Quanto mais competitivo é um mercado, mais as empresas precisam buscar e testar novas técnicas para conseguir se diferenciar dos concorrentes. No mercado educacional, as instituições de ensino superior privadas precisam se desdobrar para captar mais alunos e encher as turmas dos seus cursos. Este texto foi desenvolvido justamente para ajudar sua IES a captar e reter mais alunos, utilizando tendências de conteúdos educacionais focados nas necessidades dos seus alunos.
No nosso último texto, apresentamos 4 conteúdos educacionais importantes para os candidatos da sua instituição de ensino superior. As tendências de conteúdos educacionais apresentadas são fundamentais para ajudar seus futuros alunos a tomarem uma decisão mais consciente.
Nesta segunda parte, vamos demonstrar as outras 6 tendências de conteúdos educacionais para captação de alunos em 2016, além de demonstrar como esses materiais devem ser entregues para seus alunos. Afinal, não adianta nada possuir excelentes conteúdos se eles não chegarem para o público alvo, não é mesmo?
Conheça, agora, 6 tendências de conteúdos educacionais para que seus futuros alunos tenham todas as informações necessárias para tomarem a decisão certa.
Tendências de conteúdos educacionais #1 – Bolsas de estudo, convênios de estágios e participação no mercado de trabalho
Esses iniciativas se relacionam diretamente com o que foi dito no primeiro texto sobre financiamento.
Claro, seus alunos podem ir até sua secretaria e perguntar sobre esses assuntos. Mas imagine o potencial de diferenciação da sua IES para o mercado se todos os possíveis alunos tivessem conhecimento desses atributos antes de se matricularem.
Desenvolva e certifique que todos os alunos e futuros alunos recebam conteúdos educacionais que falem sobre todas as possibilidades de bolsa de estudo que sua instituição oferece, como eles podem conseguir a bolsa e o que precisam para isso.
[blockquote background=”#FAFAFA”]Dica de captação e retenção de alunos: você pode garantir que todos os candidatos leram um certo conteúdo, utilizando ferramentas de automação de marketing via e-mail! É isso que fazemos para nossos clientes. Assim que captamos um interessado em um curso, ele é inserido em uma ferramenta de automação de marketing para receber uma sequência de e-mails, que são enviados automaticamente. Assim, garantimos que ele teve acesso aos melhores e mais importantes conteúdos sobre a IES dos nossos clientes, para ajudar os pontenciais alunos a tomarem boas decisões e escolher sua instituição. Clique aqui para saber mais.[/blockquote] Conteúdos educacionais que falam sobre convênios com empresas para estágios também são fundamentais. Sua IES tem muito a ganhar mostrando como os alunos ganham experiência de mercado e possibilidades de de conseguir emprego em uma empresa parceira da faculdade onde estuda.Se sua instituição não possui esses diferenciais, é muito importante desenvolver iniciativas do tipo.
Mas se ela tem programas de bolsa e estágio, não deixe de desenvolver e divulgar conteúdos educacionais que destaquem todas essas possibilidades.
Exemplo real:
Experimente buscar no Google a seguinte pergunta “Como conseguir bolsa de estudos?”.
Logo nos primeiros resultados da busca, aparece este link da Universidade FUMEC.
O conteúdo é bem simples, mas demonstra todas as formas com que o aluno pode conseguir bolsas na instituição. O mais importante é que foi um dos primeiros resultados na pequisa do Google. Ou seja, se um candidato estivesse em dúvida entre escolher a FUMEC e IES, ele provavelmente leria o artigo da universidade de Belo Horizonte.
Tendências de conteúdos educacionais #2 – Atividades extras
Veja se o seguinte cenário se encaixa na realidade da sua IES: anos de planejamento e arrecadação de recursos para desenvolver um campus amplo cheio de opções de atividades, sejam elas esportivas, artísticas, culturais, etc.
Tudo isso foi construído para fornecer o melhor ambiente possível para seus alunos. E acaba que tantas atividades acabam perdendo seu valor por não ter uma boa divulgação. Ou seja, os possíveis alunos que estão decidindo se irão escolher sua IES não conhecem essa estrutura.
Por isso, é necessário que sejam produzidos conteúdos educacionais para atrair alunos interessados num ambiente acadêmico com esse tipo de opção. Divulgando o incentivo ao esporte, sua IES, não só atrairá mais alunos, como também pode obter incentivos do governo, como deduções na carga tributária.
Se forem bem exploradas pelo marketing, atividades artísticas e culturais também são excelentes oportunidades para atrair novas oportunidades de captação para a IES.
Além dessas iniciativas, outro ponto que a maioria das instituições peca é por não divulgarem Diretórios Acadêmicos (DAs) e o Diretório Central Estudantil (DCE) de forma correta. Além de serem espaços de convivência, esses órgãos têm muita importância para a a rotina dos alunos, pois representam os interesses deles perante a IES.
Viu só como há vários atributos da sua IES que têm grande potencial para gerar resultados positivos?
Tendências de conteúdos educacionais #3 – Benefícios e oportunidades para os alunos
Alguns recursos oferecidos pela instituição podem ajudar bastante os alunos. Descontos em livros, carteira de estudante e serviços realizados no campus são alguns exemplos de benefícios que são bastante valorizados pelos jovens e devem ser explorados.
Outra iniciativa bastante válida é divulgar vagas em repúblicas da faculdade e de transporte universitário, para ajudar alunos que moram longe do campus ou que estão dispostos a sair de outra cidade para se matricular em sua IES.
Assim, é fundamental desenvolver conteúdos educacionais para que os candidatos conheçam todos esses recursos.Isso pode ser um grande diferencial, tanto na captação quanto na retenção de alunos.
Tendências de conteúdos educacionais #4 – Pessoas importantes e bem sucedidas que já estudaram na IES
Hoje, quando você vai procurar um serviço para investir, ter cases de sucesso é uma parte fundamental para que uma empresa se diferencie no mercado, não é mesmo?
O mesmo acontece quando um aluno procura uma instituição. Desenvolver conteúdos educacionais, com testemunhos de ex-alunos bem sucedidas, é um diferencial muito grande para os candidatos.
Isso se deve principalmente porque o sucesso dessas pessoas começou a ser criado na universidade que estudaram.
Eles podem nem saber quem são essas pessoas, mas certamente vão conhecer as empresas que eles trabalham ou que eles criaram.
Cases de sucesso sempre geram segurança na hora de tomar uma decisão. Portanto, quanto melhores forem as experiências dos ex-alunos da sua IES, mais seus futuros alunos estarão confiantes que estão tomando uma boa decisão.
[blockquote background=”#FAFAFA”]E tem mais: nós acreditamos mais na mensagem de pessoas do que na mensagem das marcas. Uma pessoa falando a seu favor vale mais do que o seu anúncio mais premiado![/blockquote]Tendências de conteúdos educacionais #5 – Lista de livros que os alunos precisam de ler
A universidade de Harvard, possui uma lista de livros que os alunos precisam ler antes de estudar na instituição. Os livros variam de curso para curso. Mas o ponto principal é que os livros ajudam a demonstrar o que a instituição busca desenvolver em seus alunos.
Os valores que devem ser fomentados durante a vida acadêmica dos estudantes são fundamentais, e uma lista com indicações de livros é uma excelente forma de fazer isso.
Desenvolva um conteúdo educacional para seus futuros alunos se identificarem com os valores da sua IES: liderança, desenvolvimento do talento individual, economia global, empreendedorismo, entre vários outros assuntos
A lista não precisa ser longa – nem mesmo obrigatória. A iniciativa já será válida, se servir como indicação que demonstre o que a instituição espera desenvolver no aluno.
Tendências de conteúdos educacionais #6 – Se o aluno tiver dificuldades durante o curso
Tudo seria ótimo se os estudantes entrassem na instituição e formassem no tempo do curso, sem nenhum problema durante o percurso acadêmico.
Mas não é isso que acontece na maioria dos casos. Todos nós temos problemas e o mesmo acontece com seus alunos.
Por isso, é muito importante que, mesmo antes de entrar na instituição, o candidato saiba o que ele deve fazer se algo der errado.
Sabemos que as principais causas de evasão de alunos são:
- Localização: causa dificuldade para chegar à instituição e acaba fazendo com que o aluno falte (baixa frequência);
- Preço das Mensalidades: causa dificuldade de pagamento (inadimplência);
- Capacidade do aluno: causa dificuldade de tirar boas notas e ser aprovado (repetência);
- Desinteresse do aluno: causa dificuldade de enxergar valor.
Desenvolver conteúdos educacionais para solucionar as dificuldades que os alunos possuem durante o curso é fundamental para aumentar a taxa de retenção da sua IES.
Quanto mais o aluno está ciente do que fazer quando algo der errado, menor a possibilidade dele se sentir frustrado ou decepcionado com a instituição.
Portanto, analise os casos que já acontecerem e que estão acontecendo na sua IES. Quais estão sendo as dificuldades dos seus alunos? Eles estão tendo dificuldades de se manter adimplentes ou estão trocando de curso, sem saber muito bem o que esperam da faculdade?
Desenvolvendo os passos anteriores desse texto, com certeza suas ocorrências de problemas diminuirão.
Mas para tratar as que acontecem, você deve ter e divulgar conteúdos para seus candidatos, instruindo-os sobre o que fazer quando algo der errado.
Se seus alunos estiverem tendo dificuldade para pagar as mensalidades, eles deve conhecer os planos de financiamento ou as oportunidades de bolsa de estudos.
Outro ponto que pode ajudar seu aluno é demonstrar o programa de parceiros para estágio da sua IES. Um aluno que trabalha, tende a ter mais condições para pagar as mensalidades.
Quando os alunos estão trocando muito de curso, sem saber muito bem o que querem, sua IES deve produzir conteúdos educacionais voltados para testes de aptidão e inclinação profissional, além de demonstrar exatamente o que eles devem esperar da vida acadêmica.
Um candidato que tem muitas informações sobre o que ele vai estudar e das habilidades que vai desenvolver no curso, está muito mais capacitado para tomar uma boa decisão.
Não adianta apenas possuir todas as tendências de conteúdos educacionais, seus alunos precisam conhecer os conteúdos
Qual a vantagem de possuir um grande volume de excelentes conteúdos, sem que estes estejam chegando para quem realmente interessa?
É fundamental desenvolver uma estratégia de relacionamento com os canidatos e os alunos, para que eles tenham acesso às informações.
Para isso, você precisa estar nos mesmos lugares em eles estão, e de preferência falando a mesma linguagem que eles falam.
Portanto, um estudo de personas é tão importante para definir exatamente onde e como conversar com seus alunos. Saiba como desenvolver um estudo de personas aqui: como montar a buyer persona da sua empresa.
Qualquer IES é capaz de desenvolver conteúdos educacionais para captar e reter mais alunos
Seguindo os passos deste texto, sua IES terá muito mais informações para entregar aos seus alunos e candidatos, deixando-os muito mais confiantes e informados para tomarem a decisão que seja melhor para eles.
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