verifique se o site não sofreu punição do google e etc.

Lembra que eu falei sobre DNS no passo anterior? Então, quando você for registrar um nome, o site vai pedir para você inserir o registro de DNS. Apenas cole o endereço que você recebeu do servidor de hospedagem. Se tiver dificuldade, pode me consultar ou consultar seu próprio servidor. Na maioria das vezes o próprio servidor possui um FAQ com um texto ou vídeo demonstrando como apontar o DNS do seu domínio para ele. Veja esse exemplo bem simples da Hostgator.

Parabéns! Você já tem um lugar para o blog e um endereço. Vamos escolher a plataforma do seu blog. Estamos indo bem!

Como fazer um blog, passo #3: Plataforma ou CMS

como fazer um blog do zero

Como criar um blog de sucesso no WordPress? Será que é possível?

Vou responder essa pergunta logo mais…

Este é o passo mais simples, pois a única plataforma para blog que eu vou sugerir é o WordPress. Por um trilhão de razões. Vou descrever apenas algumas.

Só existe uma excessão para o WordPress atualmente: fazer um blog com o COS da Hubspot. Mas se você não usa Hubsbpot, eu recomendo explicitamente que você use o WordPress para blogs pessoais e blogs corporativos.

Algumas empresas teimam em criar blogs do zero, escrever códigos para blog, desenvolver seu próprio CMS. Eu particularmente não gosto muito disso, pois na maioria esmagadora das vezes são blogs mais limitados que o wordpress, com menor liberdade de evoluções e menor velocidade de evoluções.

Então, praticamente todas as justificativas para usar um CMS próprio para o seu blog são argumentos fracos perto do que vou te falar aqui.

Mesmo quando falamos da segurança para WordPress, ele é uma das maiores referências, veja mais aqui.

Pare de ser teimoso e nos escute: WordPress ou Hubspot, ok? Obrigado! ;)

Não quero forçar a barra, então vou te dar dados para justificar esta sábia decisão! O site Built With tem uma pesquisa que diz que 49,6% de TODOS OS SITES DA INTERNET são construídos com WordPress. Entre os 100mil sites mais acessados da internet, este número cresce para 51,2% (veja o gráfico abaixo).

como fazer um blog do zero

Agora, se você é do tipo “São Tomé” que precisa ver para crer, aqui está uma lista de sites, de empresas amplamente reconhecidas, que usam o WordPress.

Então, sim! É possível criar um blog de sucesso no WordPress.

Assunto sobre plataforma está encerrado, beleza? Então vamos saber como usar o wordpress no seu blog. Lembra que falei sobre uma característica do servidor de hospedagem chamada: “Instalador automático”? Pois é! Agora você vai usar este recurso.

Entre no seu painel de controle e localize o seu instalador automático. No Hostgator por exemplo, ele fica neste cantinho, conforme mostra a imagem abaixo:

como fazer um blog do zero

Clique e selecione o WordPress. Indique o local que deve ser instalado. Para empresas, use a pasta /blog, para blogs pessoais, use a pasta principal (não precisa digitar nada).

Nos outros servidores, o processo é bem semelhante. Veja este vídeo de 1min que mostra como é fácil instalar o wrdpress no servidor Kinghost: https://www.youtube.com/watch?v=0Jzws9HWrlI

Agora você já pode começar a publicar textos no seu blog. Mas, dá para ficar ainda mais profissional. Vou te mostrar mais 2 passos fundamentais para seu blog ter sucesso.

Como fazer um blog, passo #4: Design do Blog

como fazer um blog do zero

Atrair uma visita para o seu blog é relativamente fácil, mas uma das coisas que faz esse visitante permanecer e voltar no seu blog, certamente é o design.

Estar acima da média não é suficiente para ter o sucesso que você busca. Você precisa ser o melhor! E para ser o melhor, você precisa de um design impressionante… não um “mais ou menos”. Ao pensar no desenho do seu blog, você precisa ter um objetivo. Então você irá conseguir um design que direciona o tráfego para suas páginas de conversão, que aumente a sua taxa de conversão e, mais importante, que torna a leitura do seu conteúdo ainda mais fácil.

O tamanho da letra é um dos fatores mais importantes. Eu sugiro entre 14px e 20px, dependendo da tipografia que você está usando. Até mesmo espaçamento entre as linhas, parágrafos (etc) são todas pequenas coisas que fazem parte do seu design. Esses elementos têm grande impacto para que o seu conteúdo seja lido pelas pessoas.

Existem algumas diferenças para design de blogs pessoais e design de blogs corporativos…

Design para blogs pessoais Design para blogs corporativos
  • Temas prontos: existe um grande atalho para quem precisa de melhorar a apresentação visual do seu blog em tempo recorde. É a utilização de temas profissionais. Como assim? Estou falando de mais uma vantagem de utilizar a plataforma WordPress para seu blog. O Worpress permite a instalação de “temas”, que são novos designs e composições visuais do WordPress. Você pode utilizar novos designs sem alterar a estrutura básica do WordPress. Geralmente eu recomendo esses dois sites, que tem muitas opções de temas SUPER profissionais: Theme Forest e Template Monster. Normalmente um tema custa aproximadamente R$150 (45$), mas vale muito a pena!
  • Design único: Para blog de empresas, eu também recomendo uso de temas. Normalmente é fácil encontrar temas que combinam completamente com linguagem visual do site atual da empresa. Mas, em certos casos específicos é necessário fazer a customização de um tema ou mesmo desenvolver um design do zero. Nestes casos, mais específicos, existe uma grande vantagem, você sempre pode enviar o seu design para galerias de design e pode receber links de referências e até mesmo prêmios.

Se você ainda está na onda do blog grátis, você precisa encontrar temas grátis para seu wordpress. Os temas gratuitos não são os melhores, mas dá para o gasto. Eu particularmente não recomendo — mas, pode salvar sua vida nos primeiros meses… A escolha é sua.

Pesquisei no Google temas grátis wordpress, veja os que encontrei:

Além do próprio site do wordpress: https://wordpress.org/themes/.

Com apenas uma busca simples já conseguimos centenas de opções de temas. Basta escolher o que mais tem a ver com o objetivo do seu site.

No entanto, se você já quer começar bem, recomendo o uso de temas wordpress profissionais, pois, além de designs super atrativos, suas funcionalidades e custo-benefício valem cada centavo investido. Veja essa lista com os 10 melhores temas para WordPress.

Como fazer um blog, passo #5: Conteúdo para blog

como fazer um blog do zero

Agora que seu blog já está no ar, wordpress instalado, design maravilhoso, está na hora de fazer o mais importante: escrever e publicar conteúdos.

Conteúdo para blogs pessoais Conteúdo para blogs corporativos
  • Começar a escrever: algumas pessoas preferem começar um blog escrevendo o conteúdo primeiro e depois escolhe um nome, endereço, instala wordpress e compra um tema. Isso é uma coisa inteligente, pois não adianta nada você fazer os 4 passos anteriores e não escrever conteúdo e publicar no seu blog. Então, escolha uma dúvida que seu público tenha e escreva um conteúdo sobre isso.
  • Você escrevendo conteúdo: em blogs pessoais, os leitores querem ver a cara de quem está escrevendo, por isso a sua personalidade é fundamental. Você deve também expôr seu ponto de vista sobre os assunto que você aborda. Apenas cuidado para não ser preconceituoso ou atingir de forma agressiva as outras pessoas. Antes de tudo, use o bom senso e o respeito em todos os conteúdos.
  • Convidar outras pessoas para escrever no seu blog: vai chegar um momento que você não tem mais o que falar sobre certos temas, ou até mesmo você vai sentir que não tem profundidade para comentar sobre certos tópicos relacionados ao seu tema principal. Então é hora de convidar pessoas para fazerem participações pontuais no seu blog ou até mesmo se tornarem colunistas frequêntes. Isso vai ajudar sua produção de conteúdo ser mais diversificada e atraente. Um cuidado importante ao convidar pessoas para participar é deixar claro o que elas vão ganhar com isso, se serão remuneradas ou não e também dirigir a linguagem do texto antes que elas escrevam. Assim o seu blog terá uma coerência de artigos e os leitores ficarão à vontade para ler textos de todos os autores. A relevância de um autor, se somará aos outros.
  • Autor principal: Um grande dúvida para blogs corporativos é: quem será o autor dos posts? A nossa sugestão é que você escolha o principal formador de opinião da sua empresa e atribua à ele, a maioria, se não todos os artigos. Isso vai aumentar a autoridade desta pessoa no mercado e consequentemente, ajudará nas vendas. Mas e se sua empresa não quer atribuir à uma pessoa específica? Existe a alterantiva de colocar “Equipe X”. Não é a melhor forma, mas pelo menos você resolve essa dúvida e coloca conteúdo relevante para o mercado. Muitas empresas ficam presas em questões como essa e não evoluem o projeto, deixando de ganhar muito dinheiro com o conteúdo que têm a oferecer.
  • Colaboradores: o conhecimento de uma empresa muitas vezes está no seu capital humano. Então, convidar os colaboradores da empresa para escrever textos é uma excelente alternativa! Principalmente quando você tem a política de atribuir créditos para o autor. A equipe fica muito empolgada e consegue atrair muita atenção para a sua empresa, pois todo cliente bom está buscando uma equipe especialista e qualificada.
  • Contratando empresas de conteúdo para blog corporativo: mas e quando os profissionais da sua empresa não têm tempo para escrever conteúdo? De fato, 67% dos profissionais sêniors dizem não ter tempo para criar conteúdo. Neste caso, é fundamental que você contrate um serviço de empresas de conteúdo. Um pacote básico chega a custar em torno de R$600 e pode ser a solução para sua estratégia de conteúdo funcionar. Nós recomendamos a Rock Content para isso.

Tutorial como fazer um blog está completo!

como fazer um post de sucesso

Eu disse que este tutorial era completo e fácil, mas não disse que era rápido, certo? Colocar um blog no ar da um certo trabalho. Quando você pega a prática, consegue coloca um blog pessoal no ar e configurar todas estas coisas em 1 ou 2 dias. Não é tão difícil assim para quem conhece. Um blog corporativo pode demorar um pouco mais, pelas características e particularidades. Em média, aqui na 5seleto conseguimos colocar um blog corporativo no ar em 15 dias. Se quiser contar com nossa ajuda, basta solicitar aqui.

Agora que seu blog já está no ar, wordpress instalado, design maravilhoso e conteúdo rolando, você pode observar os resultados! Visitas, comentários, elogios, pedidos de ajuda e orçamento e alguns $ reais entrando…

Em outro texto vou abordar maneiras específicas de como divulgar seu blog, ganhar dinheiro com blog e alcançar a liberdade financeira, mas primeiro é bom você já ter passado por isso e ter seu blog no ar, funcionando!

Qualquer pessoa ou empresa pode fazer um blog do zero e ter sucesso, aumentar sua vendas e ganhar dinheiro com blogs

como fazer um blog do zero

Criar um blog é apenas uma parte da estratégia de conteúdo para acelerar as vendas de uma empresa. Existem vários pontos que não foram relatados. Por isso, criamos um projeto especial para empresas e profissionais que acreditam no marketing de conteúdo como forma de acelerar as vendas.

Se você precisa de ajuda para gerar resultados no seu blog, entre em contato aqui. Temos vasta experiência em ajudar empresas e empreendedores individuais a aumentar seus resultados usando o blog como parte da estratégia.

Tenho certeza que este texto vai ajudar muitas pessoas, mas gostaria de saber se foi útil para você! Pode me escrever sobre isso. Outra coisa: se precisar de ajuda avançada para criar ou acelerar seus resultados com blog, me deixe saber aqui.

Adoro resultados financeiros

  • cafedonuts

    Escrevo profissionalmente e caso alguém precise de ajuda na confecção de conteúdo para sites profissionais / blogs / panfletos ou qualquer outra coisa estou a disposição pelo email cafedonuts@outlook.com

    Abraço!

  • Wagner FS

    Boa noite, muito legal seu artigo… Tenho dois Blogs “virais” em WP, o primeiro está muito salgado e já melhor no alexa, o segundo é novo e está muito ruim no alexa (na casa de 1,8 mi) a ideia era migrar do primeiro apra o segundo, mantenho um site no webs e estou pensando em manter o mais caro… embora tenha visto que o webs é muito bem posicionado…. Pela sua experiência um blog “começado do zero” tem como estar melhor rankiado que blogs virais? O fato do webs estar bem posicionado pode ser uma vantagem e vale a pena investir em uma conta paga , criando lá uma página de blog?

  • Alessandro Costa

    Cara,

    Achei muito maneiro tudo que escreveu. Quero criar in blog e agora sei exatamente por onde começar e terminar. Parabéns!

    Acho q posso precisar da sua ajuda em relação à futura rentabilidade, além de algumas dúvidas, pois quero fazer meu blog em Ingles e portugues. Qual o seu contato?

    Abs
    Alessandro

  • Olá, parabéns pelo excelente artigo com muitas informações importantíssimas para quem quer montar um blog de forma correta!

  • Tarso

    Belo artigo, Saulo! Bastante completo.

  • Marjana Silva

    Olá, gostaria de saber se é uma boa opção iniciar um blog com hospedagem grátis e, futuramente, caso necessário, migrar para uma hospedagem paga e de maior qualidade. Seria, basicamente, usar o mesmo domínio (caso seja domínio próprio) só que em outro site de hospedagem e, possivelmente, com design novo?

    E parabéns pelo artigo, muito bom!

  • Vanessa

    Muito bom o artigo. Tenho uma duvida. O que você diria sobre a hospedagem no godaddy?

  • Muito obrigado Tarso. Desejo sucesso no seu blog! Comece do zero, siga os meus passos. Vai dar certo!

  • Obrigado Vanessa. Eu não gosto da hospedagem do GoDaddy. Para mim, o melhor servidor para wordpress é este: https://wpengine.com/ — boa sorte no seu projeto.

  • Obrigado Marjana. Eu recomendo vc começar na plataforma do WordPress.com. É grátis e depois você consegue migrar facilmente. Abraços e sucesso.

  • Obrigado Ricardo. Conte comigo. Você tem um blog também?

  • Alessandro, sugiro vc conhecer meu curso online: lá estou falando sobre tudo isso. Com passo a passo e gravação da minha tela. Conheça mais neste link: http://5seleto.com.br/aulao/

  • Wagner, obrigado pelos comentários e elogios. Pela minha experiência, já consegui indexar páginas novas para palavras chaves bem concorridas. Mas isso depende de uma boa estrutura de código, técnicas de SEO on page e link building. Nada de black hat, ok? Então, se você usar as orientações corretas você conseguirá o resultado que espera. Mas é claro que isso depende de trabalho e de um certo tempo. O google não vai te colocar na primeira posição da noite para o dia. Boa sorte na sua jornada como blogueiro!

  • Wagner FS

    Olá, depois de ler seus artigos e fazer algumas pesquisas, comecei meu blog do ZERO e o resultado tem sido muito bom, mas o que seriam os “black hat” ?

  • Vanessa

    Muito grata Saulo, eu realmente fiquei na dúvida porque vi muitas reclamações, mas também elogios. Agora tenho certeza da minha escolha.

  • Olá Saulo, possuo blog também, caso queira conhecer deixarei o link:
    http://blogparainiciantes.com/

    Abraços e muito Sucesso!

  • Obrigado por compartilhar. Vi que sua página do facebook ainda está com poucas curtidas. Sugiro vc dar uma atenção para o social. Caso queira acelerar o número de visitas, me deixe saber. Grande abraço, S

  • Black hat são técnicas que ajudam seu site posicionar no google rapidamente, mas que de alguma maneira infringem as diretrizes do Google. Consegui esclarecer um pouco?

  • Obrigado por visitar e avaliar meu blog. O que recomenda para aumentar curtidas na minha fanpage?

  • Wagner FS

    Sim, obrigado.

  • Mariany Nardi

    Olá amigo, fiz a hospedagem no DialHost, por ter um bom servidor como você indicou, agora, sobre a Plataforma, não entendi muito bem como funciona, posso usar o DialHost para hospedagem e o wordpress para a Plataforma?

  • Paula Cristina

    Nossa nem sabia que tinha Hospedagem, me esclareceu muita coisa estou montando meu conteúdo e mês q vem ja vou lançar meu Blog amei as dicas viu!

  • diogenesjup

    Pode sim, a hospedagem é onde seu blog ficará “guardado”, a plataforma é o motor que faz o seu blog funcionar. Fazendo uma analogia com um carro, a hospedagem é a garagem, o plataforma o motor que faz ele funcionar. Se precisar de ajuda, pode conhecer esse site aqui ó https://www.helpblog.com.br
    Abraços

  • Regis

    Gostoso de ler, meus elogios Saulo, mas uma pergunta: De onde vêm o dinheiro para os bolsos de um blogueiro?
    Obrigado por esclarecer e não ser egoísta com as informações.

  • Itala Brandao

    Tudo, tudo, tudo, tudo muito bem elaborado, exatamente o que eu estava precisando. Muito obrigada e parabéns pelo artigo.

  • Obrigado pelo comentário, @itala_brandao:disqus

  • @disqus_2GJN4lCkSr:disqus o dinheiro vem de info produtos, publicidade, clientes e outras formas que você pode criar no seu blog. Obrigado pelas palavras e fique à vontade. Sempre vou compartilhar segredos valiosos aqui.

  • @disqus_ek2puIOi7y:disqus — hospedagem é algo essencial. Você pode começar com um plano básico, mas caso seu blog tenha sucesso, você vai precisar de planos avançados. Quando lançar o seu blog, por favor me envie o link! :)

  • @marianynardi:disqus — conforme dito pelo @diogenesjup:disqus você precisa de ter um lugar para colocar os arquivos do site. Para isso que serve a hospedagem. Então, me diga se entendeu e se posso ajudar em algo mais.

  • @ratide:disqus uma das melhores formas é fazer parceria com outras páginas no mesmo nicho e divulgar coisas interessantes para as pessoas em formatos de vídeo e etc. Outra ferramenta que eu recomendo você usar é uma chamada “Cinemagraph pro” — pesquise no google para vc ver que genial!

  • Isabela Casagrande dos Santos

    Valiosas dicas, estou pensando em criar um voltado para aqueles que estão estudando para vestibulares, enem ou simplesmente no ensino médio, no qual os próprios estudantes troque informações e experiencias e eu auxilie da melhor forma possível disponibilizando conteúdos e dicas. O blog seria uma boa alternativa para isso Saulo ?

  • Алексей Локтев

    Quanto a mim o mais perfeito é a plataforma Joomla. Ela não tem praticamente sem falhas, é fácil de usar e o mais importante, que tem um monte de tópicos sobre assuntos diferentes. Eu já me convenci visitando o site http://www.templatemonster.com/pt-br/temas-joomla/ e , onde e há temas em uma ampla gama de produtos.

  • Andre Luis

    Que legal,muito bom mesmo eu criei meu blog:
    http://sertanejacaipiraraiz.blogspot.com.br/

  • Carolline Hungaro

    Eu estava completamente perdida, só tinha as ideias do que queria fazer, só não sabia como. Agora tenho um direcionamento e, inclusive, mudei algumas ideias iniciais (como por exemplo o blog gratuito, já que eu não sabia como fazer um mais profissional). Agora há posso começar com um blog com bastante presença. Agradeço

  • detalhar

    Parabéns pelo artigo. Muito rico e explicativo. Acredito que muitas pessoas vão quebrar aquele conceito de que é difícil criar um blog. Hoje as ferramentas facilitam demais a vida dos usuários comuns. Fico feliz por poder compartilhar seus conhecimentos. Nossa agencia trabalha com desenvolvimento, mas estamos pretendendo lançar alguns treinamentos online, inclusive como criar um site ou blog com WordPress. O que você acha? Nosso web site é http://www.detalharweb.com.br

  • Melhor lugar para quem deseja aprender WordPress do zero é https://www.escolaninjawp.com.br. Recomendo