Muitos profissionais da área da educação têm dúvidas sobre a importância do Google AdWords em instituições de ensino e em como ele se aplica no resto da estratégia de marketing.
Entendemos perfeitamente que isso aconteça. Mas é bom reforçar que sem uma boa campanha no Google AdWords a sua instituição de ensino estará deixando de captar mais alunos, perdendo-os para seus concorrentes.
Com este post, vamos acabar de vez com todas as suas dúvidas sobre o AdWords, mostrando seus benefícios e como sua IES pode usá-lo para gerar novas oportunidades de negócio.
Afinal, o que é Google AdWords?
O AdWords é um sistema criado pelo Google que permite que sua instituição de ensino crie anúncios que serão exibidos nos resultados de busca ou em milhares de sites filiados ao Google AdSense.
Para isso, a sua instituição de ensino paga uma taxa por cada clique recebido em seus anúncios, que depende da palavra-chave escolhida e outros fatores que influenciam na qualidade do anúncio.
Qual a importância do AdWords em instituições de ensino?
O uso do Google AdWords em instituições de ensino pode gerar vários benefícios para a campanha de marketing. Podemos destacar em primeiro lugar o seu potencial para conquistar excelentes resultados no curto prazo.
Isso acontece porque, diferente de uma estratégia de SEO, um anúncio criado no Google AdWords pode ser publicado imediatamente após a sua configuração. Assim, a sua instituição de ensino poderá aumentar o número de matrículas de forma rápida.
Outra diferencial do AdWords é que com ele você possui várias opções de segmentação. Isso permite que sua instituição de ensino alcance somente aqueles alunos que se encaixam no perfil de sua instituição de ensino e pague apenas pelo clique deles.
Diferentemente de outras estratégias promocionais, o AdWords permite que você tenha o controle total sobre seus anúncios. Assim, você pode fazer alterações no conteúdo ou no orçamento diário sempre que precisar de forma rápida e sem burocracia. Isso sem contar a análise dos resultados, que é bem mais assertiva.
Como criar boas campanhas no AdWords?
Criar uma boa campanha no Google AdWords em instituições de ensino é mais fácil do que muita gente pensa. Mas para isso é muito importante que você invista em algumas práticas recomendadas. Caso contrário os resultados de sua campanha podem ser prejudicados.
Invista no planejamento
Assim como em qualquer estratégia de marketing digital, o planejamento é essencial para o sucesso de uma campanha do AdWords. Antes de criar seus anúncios, determine:
- Objetivos principais e secundários (como um curso que você precisa vender mais, por exemplo);
- Quais palavras-chaves que vão atrair os alunos ideais (o Adwords oferece um planejador para isso);
- Tipo de linguagem dos anúncios (escolha aquela que vai atrair mais alunos ideais);
- Orçamento total e por período (você pode deixar para investir mais quando as matrículas estão abertas, por exemplo).
Tudo o que você puder planejar antes da execução é válido.
Garanta a qualidade de seus anúncios
Muita gente não sabe, mas o AdWords utiliza um algoritmo para medir a qualidade dos anúncios, conhecido como Quality Score.
Esse índice de qualidade leva em consideração uma série de fatores. Isso inclui a relevância das palavras-chave escolhidas por sua instituição de ensino, a quantidade de cliques que o anúncio recebe e até mesmo a página de destino destes anúncios.
Por isso, é muito importante que você avalie com cuidado cada elemento de seu anúncio no Adwords. Isso ajuda a diminuir o custo por clique de seus anúncios e faz a sua instituição de ensino se destacar entre seus concorrentes.
Mantenha a frequência
Um dos erros mais comuns entre as instituições de ensino que investem no AdWords é pensar que esta é uma estratégia que deve ser usada apenas no período de matrículas. Procure investir fora dessa fase, para que a performance do seu site não caia com o tempo.
Garantindo que sua instituição de ensino apareça nas buscas do Google e em seus sites parceiros em todos os momentos do ano pode ajudá-la a ser mais conhecida pelo seu público. Quando chega a época das matrículas, as pessoas se sentem mais seguras, uma vez que já tiveram contato com sua marca.
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