Você já se perguntou como é importante que os candidatos cheguem até a sua página?
Trazer os verdadeiros interessados em estudar na sua Instituição de Ensino pode ser o que separa esse candidato de ser um futuro aluno.
O que sempre digo é que um dos pontos mais importantes da estratégia de inbound marketing é a encontrabilidade.
De nada adianta escrever aquele conteúdo maravilhoso, cheio de fatos super importantes sobre sua faculdade mas ninguém consegue chegar até ele.
E isso pode ser frustrante, né?
Então, quer otimizar as visitas do site da instituição de ensino que você trabalha e, consequentemente, conquistar novos alunos?
Seu pedido é uma ordem!
Neste post, te ajudarei a escolher as palavras certas para o conteúdo do seu site, assim, você obterá tráfego orgânico de qualidade.
Você também descobrirá por que as palavras-chave são essenciais para a otimização nos mecanismos de busca.
Muito se fala sobre SEO, porém o segredo é combinar a produção de conteúdo relevante com as técnicas de otimização.
Por isso, acompanhe o nosso post e saiba como otimizar as visitas do site de sua IES!
Preparado?
Como otimizar as visitas do site de sua IES?
Uma coisa eu te falo: aquele candidato que procura por um conteúdo relevante e de qualidade, utiliza certos termos para orientar a sua busca.
Esses termos são aquelas famosas palavras-chave.
O aluno procura essas palavras em mecanismos de busca como o Google, Bing, e Yahoo e esperam encontrar soluções sobre um problema específico.
Da mesma forma, os mecanismos de buscas procuram apresentar para o usuário um resultado de alta relevância. Ou seja, palavras-chave certas — que são aquelas palavras usadas pelos seus candidatos ou alunos — aumentam as visitas do site.
Encontre a palavra-chave que você considera ideal para a sua instituição de ensino, e a partir dessa definição produza conteúdo em torno dela.
Digamos que a sua palavra-chave seja “EAD de administração” – e, é claro que a gente espera que você esteja lá nas primeiras posições!
Essa é uma palavra-chave de cauda longa, que é um termo específico, que difere de uma palavra-chave curta e ampla, como por exemplo, a palavra-chave “EAD”.
Dessa maneira, crie um post com o seguinte título “5 Motivos para escolher um curso EAD de Administração”.
É bem mais específico, não é mesmo?
Com essa palavra-chave a sua chance de ranqueamento — aparecimento em mecanismos de buscas — é muito maior!
É por isso que é tão importante saber como escolher essas palavras.
Como escolher as melhores palavras e ferramentas?
Cuidado com a escolha da palavra-chave. Como vimos, ela é muito importante para a posicionamento do seu blog ou site. Assim, existem algumas ferramentas que podem te ajudar a fazer isso. Veja abaixo 3 ferramentas que ajudam nessa escolha:
Planejador de palavras-chave do Google
O Keyword Planner — planejador de palavras-chave do Google — é uma das principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
Ele permite a busca por novos termos e disponibiliza o volume relacionado de pesquisas.
Por ser uma ferramenta do Google Adwords, ela auxilia também na escolha de lances e orçamentos de campanhas.
Ponto pro Google!
Autocomplete da caixa de pesquisa do Google
O autocomplete é aquela previsão de termos buscados no Google.
Ao inserir uma palavra-chave na caixa de pesquisa você recebe algumas sugestões de frases.
Por exemplo, ao escrever a palavra “instituição” logo abaixo aparecem os seguintes termos: “instituição certificadora”, “instituição de ensino” e “instituição financeira”. Esse recurso é ideal para a escolha de palavras-chave de cauda longa.
SEMrush
Com o Semrush você será capaz de encontrar palavras-chave de qualidade, e além disso, monitorar a concorrência. Saberá também quais são as palavras que geram tráfego para um site específico, quanto os seus concorrentes gastam em anúncios do Google Adwords, e muito mais. Na versão paga você tem inúmeras funcionalidades.
O que fazer após a escolha da palavra-chave?
Após escolher a palavra-chave que orientará a produção do seu conteúdo, faça o seguinte:
- Adicione a palavra-chave no título da página;
- Utilize a palavra-chave na sua URL;
- Insira no seu conteúdo: Introdução, intertítulos;
- Inclua na meta description.
Depois disso, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais e e-mail. É importante que você já consiga impactar o maior número de interessados.
E posso te falar com a maior segurança que você irá conseguir atrair muito mais candidatos nas suas campanhas de vestibular.
Concluindo, o objetivo do nosso post foi ensinar como você pode otimizar as visitas do site de sua IES, e com isso atrair mais candidatos e transformá-los em alunos para a sua instituição de ensino.
Se você gostou deste post, continue o seu aprendizado e entenda mais sobre como construir sites otimizados e como encontrar a palavra-chave certa para os textos do seu blog!