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Redes sociais para IES: quantas vezes devo postar?

Hoje todos estão conectados. A distância entre pessoas e instituições foi reduzida a mensagens instantâneas. As informações são compartilhadas em tempo real e essas são apenas algumas das mudanças que notamos dos últimos dez anos pra cá.

Esse espaço foi uma grande oportunidade para que instituições de ensino se aproximassem de seus alunos ou candidatos por meio de conteúdos bons, perfis bem estruturados, SAC, etc.

Aí você pensa:

Como o ponto chave do sucesso está na qualidade do conteúdo, postar sem parar é a estratégia infalível, certo?

Errado!

Mesmo contando com uma excelente equipe para produzir conteúdo, com especialistas talentosos elaborando artigos de altíssimo nível, a frequência maçante desses conteúdos prejudica – e muito – engajamento.

Mesmo que determinados assuntos sejam de interesse do seu público, fazer com que eles se deparem com isso de hora em hora pode decretar o fracasso.

Como não queremos que isso aconteça com a sua marca, aprenda agora com que frequência se deve postar nas principais redes sociais.

Redes sociais – Facebook: 1 a 2 posts diários

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Com certeza, sua Instituição de Ensino já tem uma fanpage no Facebook.

Ela é fundamental para que potenciais alunos conheçam melhor a instituição e se identifiquem com ela.

Como se identificar? 

A identificação só acontece se sua IES tiver conteúdos publicados que dialogam com as necessidades dos futuros alunos. Além disso, é preciso transmitir confiabilidade e fazer com que eles se relacionem e interajam melhor com a sua IES.

No entanto, mesmo com tantas funcionalidades que o Facebook oferece, a média de vida de cada publicação é de, em média, 3 horas e 12 minutos.

Esse tempo pode parecer relativamente curto, mas vamos pensar em uma situação:

Quando postamos mais de duas vezes ao dia, isso faz com que menos pessoas se deparem com seu post, independentemente de quantos fãs e seguidores a página tenha. A menos que você trabalhe com anúncios pagos, que impulsionam sua marca por um investimento mínimo de 50 reais ao mês.

E é por isso que você, analista, deve se atentar aos melhores horários para postar.

Principalmente quando falamos de redes sociais para IES, publicar nos horários de almoço ou, um pouco mais tarde como às 20h, é a estratégia ideal.

Isso porque a sua persona ou aluno ideal geralmente tem emprego fixo ou estuda e por isso tem pouco tempo livre.

Redes sociais – Twitter: 4 a 5 posts diários

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Explorar o Twitter com sabedoria pode ser fundamental para obter sucesso. Afinal, a rede é utilizada por jovens de até 25 anos, em sua maioria.

Justamente o perfil de público que mais busca se qualificar profissionalmente e deseja se matricular em uma universidade.

A vida média de um tweet é de aproximadamente 2h48m e os melhores horários para postar são das 14 às 17 horas e das 20 às 22 horas.

Eu pessoalmente aconselho programar um mesmo post para ser publicado em horários diferentes, assim o conteúdo será mais rentável.

As grandes empresas costumam republicar o tweet visando garantir um tráfego 50% maior, sendo assim, por que não experimentar essa tática?

Redes sociais – Instagram: 1 a 2 posts diários

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Já se foi o tempo em que o Instagram não passava de uma simples rede para compartilhamento de fotos.

Valorizar hashtags, marcar a localização, aplicar texturas e marcar alunos, são exemplos de ações simples, porém diferenciais.

Outra grande vantagem do Instagram é que, por ser uma ferramenta que proporciona entretenimento, é bastante movimentada em todos os dias da semana. A sua instituição pode marcar presença todos os dias em horários variados. É claro, moderando o conteúdo para determinados dias, com posts mais descontraídos nos fins de semana.

Procure também aproveitar as novas funções da plataforma, como as histórias e os álbuns de imagens.

Redes sociais – Google+: 1 a 2 posts diários

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Ter um perfil no Google+ é outra ótima alternativa para se aproximar dos alunos e candidatos. Seus recursos avançados de interação, sendo o Hangouts Air o principal deles.

A ferramenta possibilita transmitir eventos em videoconferência. Imagine, por exemplo, que sua IES possa promover uma aula ao vivo aos seus candidatos para que eles conheçam a IES?

E claro, uma das maiores vantagens de se utilizar o Google+ é ganhar uma relevância maior na maior ferramenta de busca do mundo – o Google.

A frequência de 1 a 2 posts por dia se dá pelo fato de que a rede não é congestionada. Isso garante maior vida útil aos conteúdos. Saiba explorar isso.

Redes sociais – LinkedIn: 1 post por dia útil

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O LinkedIn é uma rede utilizada por profissionais e empresas, mais voltada para networking.

Por isso, é relevante que o conteúdo seja de real interesse dos candidatos. É mais importante do que a formalidade, que, ao contrário do que muitos pensam, não é um procedimento padrão.

Tudo depende da imagem que a sua instituição deseja transmitir.

Segundo estudos realizados pela própria rede, postar por cerca de 20 vezes ao mês garante que se atinja 60% do público-alvo.

Explore alguns cursos noturnos ou aqueles estatisticamente ocupados por um público mais velho. Se você oferecer cursos de pós-graduação, é aqui que você deve concentrar investimentos.

É com base nesses dados que a frequência ideal é determinada. Ou seja, postar uma vez a cada dia útil é o suficiente.

Agora que você já sabe com que frequência postar, que tal colocar os planos em prática e compartilhar o seu sucesso conosco através de comentários?

Comente aqui os resultados alcançados com a sua estratégia de redes sociais para IES!

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