Saiba como motivar a equipe de vendas e captar mais alunos

A motivação é algo individual, que pode surgir para uns sob circunstâncias diferentes em comparação a outros. Isso não significa, porém, que não há nada que a empresa possa fazer para motivar a equipe de vendas.

Muito pelo contrário: a instituição de ensino pode oferecer as condições perfeitas para os vendedores se sentirem engajados e captarem mais alunos.

Pensando em ajudar você a alcançar esse objetivo, preparamos este post com 5 dicas práticas de como motivar a equipe de vendas.

Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

1. Invista em treinamentos e capacitações

O que os gestores de vendas muitas vezes esquecem de considerar é que motivar não é uma simples maneira de reparar os danos que a desmotivação causa. Na verdade, esse é um trabalho de longo prazo que deve ser realizado desde o início, começando pelo treinamento.

Um treinamento bem elaborado, que antecipe dúvidas e/ou problemas, defina o público-alvo de maneira clara e que apresente técnicas de vendas eficientes pode fazer maravilhas pelos vendedores.

Isso porque a capacitação promove um aumento na segurança e na autoestima em relação às próprias capacidades dos vendedores, e, é claro, os ajuda a melhorar seus resultados devido ao leque de técnicas, estratégias e abordagens aprendidas para realizar a captação — o que se reflete em mais reconhecimento e premiações posteriores.

2. Disponibilize os recursos necessários

Tão importante quanto o treinamento em si é disponibilizar os melhores recursos para que a equipe seja capaz de realizar sua função plenamente. Afinal, nada mais frustrante do que não conseguir atingir uma meta por falta de recursos.

Até porque, isso denota negligência e falta de preocupação da gestão para com a equipe, o que gera insatisfação — ou seja, é definitivamente uma situação que deve ser evitada.

3. Alinhe metas, objetivos e a cultura da IES com a equipe de vendas

Um erro muito recorrente dos gestores das IES em relação à equipe de vendas é tratá-la como um setor não-essencial em comparação ao trabalho realizado dentro da instituição e privá-la de informações importantes como metas, objetivos e a cultura organizacional da empresa.

Essa atitude prejudica diretamente a captação, pois além de fazer com que a equipe se sinta excluída do time, somente quando o vendedor conhece todos os aspectos de seu produto e acredita nele é que sua venda se torna efetiva.

Sendo assim, mantenha os objetivos e as metas da sua equipe e da empresa alinhados desde a contratação, e consiga, assim, engajar e motivar sua equipe de vendas.

4. Faça campanhas de incentivo e de reconhecimento

Criar campanhas de incentivo e de reconhecimento voltadas especificamente para a equipe de vendas pode elevar a motivação dos colaboradores e se refletir nos melhores resultados de captação. O melhor é que cada campanha pode ser criada tendo como base os recursos que a própria IES dispõe.

Seja com bolsas de estudo na própria instituição, bônus em dinheiro ou mesmo brindes com o logo da marca, o importante é pensar sempre em como ajudar a equipe a querer superar seus resultados e se manter feliz com seu trabalho sempre.

5. Realize reuniões de resultados em prol de motivar a equipe de vendas

Realizar reuniões semanal ou quinzenalmente é mais do que somente um bom controle de resultados: também dá à equipe a oportunidade de falar sobre suas necessidades e tirar dúvidas. Quando a IES mostra que se importa em ouvir o que a equipe tem a dizer, isso se reflete em engajamento e motivação.

Agora que você sabe exatamente como motivar a equipe de vendas, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Start typing and press Enter to search