Geração de leads para universidades: conheça diferentes tipos de ofertas

Carol Zanoti

Conseguir prospectar o maior número de possíveis alunos dentro do mercado educacional é uma tarefa muito importante para a sobrevivência das instituições de ensino. A geração de leads é concretizada com a finalização da matrícula de um novo aluno. Entretanto, o percurso percorrido até essa etapa requer um grande trabalho de conversão de vendas.

Quando criamos conteúdos valiosos para os visitantes do seu site, blogs e redes sociais, mantemos os leads interessados, nutridos até que reconheçam em você a universidade certa. Se isso é o que você procura, continue a leitura deste artigo, levantamos as melhores ofertas para esse objetivo!

Potenciais alunos para universidades

À medida que o ambiente online evoluiu e as empresas enxergaram sua importância para as vendas, o marketing educacional também precisou mudar. Mas como uma instituição de ensino prepara profissionais para estarem prontos para o mercado sem que ela mesma esteja de acordo com ele?

Existem diferentes meios que levam à conquista de novas oportunidades de negócio.

Criando um site intuitivo

O cliente percorrer toda a jornada de compra sem nunca entrar em contato com a empresa envolvida é um dos principais efeitos gerados pela internet. Isso é possível graças à quantidade de informações oferecidas aos potenciais clientes.

Desse modo, o acesso às informações do seu site deve ser fácil e prático, eliminando qualquer dificuldade de comunicação para alunos e os futuros alunos. O mesmo vale para a versão mobile, oferecendo o maior suporte possível para que a experiência do usuário seja positiva.

Informações relevantes

Os jovens brasileiros estão cada vez mais incertos em relação ao seu futuro. No entanto, auxiliá-los durante a escolha do curso, por exemplo, é uma forma de mostrar que a sua faculdade é a ideal para ele.

Além de manter seu público nutrido, quanto mais relevância sua instituição ganha, mais referente ela se torna. Com isso, você estará sempre na memória dos leads e sendo autoridade em diversos assuntos.

Público-alvo correto

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A busca da geração de leads está muito alinhada à segmentação e atendimento ao público-alvo. Quanto mais cursos uma universidade tiver, mais distinto seu público pode ser. Por exemplo, um aluno de direito é totalmente diferente de um aluno de farmácia. Assim, as estratégias de marketing precisam divergir para alcançá-los ao mesmo tempo. Utilizamos as buyer personas para fazer essa segmentação de forma ainda mais eficaz.

Estar presente em todos os canais possíveis é uma forma de se aproximar do seu público, entendendo mais quais são suas dores e, assim, definindo melhor as estratégias a serem tomadas para gerar leads.

Principais tipos de ofertas para geração de leads

Checklists

Se você acha que essa ferramenta está em desuso, pode ter certeza que está muito enganado! O checklist é um tipo de conteúdo prático, que pode ser oferecido em diferentes formatos e com vários tipos de conhecimentos aos leads. Podemos variar entre dicas para otimização da sua instituição, realização de atividades e aprofundamento de assuntos específicos.

Por exemplo, se um jovem está encerrando o segundo grau e tem interesse na área de exatas, podemos elencar os principais cursos para essa área e quais deles são oferecidos pela universidade. Assim, após escolher que carreira seguir, ele já conhece o local onde pode se graduar.

E-books

Provavelmente, é a ferramenta mais utilizada quando o assunto é gerar leads. Quem acompanha blogs já está acostumado com o tipo de conteúdo que o e-book proporciona. Sendo assim, investir nesse método é uma boa escolha a ser tomada.

O livro digital oferece aos usuários um conteúdo mais aprofundado, sendo um momento especial para que o lead avance nas etapas finais do funil de vendas. Um bom e-book deve aliar um conjunto de informações bem estruturado com um conteúdo gráfico dinâmico e coerente com o perfil do público.

Além disso, por se tratar de um material mais completo, passa-se a construir uma posição de autoridade no assunto tratado. Isso gera credibilidade com o público.

Webinars

Já pensou como seria útil um coordenador falar sobre determinado curso e esclarecer as dúvidas de possíveis futuros alunos? Os webinars podem ser utilizados para esse fim!

Esse conteúdo interativo vem conquistando cada vez mais espaço no inbound marketing. Através dele a audiência consegue interagir com os apresentadores. Isso possibilita um conhecimento aprofundado sobre um produto ou serviço e as soluções geradas por ele.

Além disso, essa técnica possibilita aumentar ainda mais a base de leads. Isso porque, para participar, é necessário que os interessados façam o cadastro e forneçam alguns dados, sendo um deles o e-mail.

Quanto mais webinars sua instituição realiza, mais ela se aproxima de seu público e torna-se mais conhecida e reconhecida como referência em determinado assunto.

Cursos

A cada dia que passa, mais a demanda sobre conhecimento cresce. Os cursos online são meios popularmente utilizados para atender esse objetivo. Se eles forem de livre acesso e gratuitos, os resultados tendem a ser mais positivos ainda.

Com uma boa estratégia, o poder de encantamento do lead é certo. Além de ciar uma boa imagem da instituição, esse lead passa a fazer parte do seu fluxo de nutrição, aumentando as chances de conversão.

Podcasts

Tendência crescente no Brasil, esse tipo de conteúdo divertido vem conquistando seu espaço no mercado. Como o maior público de universidades são jovens, utilizar recursos modernos e interessantes deve ser prioridade. O podcast é uma ótima opção nesse sentido.

Reúna alunos, professores e outros envolvidos para um bate-papo e disponibilize a conversa para os leads, permitindo que eles conheçam um pouco da sua instituição. É claro que aqui também é preciso de uma estratégia e um roteiro para que o foco não seja perdido.

São inúmeras as quantidades de ofertas para gerar conteúdos. No entanto, por mais benéficos que os resultados venham a ser, não podemos necessariamente nos limitar a um deles. Ao trabalhar com mais de um dos tipos, os resultados tendem a ser potencializados, aumentando o número de leads gerados.

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