Quais os melhores tamanhos de fotos para o site, blog e redes sociais da sua IES?

Se na década de 90 a maioria dos sites parecia um documento do Word, recheado de textos e um monte de espaços em branco, hoje a web se tornou um ambiente muito mais vivo, com imagens e vídeos capazes até de interagir com os usuários. No entanto, esse leque de opções também trouxe novas questões, como descobrir os tamanhos de fotos exatos para cada rede social e cada página que criamos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você encontrar os melhores tamanhos de fotos para a sua IES. Confira!

Entendendo o dpi

A primeira coisa que é preciso entender ao trabalhar com imagens geradas por computador é o dpi. Sigla de Dots Per Inch (pontos por polegada), o dpi é a medida de densidade da composição de uma imagem. Ficou perdido? Então vamos explicar melhor.

Cada imagem digital é composta por pequeninos pontos chamados pixels e a quantidade de pixels por polegada pode ajudar a melhorar ou piorar a qualidade dessa imagem.

Porém, quando lidamos com fotos para a internet, as vemos apenas no monitor. Por isso, não precisamos de um número imenso de pixels para deixá-las com uma boa qualidade — diferente do que acontece com os materiais impressos, por exemplo.

Assim, uma resolução de 72 a 100 dpis já é o suficiente para ter uma imagem de boa qualidade e que não fique muito pesada para carregar num site ou rede social.

Os tamanhos de fotos ideais para as redes sociais

Bem, se com os dpis nós cuidamos do tamanho digital de uma imagem (em bytes ou megas), com as redes sociais também devemos tomar cuidado com o tamanho em dimensões das fotos e desenhos — que você pode editar em programas como o já famoso Photoshop.

No Facebook e no Twitter, por exemplo, temos um espaço pré-definido onde entram as imagens na timeline. Por isso, é preciso ficar esperto para que as  informações entrem ali sem que a leitura fique prejudicada. Então, basta conhecer o tamanho padrão para cada uma dessas redes.

Facebook

Imagem de capa:

  • mínimo 851 x 315 pixels.

Imagem de perfil (avatar)

  • mínimo 180 x 180 pixels (original);
  • 160 x 160 pixels (reduzida);
  • 40 x 40 pixels (miniatura).

Imagens de posts

  • tamanho máximo exibido no Facebook: 960 x 720 pixels;
  • tamanho máximo para timeline de FanPage: 504 x 504 pixels.

Twitter

Imagem de perfil (avatar):

  • 200 x 200 pixels (miniatura);
  • 400 x 400 pixels (original).

Imagem de capa:

  • 1500 x 500 pixels.

Imagens compartilhadas:

  • 506 x (variável) pixels.

Imagens recentes:

  • 150 x 150 pixels.

Como deixar as fotos boas e leves para o seu site

Bem, já mostramos por aqui a importância de calcular o peso de uma imagem para a web e a dimensão ideal para cada rede social.

E em todos esses casos é possível “cortar” e reduzir o tamanho das fotos usando apenas programas de edição de imagem.

Já no caso de fotos para um site, além de ficar de olho nesses dois pontos (peso e dimensão), é muito importante também ter um bom código funcionando por trás do site para que ele ajude a entregar a foto com as melhores definições para aquele local onde ela será visualizada.

Ou seja: se o seu site tiver uma boa programação funcionando por trás, é possível entender quando alguém está acessando através de um celular ou computador. Com isso,  ele pode mostrar para o usuário a imagem com o tamanho ideal para aquela tela — fazendo com que ele economize até mesmo seu pacote de dados.

Mas, por ser algo mais técnico, isso deve ser conferido com os profissionais de TI responsáveis pela página, deixando para você apenas a necessidade de cortar uma foto com o tamanho e peso ideal para a web.

Pronto, agora você já conhece os tamanhos de fotos ideais para os canais digitais da sua IES.
É hora de encontrar as melhores fotos e colocar a mão na massa!

Gostou do nosso post? Quer saber mais dicas sobre tamanhos de fotos e marketing digital? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro!

Start typing and press Enter to search