O Google lançou ontem, dia 26 de outubro, seu novo algorítmo Google RankBrain que utiliza inteligência artificial para entregar os resultados de busca.
Bem que Marty McFly e o Professor Brown previram: o futuro chegou!
Você sabia que apenas 15% das buscas diárias do Google são novas?
Os outros 85% são buscas repetidas que os usuários fazem.
Analisando esses números o Google desenvolveu o novo RankBrain.
Está curioso para saber como ele funciona? Será que é revolucionador?
Nós estudamos o anúncio da Bloomberg e veja o que descobrimos:
O que é RankBrain
RankBrain é o nome do novo sistema de busca do Google que utiliza inteligência artificial e machine learning (maquinas aprendendo sozinhas) que ajuda a processar os resultados das buscas.
O que é machine learning?
É quando o computador ensina a si mesmo como fazer alguma coisa, ao invés de serem programados por humanos. Impressionante, né?
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial que estamos falando aqui, não é quando a inteligência de um computador pode ser equiparada à inteligência de um ser humano.
A inteligência artificial é usada para fazer referência à sistemas de computador que podem aprender e fazer novas conexões.
Qual a diferença entre machine learning e inteligência artificial?
No RankBrain, as definições ainda parecem ser bem similares. Você pode acabar ouvindo que machine learning é o tipo de inteligência de artificial que o RankBrain está utilizando.
RankBrain é a nova forma que o Google utiliza para indexar os resultados?
Não!
RankBrain é apenas mais uma parte do imenso algoritmo de busca do Google chamado Humminbird Search Algorithm.
O RankBrain é apenas mais uma engrenagem nesse motor de buscas.
Isso foi o que entendemos, pois o RankBrain não estará presente em todas as buscas, apenas em uma parte delas.
Veja algumas das outras engrenagens que compõem o motor de buscas do Google:
- SEO: Panda, Penguin, PayDay
- Local SEO: Pigeon
- Rebaixar páginas de Spam: Top Heavy
- Responsivo: Mobile Friendly
O que o RankBrain faz?
É usado principalmente para ajudar os motores de busca a interpretar as pesquisas por páginas que não contém exatamente as mesmas palavras da busca.
Mas isso já não acontecia antes?
Sim, há muito tempo o Google já identificava as buscas além dos termos exatos.
Então como o RankBrain ajudará a melhorar os resultados de busca?
Bom, o Google recebe cerca de 3 bilhões de buscas por dia!
A maioria dessas buscas são repetidas, mas os 15% de novas pesquisas diárias representam 450 milhões de buscas.
É um número imenso de novas informações sendo recebidas todos os dias.
Entre essas novas buscas, estão pesquisas complexas com diversas palavras. Esse tipo de consulta também é chamado de long-tail.
O RankBrain foi projetado para ajudar a interpretar melhor essas pesquisas entregando os melhores resultados de busca para o usuário.
Ele pode ver padrões entre pesquisas complexas, que aparentemente são desconexas, e entender qual é a semelhança entre elas.
O aprendizado, permite que o algoritmo possa compreender melhor futuras pesquisas complexas e se elas estão relacionadas a algum tema específico.
O RankBrain pode, então, associar os grupos de pesquisa com resultados que ele julga ser mais adequados para o usuário.
RankBrain é o terceiro fator mais importante das buscas no Google?
Isso mesmo.
O Google possui centenas de fatores para determinar a relevância e indexação de cada página.
O novo sistema RankBrain se tornou o terceiro maior fator de relevância para as buscas, de acordo com o artigo da Bloomberg:
“Nos poucos meses em que foi implantado, o RankBrain se tornou o terceiro fator mais importante de contribuição para os resultados de uma busca. Disse, Corrado.”
Veja um exemplo do RankBrain:
O artigo da Bloomberg utilizou um exemplo de busca que supostamente está sendo utilizado o RankBrain:
What’s the title of the consumer at the highest level of a food chain
A tradução dessa busca é:
“Qual é o título do consumidor no nível mais elevado da cadeia alimentar”
O termo “consumidor” pode ser uma referência para clientes ou alguém que compra alguma coisa.
Porém, em termos científicos, é algo que consome comida.
Há também níveis de consumidores em uma cadeia alimentar.
E qual é o consumidor de mais alto nível na cadeia alimentar?
O título dele é “predador”.
Quando essa busca é jogada no Google, os resultados são bons, mesmo com essa busca não específica:
Agora, veja como os resultados são parecido quando realizamos uma busca mais específica como:
“Nível superior da cadeia alimentar”
Imagine que o RankBrain está conectando a busca original e complexa, com essa segunda busca bem mais específica.
O algorítimo entende que elas são similares e como resultado, o Google pode aproveitar tudo o que sabe sobre a busca mais comum e específica para entregar ao usuário que realizou a busca complexa e incomum.
Deixando claro que isso é apenas um exemplo, não quer dizer que o Google realmente está conectando essas duas buscas.
É apenas uma forma de mostrar a ideia por trás do RankBrain.
Mais um exemplo:
Outro exemplo que o Google disponibilizou foi para a busca:
“How many tablespoons in a cup?”
A tradução dessa busca é:
Quantas colheres de sopa há em um copo?
O Google disse que os resultados são diferentes dependendo do país, por exemplo Estados Unidos e Austrália.
Isso acontece, porque as métricas de cada país são diferentes. Desse modo, a resposta é diferente para cada país, mesmo sendo a mesma pergunta.
O RankBrain realmente ajudará?
Mesmo com os dois exemplos acima não sendo tão revolucionários como você poderia estar imaginando. Muito provavelmente o RankBrain já está trazendo um grande impacto.
O Google é bem conservador ao alterar seus algorítimos de busca. Costuma lançar grandes mudanças apenas quando possuem muita confiança.
Portanto, como o RankBrain é supostamente o terceiro maior fator de contribuição nas buscas do Google, ele realmente deve estar ajudando bastante.
Quando começou a funcionar?
O lançamento foi gradual no início de 2015 e já está funcionando no mundo inteiro há alguns meses.
O Google ainda disse que uma grande parte das buscas estão sendo processadas pelo RankBrain. Mas não divulgou mais exemplos.
O RankBrain está sempre aprendendo?
O aprendizado do RankBrain é realizado offline. São utilizados dados de pesquisas antigas e ele aprende a fazer previsões dentro dos dados.
Essas previsões são testadas pelo algorítimo e caso os resultados sejam bons, o RankBrain online é atualizado. E assim, o ciclo se repete.
O RankBrain pode afetar meu SEO?
Os fatores de classificação e ranking do Google são normalmente alinhados aos conteúdos, como palavras chave, autoridade do domínio e uma outra série de Técnicas de SEO.
Esses fatores também podem estar conectados ao usuário, como por exemplo, onde esse usuário está localizado ou o histórico de buscas dele.
Então quando o Google inseriu o RankBrain como terceiro fator mais importante, isso poderá afetar o ranking das buscas?
A resposta é sim!
O Google reafirmou para o Search Engine Land, que há um componente onde o RankBrain está diretamente contribuindo de alguma forma no ranking das páginas.
Como exatamente ele irá afetar?
“Existe algum tipo de “nota do RankBrain” que pode afetar a qualidade?”
Talvez, mas pelo que parece, muito provavelmente o RankBrain está de alguma forma ajudando o Google a classificar melhor as páginas baseando no conteúdo delas.
RankBrain pode ser capaz de indicar melhor qual o tipo de conteúdo de cada página do que os outros algorítimos já existentes.
Mas isso é apenas uma suposição. O Google apenas disse que há um fator de classificação envolvido. Não especificou (ainda) qual ou como.
Conclusão
O Google está em constante evolução. O RankBrain é mais uma delas.
Você não deve ver essas mudanças como uma coisa ruim, pelo contrário, caso você esteja seguindo os passos que falamos no nosso blog e escrevendo conteúdos cada vez mais relevantes para seu público alvo, o novo código do Google provavelmente te ajudará.
O Inbound Marketing segue o mesmo princípio do Google:
“Entregar o conteúdo mais relevante para o usuário”.
Então, você não deve mudar a forma com que você está desenvolvendo sua estratégia, pelo contrário, deve tentar melhorar cada vez mais seus conteúdos e o Google vai te ajudar!
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