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  • Postado por Equipe 5seleto 24 ago

Storytelling: aprenda a contar histórias e captar alunos facilmente

Neste post, vamos falar sobre storytelling, palavra em inglês que está relacionada a uma narrativa. Storytelling significa “contar uma história” e, claro, é preciso que ela seja relevante e que cative as pessoas.

Há muitas empresas que trabalham seu marketing por meio de storytelling em campanhas, utilizando até fotografias e anúncios. Então, criamos um post para que você aprenda a captar alunos através dessa nova modalidade de marketing.

Histórias são capazes de entreter e conquistar as pessoas, principalmente se bem elaboradas. Assim, elas podem trazer muitos benefícios para sua instituição de ensino. Vamos lá?

Por que devo usar storytelling em minha IES?

Quando um aluno conta uma história positiva sobre sua experiência na faculdade, a instituição é vista com mais credibilidade pelos futuros candidatos. Uma história bem contada e real pode cativar, educar e gerar vendas.

O fenômeno das redes sociais,  que são voltadas para que pessoas compartilhem suas histórias, está aí para ser aproveitado. Uma boa história tem mais capacidade de chamar a atenção nesses canais.

Antes de começar, sua instituição deve saber que mensagem ela quer passar para seu público.

Tendo isso em mente, confira algumas dicas de como contar histórias para captar alunos:

Defina seu objetivo

Como já dissemos, antes de tudo, a instituição deve definir qual mensagem ela quer passar para seu público. Pessoas gostam de histórias de superação e sucesso e que tragam uma conclusão clara.

Contar uma história na qual um determinado aluno transformou sua vida através da educação pode gerar uma audiência positiva para sua instituição, porque isso faz com que a audiência crie empatia com o estudante que  a narra.

Escolha um personagem

Histórias de sucesso sempre têm um personagem heroico, alguém que foi capaz de vencer as dificuldades e alcançar um fim positivo. Esse personagem deve ser alguém com quem o público possa se identificar, preferencialmente a nível social, cultural e econômico.

Sempre fale a verdade

Se a intenção é captar e reter alunos por meio de storytelling, conte sempre a verdade.

Não fale de números que não representam a realidade da faculdade, muito menos sobre tecnologias que ela ainda não utilize. Também não é adequado citar modelos acadêmicos que a instituição não siga.

Selecione os pontos positivos da faculdade e os organize de forma a virar uma história interessante e coerente.

Cause impacto visual e emocional

Se sua instituição de ensino dá cursos voltados para a área da saúde, mostre os laboratórios e clínicas destinados às aulas.

Faça um vídeo mostrando como é feito o atendimento a pacientes, mostrando os benefícios que a instituição traz à comunidade, como tratamentos gratuitos.

Se os cursos contemplam outras áreas, mostre também os ambientes e as atividades que neles são desenvolvidas.

Mostre dados

Fale da quantidade de alunos que se formaram, de egressos que conseguiram uma vaga no mercado de trabalho e outros casos bem-sucedidos.

Também é válido contar quantos pacientes foram beneficiados através dos tratamentos ou outros serviços gratuitos oferecidos por sua IES.

Crie um bom roteiro para sua storytelling

Esta é a parte mais importante na criação de sua storytelling.

Como nos filmes, o roteiro é a peça principal de cada produção. Afinal, não adianta sua história ter bons atores, bons personagens e efeitos visuais impactantes se ela tiver um roteiro fraco, que não seja capaz de atrair a atenção do público.

A história deve ser bem estruturada, para que não perca seu propósito de vista e acabe virando uma narrativa sem sentido. A clareza e objetividade são fundamentais.

Todas as histórias de sucesso têm um bom enredo e prendem a atenção do público.

Elas têm o poder de fazer com que ele se apaixone pela história, a compartilhe com amigos e familiares. Isso acontece ainda mais  se a realidade apresentada lhe parecer próxima de seu alcance e lhe inspirar.

Você tem mais alguma dica de como criar uma storytelling para instituição de ensino? Tem alguma experiência que gostaria de compartilhar comigo? Deixe seu comentário no post!