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Como captar mais alunos investindo em links patrocinados

O mercado educacional a cada ano se torna cada vez mais competitivo e isso você já percebeu!

É por isso que se faz necessário aplicar todas as estratégias e recursos possíveis para poder se destacar dos demais.

Essa tarefa não é tão difícil – mas é trabalhosa! Ainda são poucas as instituições que têm plena consciência da importância do marketing digital.

A maioria dos gestores ainda não entendeu que várias formas de marketing que funcionavam antigamente não funcionam mais. É preciso modernizar as práticas, acompanhar a evolução do mercado e estar onde o aluno está.

O fato é que não são as instituições de ensino superior (IES) que encontram os alunos. Pelo contrário, são os alunos que procuram por elas.

Responda sinceramente: se um futuro aluno quiser encontrar sua IES, ele consegue encontrá-la facilmente?

Pois é.

Bom, muitas pessoas não acreditam que o uso de links patrocinados seja boa estratégia de conteúdo.

A verdade é que links patrocinados e Inbound Marketing são estratégias independentes – e complementares.

Isso porque um dos princípios do Inbound é fazer a Atração dos Visitantes. E não é exatamente isso que os links patrocinados fazem?

Este texto vai ajudar você a utilizar um dos melhores recursos do Google, tanto para que sua IES seja encontrada, quanto na captação efetiva de alunos para sua instituição de ensino.

Os links patrocinados serão os responsáveis por direcionar o usuário até sua instituição de ensino com um simples clique.

Bem, então vamos falar um pouco sobre como esse tipo de estratégia de marketing pode beneficiar desde grandes universidades a pequenas escolas, aumentando exponencialmente o número de alunos.

 

O que são links patrocinados?

links patrocinados o que e

Link patrocinado é uma forma paga de publicidade online.

Mais especificamente, são aqueles anúncios que sempre aparecem em destaque na lateral direita e no topo da página quando você faz uma pesquisa sobre alguma palavra-chave em um site de busca.

 

Como funcionam os links patrocinados do Google AdWords?

links patrocinados leilão

Bom, a estratégia de links patrocinados funciona como um sistema de pagamento bem conhecido no mercado – é o chamado Custo por Clique (CPC). Isso quer dizer que você só pagará se o usuário clicar em um anúncio e for direcionado para seu site.

O valor do clique (link) é estabelecido por um sistema de leilão. Ou seja, vai depender da concorrência em relação à palavra-chave selecionada — quanto mais pessoas estiverem interessadas nela — maior será esse valor.

Outra vantagem dos links patrocinados é que você pode escolher quanto deseja investir diariamente e esse valor é cumulativo. Se o valor definido não for gasto, ele poderá ser postergado.

 

Como os links patrocinados podem ajudar na captação de alunos?

links patrocinados como funciona

Os links patrocinados permitem que você consiga fazer a segmentação de seus anúncios por palavras-chave. Assim, suas campanhas poderão ser direcionadas para as pessoas com o perfil que sua instituição de ensino está procurando.

Podemos dizer que é um meio de divulgação personalizado.

O Google AdWords permite que você alcance seu público através de certas informações importantes, como sexo, idade, região, horário, hábitos, interesses e muito mais.

Veja duas estratégias interessantes, que usamos com nossos clientes quando fazemos uma campanha de links patrocinados:

  • Planejar uma campanha por interesse de curso: afinal, não adianta oferecer um curso de Direito para quem já sabe que quer estudar Medicina, não é? Então crie campanhas separadas (ou segmentadas) para cada curso que você oferece. Assim você pode usar a linguagem, interesses e ambições de alguém que quer cursar essa graduação;
  • Planejar uma campanha para diferentes fases de decisão: não é todo o seu público que já sabe a importância de fazer um curso superior ou já sabe que curso escolher. É importante patrocinar esse tipo de conteúdo também. Para entender a lógica de disponibilizar esse tipo de conteúdo, é importante que você leia isso.

Os links patrocinados também ajudam a fortalecer a imagem da sua instituição de ensino, já que ela se destacará em relação à concorrência.

Utilizando essa forma de divulgação evita-se desperdício de dinheiro, pois suas campanhas serão direcionadas aos perfis que mais interessam a sua instituição.

As campanhas feitas com links patrocinados são fáceis de mensurar e o Google oferece ferramentas para que você avalie o retorno obtido com suas palavras-chave.

 

Boas práticas na criação de anúncios de links patrocinados

links patrocinados boas práticas

A melhor estratégia para criar bons anúncios patrocinados é dizer com todas as letras para quem eles são – como se estivesse dizendo: “Ei! Estou falando com você!”.

Deixe isso bem claro no título do anúncio.

Assim, evita-se que pessoas que não estão interessadas no que você está oferecendo cliquem no seu anúncio, pois você paga por ele.

E já que seu público-alvo é o aluno, procure de alguma forma destacar isso.

O título é a parte mais importante do seu anúncio. Por isso, aproveite o pouco espaço que você tem para chamar a atenção e atrair o usuário para clicar nele.

Enfim, se quiser investir em links patrocinados que convertam de verdade, faça o seguinte:

  • defina suas metas e objetivos;
  • escolha as palavras-chave adequadamente e redija um anúncio de qualidade;
  • procure acompanhar e mensurar seus resultados;
  • contrate pessoas especializadas no assunto, que saibam como captar mais alunos para sua instituição de ensino.

 

O importante aqui é que você entenda que qualquer Instituição de Ensino pode utilizar campanhas de links patrocinados dentro da campanha de Inbound para turbinar a captação de alunos.

E se você ainda tem dúvidas, te recomendo que separe mais 5min para se aprofundar mais nesse conteúdo aqui.

E aí? Tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário!

 

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