Video Marketing: 5 dicas para a produção de conteúdo em vídeo para sua IES

O streaming já é uma realidade para a maioria dos usuários de internet, sendo possível usá-lo tanto no computador quanto no celular. Você já experimentou realizar uma produção de conteúdo em vídeo para a sua instituição de ensino superior (IES)?

O formato audiovisual permite entregar informações da maneira mais simples e direta, e várias pessoas já se acostumaram a passar horas diante do YouTube, conferindo todo tipo de material.

Então,  sua IES precisa aproveitar essa tendência. Independentemente do perfil de aluno buscado, é possível impactá-lo com o vídeo certo.

Veja, a seguir, 5 dicas para a produção de produção de conteúdo em vídeo na IES:

1. Produza conteúdo relevante

Se o seu objetivo é implementar uma produção de conteúdo em vídeo capaz de atrair potenciais alunos para a sua IES, esse material precisa ser relevante para essas pessoas. Como ter certeza disso? Basta estudar a fundo quais são as necessidades desse público.

Você pode usar vídeos para esclarecer dúvidas comuns, registrar a estrutura e as áreas da instituição, dar a palavra a professores e especialistas, entre outros. O ponto crucial é que seu material agregue valor a quem está assistindo.

2. Faça experimentos

Uma produção de conteúdo em vídeo tem diversas opções de formatos a serem explorados. Para ter certeza daqueles que conseguem trazer melhores retornos para a sua IES, você precisa testá-los.

Crie um planejamento em que fiquem previstos experimentos de vários tipos de vídeos. Entre as alternativas estão entrevistas, tutoriais, vlogs, reportagens, ficcionais, webinars, entre outros. A partir dos resultados, é possível saber aqueles que devem ter sua frequência aumentada em estratégias futuras.

3. Utilize bons equipamentos

Não é porque qualquer pessoa pode gravar vídeos usando o smartphone que a sua IES não deve contar com uma boa estrutura para esse trabalho. O seu público vai responder bem à qualidade, portanto esse tem que ser o seu objetivo.

Invista em equipamentos que consigam agregar valor ao seu resultado, como câmeras e iluminadores adequados. O produto final deve ter boa resolução, ser plenamente visível e permitir captura adequada de áudio.

4. Distribua seus vídeos

De nada adianta ter uma produção de conteúdo em vídeo de alta qualidade se seu material não é corretamente distribuído. Você precisa levar seus vídeos até o público, por diversos canais diferentes, para aumentar as suas chances de sucesso.

Felizmente, o marketing digital conta com vários meios para ajudar nisso. Você pode divulgar seus vídeos usando as redes sociais, e-mail, links patrocinados, posts pagos, entre outros.

5. Estude seus números

Como ter certeza da duração ideal para a sua produção de conteúdo em vídeo? Ou quais tipos de thumbnail funcional melhor? Cada particularidade deve ser determinada não por suposições, mas sim pelas suas métricas de resultados.

Depois de publicar alguns vídeos para sua IES, comece a analisar os números de performance deles e tente detectar padrões que determinem a preferência do público por determinadas escolhas.

Uma IES tem muito a ganhar com uma boa produção de conteúdo em vídeo. Mas, para isso, é necessário realizar um trabalho altamente estratégico que utilize todas as forças desse meio a favor da instituição.

Conheça bem o perfil do aluno que você pretende impactar e seja capaz de se adaptar de acordo com os retornos obtidos.

Essas dicas ajudaram a sua produção de conteúdo em vídeo? Então compartilhe nosso post em suas redes sociais!

Start typing and press Enter to search