Otimizar o site para os mecanismos de busca não é um capricho: é uma necessidade. Com o mundo cada vez mais conectado, a primeira coisa que um aluno faz antes de escolher uma instituição de ensino é pesquisar.
Se você não estiver bem posicionado, além de correr o risco de não ser encontrado, perde autoridade. Muitos não percebem isso, mas estar na primeira página transmite confiança aos candidatos.
Entretanto, nosso objetivo aqui é falar de resultados. O primeiro passo para o plano de marketing de sua IES funcionar é que ela seja encontrada. Sem isso, não existirão próximas etapas.
Quer saber como? Confira as principais dicas no post de hoje!
6 dicas para otimizar o site de sua IES:
Atualizar o blog da instituição
Para traçar um plano de SEO eficaz são necessários, antes de tudo, conteúdos. Com um grande acervo de conteúdos relevantes em seu site, você conseguirá colocar em prática todas as outras técnicas.
O trabalho de otimização do site deve ser contínuo. Por isso, é essencial estar sempre atualizando o blog da instituição. Dessa forma, você conseguirá melhorar seu posicionamento e realizar um trabalho de Inbound Marketing adequado.
Trabalhar as palavras-chave
As palavras-chave são consideradas peças fundamentais na hora de otimizar o site. Para escolher a melhor e trabalhá-la ao longo do conteúdo, você deve separar um bom tempo.
Imagine como o aluno digitaria para encontrar o que precisa. Por exemplo: “curso de mecânica avaliado pelo MEC”.
Uma dica importante é verificar as sugestões que o Google fornece quando você digita uma frase. Essas sugestões não estão lá por acaso: elas são baseadas nas buscas dos usuários.
Você pode também utilizar a ferramenta Keyword Planner do Google.
Otimizar os títulos
Os títulos também têm um grande peso para a sua página ser encontrada. O ideal é inserir a palavra-chave no título e deixá-la mais à esquerda. Seu posicionamento é especialmente importante em títulos grandes. Dependendo do tamanho, a página de buscas corta o restante da frase.
Resumindo: se a palavra-chave não aparecer na página de busca, seu esforço será em vão.
Fazer linkagem entre as páginas
Outra forma eficiente de otimizar o site de sua IES é linkar uma página na outra. Quando você insere o link de um conteúdo em outro, dá mais autoridade àquela página. Porém, isso deve ser feito pensando na melhor experiência para o leitor.
Se você quer criar um hiperlink na frase “estágio obrigatório”, o conteúdo desse link deve fazer sentido. Imagina o candidato clicar na frase e ser direcionado para uma página que fala sobre vestibular de medicina. Não o ajudará em nada, correto?
Essa técnica também ajuda que o visitante fique mais tempo no site. Portanto, torna-se indispensável.
Inserir a palavra-chave no nome da imagem
Para posicionar a imagem no buscador, você deve nomeá-la com a palavra-chave. Quando você anexa a imagem, geralmente há dois campos para preencher: o título do texto e um texto alternativo.
A dica é preencher o primeiro campo utilizando apenas a palavra-chave e colocar uma variação da palavra no segundo.
Utilizar ferramentas
Já falamos anteriormente sobre o Keyword Planner para conseguir palavras-chave. Porém, há diversas outras ferramentas que podem lhe ajudar a otimizar o site de sua IES.
Para quem usa o WordPress, é recomendável a instalação do plugin Yoast SEO. Essa ferramenta é capaz de analisar os mais diversos fatores para um bom posicionamento do site. Além disso, será possível escrever uma meta-descrição personalizada.
Seguindo todas essas dicas, certamente você notará uma grande diferença com o tempo. Otimizar o site de sua IES é um trabalho contínuo, às vezes um pouco demorado, mas é recompensador!
Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook e Google Plus para ficar sabendo de mais dicas como essas!