O que é o KPI e como ele pode ser utilizado em sua universidade

Rodrigo Neiva

Será que você acompanha seus indicadores de resultado da maneira certa?

Antes disso, você sabe quais são os indicadores de performance que você deve seguir?

Muitas empresas apresentam os indicadores de desempenho como sendo a resposta para a mensuração dos resultados da empresa.

Porém, para que haja assertividade nessas estratégias, é necessário um planejamento prévio, que visa entender melhor os objetivos pretendidos.

Neste post, vou te apresentar:

  1. os conceitos de KPI (key performance indicator),
  2. as dicas para saber escolher os melhores indicadores,
  3. os benefícios para as empresas
  4. principalmente a aplicabilidade dessa estratégia no mercado educacional.

Um dos itens importantes para o sucesso desse indicador é o fato do envolvimento de todos os colaboradores em torno de um mesmo objetivo que, na realidade educacional, pode ser o sucesso nas campanhas de captação ou a retenção desses alunos até o final do curso.

Saiba como a captação de alunos interfere diretamente na retenção.

O que é KPI 

KPI é um termo de marketing extremamente importante para qualquer tipo de empresa.

A definição de KPI é:

Os KPIs são indicadores de desempenho de metas, que permitem um acompanhamento próximo e imediato dos resultados, mostrando se as estratégias estão no caminho certo e se o objetivo está sendo atingido.

Aplicados no universo do marketing digital, as informações fornecidas facilitam o acompanhamento dos projetos, principalmente quando é necessário comprovar os resultados para os gestores.

São uma forma muito eficiente de demonstrar o resultado do seu trabalho, mesmo para as pessoas que não tenham conhecimento técnico.

Veja aqui algumas métricas que você deve conhecer para iniciar uma campanha digital.

Os KPIs também são uma ótima forma de apresentar para os gestores quais são os resultados que você irá entregar durante o projeto.

Esse tipo de informação é muito importante quando se está tentando convencer o gestor de investir na estratégia.

Veja aqui como convenci o gestor de uma instituição de ensino a investir em Inbound Marketing.

Como escolher os KPIs corretos

Esse é o ponto principal de mensurar KPIs.

Para ter sucesso na escolha dos KPIs ideais para seu negócio, antes de tudo precisa ser definido o objetivo principal da ação e se é de relevância para a empresa.

Depois, será necessário verificar as possibilidades de mensuração dos resultados.

Essas análises prévias ajudam a entender que os bons indicadores são aqueles que mostram as oportunidades de negócio trazidas para a empresa, ou seja, o potencial de lucro.

Após essas definições, deverão ser definidos os indicadores primários e secundários.

Os primeiros não mostram resultados concretos, mas são fundamentais para o processo, e aqui podemos citar:

  • Visitas
  • Leads
  • Taxa de Conversão
  • Oportunidades para o comercial
  • Entre outros….

Já os secundários reforçam os primários e mostram os porquês, como:

  • Custo por leads (CPL)
  • Custo por aquisição de clientes (CAC)
  • Custo para retenção de clientes (CRC)
  • Retorno sobre o investimento (ROI)
  • Entre outros…

Vou usar um exemplo simples:

  • Digamos que o objetivo é captar novos alunos para a universidade.

O KPI primário seriam os leads e os secundários podem ser tráfego no Facebook ou blog e estratégias de palavras-chave e conteúdos relevantes.

Assim, os indicadores secundários dão resultados concretos sobre os primários e reforçam as estratégias da empresa.

Benefícios e resultados para a instituição de ensino

A instituição de ensino que adota estratégias de marketing digital tem um respaldo maior na mensuração de resultados de campanhas e novos investimentos, por meio da análise constante e próxima de desempenho dos KPIs.

Devido a essa possibilidade de mensuração e apresentação de resultados concretos, os investimentos em mídia digital conseguem mostrar se as ações da empresa estão no caminho certo.

Entenda como e porque você deve alinhar sua equipe de marketing e comercial integrando as estratégias de Inbound com seu software de CRM.

Uso dos KPIs para mercado educacional

O mercado educacional tem crescido muito, junto com ele crescem as estratégias de marketing digital para captação de alunos.

Devido ao fato de que é possível apresentar e comprovar resultados financeiros por meio do marketing digital, os responsáveis pelos departamentos de marketing ou comercial de uma universidade conseguem mostrar seu trabalho e conseguir o apoio dos gestores.

Além disso, investimentos em marketing digital melhoram o posicionamento da marca no mercado, pois trazem conteúdos interessantes e informações úteis para os candidatos em todas as fases do funil.

Os investimentos tradicionais traziam uma conversação unidirecional, ou seja, com os anúncios, apenas a universidade que ia atrás do aluno.

Investindo em estratégias como o Inbound, a conversa é bidirecional ou multi direcional, na medida em que o relacionamento com o candidato ou aluno é cultivado de maneira muito mais eficiente e personalizada.

Veja 5 razões para o Inbound Marketing ser eficaz para o mercado educacional.

Conclusão

Os KPIs são importantes para empresas de qualquer mercado.

Desde uma Startup até grandes grupos educacionais.

Por isso, pesquise e conheça as possibilidades de aplicar os KPIs em suas estratégias de marketing digital e dê um passo à frente de seus concorrentes no mercado.

Se você quer conhecer mais sobre as estratégias do Inbound Marketing, clique aqui para conhecer nosso guia de Inbound para iniciantes.

Queremos saber sua opinião sobre o assunto:

Já conhecia os KPIs?

Já adota alguma estratégia de mídias digitais em seu negócio?

Conte nos comentários!

 

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