Lidar com o orçamento limitado no marketing é um desafio aparentemente impossível de se cumprir, sobretudo ao levar em consideração a alta competitividade e a concorrência qualificada inseridas no mercado educacional.
A boa notícia é que o sucesso, mesmo em momentos de crise, pode chegar até sua instituição de ensino! Para isso, no entanto, é necessário planejar uma estratégia eficiente — sendo esse o maior desafio, certamente.
Confira 5 ações de marketing digital que podem “cair como uma luva” nesse delicado momento. Vamos a elas!
1. Estude a fundo o seu público-alvo
Antes de dedicar seus esforços de tempo e dinheiro, é fundamental saber com quem você deve interagir e conhecer quem faz parte do seu nicho — ou seja, o seu público-alvo.
Nesse caso, logicamente estamos falando dos alunos em potencial. Mas quem são eles? Qual é a faixa etária desse público? Quais são os seus aspectos demográficos? A que classe social pertencem?
Encontrar as respostas para questões como essas é a chave para desencadear possibilidades reais, com as quais a instituição de ensino deverá focar os esforços acima mencionados e as metas/objetivos. Isso é ainda mais importante quando se tem um orçamento limitado no marketing.
2. Defina o orçamento
O marketing digital é bastante reconhecido por não ter como requisito o orçamento alto. Antes de tudo, o orçamento deve ser compreendido como um investimento e não como uma despesa.
Para garantir que isso venha a se caracterizar como investimento, é necessário:
- ter em mente os objetivos do marketing;
- saber o quanto cada objetivo contribui, de fato, para as vendas;
- contar com todos os recursos necessários para executar as ações;
- formar/ter um time qualificado e com conhecimento na área;
- adquirir perspectivas do retorno sobre investimento (ROI) após atingir as metas.
Existem muitos canais, ferramentas e plataformas — gratuitas ou de baixo custo — com as quais se pode trabalhar. Alguns exemplos são o Google Analytics, os links patrocinados e as redes sociais, que mostram estatísticas úteis para definir seu orçamento.
3. Selecione os canais de mídia adequados
A essa altura você já tem em mãos informações ricas sobre o seu público-alvo. Isso é ótimo, pois elas influenciarão diretamente na escolha dos canais de mídia.
Para selecionar os melhores canais, a dica é identificar em quais os seus futuros alunos estão concentrados e como a ferramenta possibilitará a interação.
A partir daí é só caprichar nas publicações. Só não se esqueça de manter a atenção na frequência das postagens, monitorar as atividades e acompanhar as métricas de valor (número de alunos redirecionados ao site, novos assinantes etc.).
4. Invista em marketing de conteúdo
Em termos de marketing, não há como obter sucesso online sem publicar conteúdos. Eles são úteis para para gerar tráfego orgânico ou para atrair o público nas redes sociais.
Para isso, é fundamental a criação de um blog destinado ao marketing de conteúdo, estratégia que se baseia no perfil do público-alvo e nos seus interesses para a veiculação de conteúdos relevantes.
Os conteúdos voltados para instituições de ensino — guias sobre carreiras, cursos, mercado de trabalho etc. —, além de informativos devem fornecer um caminho para que o estudante venha a interagir com a instituição.
5. Firme parceria com uma agência especializada
A tarefa de planejamento, implementação e mensuração de estratégias de marketing com baixo orçamento exige conhecimento e experiência para apresentar resultados.
Portanto, é fundamental para uma instituição de ensino consultar uma agência de marketing. Essas empresas contém profissionais qualificados e capazes de elaborar uma boa estratégia, com ênfase nos resultados e na redução de custos.
Analisando todas as ações para criar campanhas eficientes com um orçamento limitado no marketing, podemos concluir que a sua instituição de ensino terá descoberto uma fórmula a ser aplicada definitivamente.
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