Qual a importância da pesquisa NPS para sua IES?

Se você quer descobrir a opinião dos alunos em relação à sua IES, provavelmente pensou em fazer uma pesquisa de mercado ou usar do CRM (Customer Relationship Management). Apesar de as duas metodologias apresentarem bons resultados, também existe outra forma bastante: a pesquisa NPS (Net Promoter Score).

“De 0 a 10, qual a nota que você daria para a nossa instituição?”. Com essa simples pergunta, você consegue reunir os dados necessários para fazer uma análise de marketing digital minuciosa a respeito de seu negócio.

Confira mais sobre o assunto em nosso post de hoje!

Pesquisa NPS: um sistema intuitivo e fácil de usar

Como vimos, o sistema é composto por uma pergunta objetiva, além de uma fórmula bastante simples:

NPS = % clientes promotores – % clientes detratores

Clientes que respondem entre 0 e 6 são conhecidos como detratores. Aqueles que marcam entre 7 e 8 são os usuários neutros da marca. Por fim, os que avaliam a empresa com notas entre 9 a 10 são os chamados promotores.

Depois de realizado o cálculo, basta compararmos o resultado em uma escala que varia de -100 a 100. A partir disso, descobrirmos qual é a situação da empresa de uma forma geral. Qualquer um pode usar a pesquisa NPS!

Pesquisa NPS: resultados

Produza informações relevantes para a tomada de decisão

A simplicidade não quer dizer que a ferramenta seja ineficaz: muito pelo contrário! A classificação da escala varia entre o NPS Excelente, o NPS Qualidade, o NPS Aperfeiçoamento e o NPS Crítico.

Em cada um desses quadrantes, é possível determinar com clareza qual tipo de ação a sua empresa deve priorizar — tanto em relação ao marketing quanto ao atendimento.

Garanta a personalização das ações de marketing e vendas

Além de classificar a empresa, o NPS também busca a classificação dos próprios clientes entre promotores, neutros ou detratores. Assim, é possível personalizar ações de marketing e vendas focadas em cada um dos três grupos!

Essa é uma das chaves para garantir o retorno de clientes para a empresa (detratores), conquistar a sua fidelização (neutros) ou reforçar o relacionamento (promotores). Com isso, o gestor consegue uma cartela de clientes mais sólida, o que é essencial para o negócio a médio e longo prazo — e para captar mais alunos também.

Melhore os resultados da organização

Agilidade, informações relevantes e personalização: com o NPS, o gestor garante a melhoria dos resultados de toda a organização. Assim, ele consegue atender a todos os KPIs (indicadores-chave de desempenho) com excelência.

Com a informação trazida pela pesquisa NPS, é possível garantir a excelência e o cumprimento de todas as metas da empresa.

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