Como otimizar as visitas do site de sua IES

Você já se perguntou como é importante que os candidatos cheguem até a sua página?

Trazer os verdadeiros interessados em estudar na sua Instituição de Ensino pode ser o que separa esse candidato de ser um futuro aluno.

O que sempre digo é que um dos pontos mais importantes da estratégia de inbound marketing é a encontrabilidade.

De nada adianta escrever aquele conteúdo maravilhoso, cheio de fatos super importantes sobre sua faculdade mas ninguém consegue chegar até ele.

E isso pode ser frustrante, né?

Então, quer otimizar as visitas do site da instituição de ensino que você trabalha e, consequentemente, conquistar novos alunos?

Seu pedido é uma ordem!

Neste post, te ajudarei a escolher as palavras certas para o conteúdo do seu site, assim, você obterá tráfego orgânico de qualidade.

Você também descobrirá por que as palavras-chave são essenciais para a otimização nos mecanismos de busca.

Muito se fala sobre SEO, porém o segredo é combinar a produção de conteúdo relevante com as técnicas de otimização.

Por isso, acompanhe o nosso post e saiba como otimizar as visitas do site de sua IES!

Preparado?

 

Como otimizar as visitas do site de sua IES?

Uma coisa eu te falo: aquele candidato que procura por um conteúdo relevante e de qualidade, utiliza certos termos para orientar a sua busca.

Esses termos são aquelas famosas palavras-chave.

O aluno procura essas palavras em mecanismos de busca como o Google, Bing, e Yahoo e esperam encontrar soluções sobre um problema específico.

Da mesma forma, os mecanismos de buscas procuram apresentar para o usuário um resultado de alta relevância. Ou seja, palavras-chave certas — que são aquelas palavras usadas pelos seus candidatos ou alunos — aumentam as visitas do site.

Encontre a palavra-chave que você considera ideal para a sua instituição de ensino, e a partir dessa definição produza conteúdo em torno dela.

Digamos que a sua palavra-chave seja “EAD de administração”  – e, é claro que a gente espera que você esteja lá nas primeiras posições!

Essa é uma palavra-chave de cauda longa, que é um termo específico, que difere de uma palavra-chave curta e ampla, como por exemplo, a palavra-chave “EAD”.

Dessa maneira, crie um post com o seguinte título “5 Motivos para escolher um curso EAD de Administração”.

É bem mais específico, não é mesmo?

Com essa palavra-chave a sua chance de ranqueamento — aparecimento em mecanismos de buscas — é muito maior!

É por isso que é tão importante saber como escolher essas palavras.

 

escolhendo palavras chave para otimizar visitas

Como escolher as melhores palavras e ferramentas?

Cuidado com a escolha da palavra-chave. Como vimos, ela é muito importante para a posicionamento do seu blog ou site. Assim, existem algumas ferramentas que podem te ajudar a fazer isso. Veja abaixo 3 ferramentas que ajudam nessa escolha:

Planejador de palavras-chave do Google


otimizar visitas site Google Keyword Planner

Keyword Planner — planejador de palavras-chave do Google — é uma das principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

Ele permite a busca por novos termos e disponibiliza o volume relacionado de pesquisas.

Por ser uma ferramenta do Google Adwords, ela auxilia também na escolha de lances e orçamentos de campanhas.

Ponto pro Google!

 

Autocomplete da caixa de pesquisa do Google

 

otimizar-visitas-site-auto-complete

O autocomplete é aquela previsão de termos buscados no Google.

Ao inserir uma palavra-chave na caixa de pesquisa você recebe algumas sugestões de frases.

Por exemplo, ao escrever a palavra “instituição” logo abaixo aparecem os seguintes termos: “instituição certificadora”, “instituição de ensino” e “instituição financeira”. Esse recurso é ideal para a escolha de palavras-chave de cauda longa.

 

 

SEMrush

otimizar visitas site SEM Rush

Com o Semrush você será capaz de encontrar palavras-chave de qualidade, e além disso, monitorar a concorrência. Saberá também quais são as palavras que geram tráfego para um site específico, quanto os seus concorrentes gastam em anúncios do Google Adwords, e muito mais. Na versão paga você tem inúmeras funcionalidades.

O que fazer após a escolha da palavra-chave?

otimizar-visitas-site-palavra-chave

Após escolher a palavra-chave que orientará a produção do seu conteúdo, faça o seguinte:

  • Adicione a palavra-chave no título da página;
  • Utilize a palavra-chave na sua URL;
  • Insira no seu conteúdo: Introdução, intertítulos;
  • Inclua na meta description.

Depois disso, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais e e-mail. É importante que você já consiga impactar o maior número de interessados.

E posso te falar com a maior segurança que você irá conseguir atrair muito mais candidatos nas suas campanhas de vestibular.

Concluindo, o objetivo do nosso post foi ensinar como você pode otimizar as visitas do site de sua IES, e com isso atrair mais candidatos e transformá-los em alunos para a sua instituição de ensino.

Se você gostou deste post, continue o seu aprendizado e entenda mais sobre como construir sites otimizados e como encontrar a palavra-chave certa para os textos do seu blog!

 

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