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Como fazer um blog do zero para sua IES: confira o passo a passo

Como fazer um blog do zero para uma instituição de ensino?

Várias ferramentas gratuitas, como o WordPress, permitem que qualquer usuário crie um blog em instantes. Essas plataformas permitem a produção e edição de conteúdos simples, sem que você precise saber programar.

Mas, fazer um blog é uma coisa, ter um blog de sucesso é outra completamente diferente.

Uma faculdade não vai ficar conhecida pelos quatro cantos do país simplesmente porque fez um blog. Mas se sua equipe seguir as melhores práticas, as chances de ter sucesso aumentam bastante.

Por isso, vamos dar algumas ideias de como fazer um blog! Mas, não só isso, queremos que você crie um blog de sucesso! Para isso, basta seguir este passo a passo.

Neste artigo, vamos passar por 5 fases básicas sobre como criar um blog do zero, demonstrando quais tipos de ferramentas e serviços são necessários.

Passo a passo de como fazer um blog

Essas dicas também servem para quem pensa em criar um blog sem gastar dinheiro. Porém, nem sempre esta é a melhor opção para ter sucesso. A seguir, você vai conferir os seguintes tópicos:

  1. hospedagem;
  2. domínio ou endereço;
  3. plataforma ou CMS;
  4. design;
  5. conteúdo para blog. 

Independente do seu interesse, sugerimos que leia tudo, pois nos dois lados da tabela têm informações complementares.

Como criar um blog, passo #1: Hospedagem do blog

O blog nada mais é do que um conjunto de páginas na internet. Simples! Por isso, se quer saber como ter um blog, o primeiro passo é que ele tenha um local para existir. Isto é, precisamos de um local para colocar estas páginas na internet. Aqui entra a analogia com a construção de uma casa.

O nome que se dá para o ato de armazenar páginas na internet é hospedagem. Como assim? Você vai hospedar páginas? Isso mesmo.

Esse nome está relacionado à forma de pagamento do servidor que irá guardar suas páginas. Como você paga por mês, é como se estivesse pagando um aluguel de uma casa. Para os sites e blogs da internet, funciona da mesma forma. Portanto, o seu servidor de hospedagem do blog, será o seu lote — é onde vamos construir a casa — ou, no caso, o seu blog.

Dessa forma, para concluir o processo de hospedagem, existem alguns passos que devem ser considerados:

  • o tráfego que deseja alcançar;
  • rapidez de instalação e configuração;
  • o suporte técnico que vai ter;
  • recursos financeiros para ter o blog. 

Trazemos rapidamente os principais tipos de hospedagem usada por quem deseja implantar o seu site:

Hospedagem compartilhada

É a mais barata de todas e muito indicada para quem deseja lançar o seu primeiro blog. O servidor físico comporta vários sites dentro dele e recursos (espaço em disco, RAM e largura de banda) são compartilhados entre cada site a partir de um pool (busca otimizar as aplicações).

Hospedagem cloud

Muito usada por proprietários de empresas, é um tipo de hospedagem com servidor virtual. É considerada muito confiável para diferentes tipos de tráfegos. Apesar de ser um pouco mais cara se comparada a outros tipos de hospedagem, dá para fazer o upgrade da hospedagem compartilhada para cloud e suporte 24/7.

Hospedagem VPS

Sigla em inglês para servidor virtual privado. É considerado melhor por trazer mais controle por parte do usuário, porém é mais complexo de se lidar. Além disso, não é tão recomendado para quem quer criar um blog rápido e fácil. 

Hospedagem para blogs pessoais

Hospedagem para blogs corporativos

  • Hospedagem Grátis: existem várias formas de criar um blog grátis. O primeiro custo de um blog novo é o servidor de hospedagem. Então se você quer criar um blog grátis, sem custo de servidor, indicamos o Hostinger.
  • Hospedagem barata: existem várias hospedagens baratas no Brasil. Para ter a segurança de um contrato e suporte na sua relação com servidor, sugerimos KingHost, DialHost e Locaweb. Utilizamos outros, de acordo com a necessidade. Todos em português.
  • Suporte: na hora de escolher seu servidor, verifique como é o suporte. Destacamos o suporte da DialHost, um dos melhores do Brasil. Humanizado e sem burocracia. 
  • Instalador automático: caso você não tenha conhecimento técnico de linguagem HTML e Banco de Dados MySQL, seu servidor precisa possuir um recurso chamado “Instalador Automático”. Isso será essencial no passo #3 Plataforma do blog.
  • Seu e-mail: lembre-se que o seu servidor de hospedagem também oferece o serviço de e-mail. O Google Workplace é uma opção para gerenciar e-mails. Apenas verifique se o servidor tem configurações boas sobre isso.
  • Hospedagem em servidores internos da empresa: muitas empresas já possuem estrutura de servidores internos. Apesar de certas estruturas serem poderosas, não é recomendado, pois a política de segurança não permite instalar elementos extras e recursos na plataforma.
  • Hospedagem do blog com o site da empresa: muito provavelmente sua empresa já tem um site. É muito comum que o blog esteja ligado ao site da empresa, pois um dos principais objetivos é gerar mais vendas para a organização. Apenas se certifique de dedicar uma pasta de arquivos só para o blog. Tipo: www.suaempresa.com/blog. E colocar o link do blog no menu principal.
  • Backup do blog: um ponto especialmente importante para empresas é ter uma rotina de backup do seu blog. A vantagem das hospedagens pagas é que elas têm uma rotina de backup para quase todos os planos. Se você estiver hospedando o blog internamente, certifique-se de que existe uma rotina de backup para seu blog.

Onde posso criar um blog gratuito?

Caso você esteja se perguntando como criar um blog grátis, vamos lá. Você pode criar o seu site sem contratar um servidor ou usando apenas as funcionalidades gratuitas de servidores como o tradicional WordPress.

Porém, nem tudo são flores. Para quem quer fazer um blog grátis: antes de finalizar este tópico, veja um alerta sobre hospedagem grátis! Como diz o velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, certo? 

Os planos de hospedagem grátis são o que chamamos de “plano de entrada”. Empresas que hospedam blogs e sites usam essa estratégia para atrair o maior número de clientes possível, mas colocam cláusulas dizendo que se o blog exceder o limite X do recurso Y, terá que mudar de plano automaticamente (normalmente sem volta). Além disso, a maioria das hospedagens grátis tem muitos clientes. E quando a quantidade aumenta, a qualidade cai.

Além disso, é importante ressaltar que apesar de você fazer um blog grátis, alguns reveses são esperados, tais como:

  • você não vai poder escolher o nome de seu domínio;
  • não será possível fazer anúncios no Google Ads, o que diminui as suas chances de criar um blog e ganhar dinheiro;

Na prática, você não é dono do seu blog, você apenas montou um blog gratuito. 

Conclusão sobre a etapa de hospedagem:

Escolha seu servidor de hospedagem, contrate o plano e tenha em mãos os dados de acesso ao painel de controle, dados de FTP e dados de DNS. Assim que você contratar um servidor de hospedagem, (provavelmente) receberá um e-mail com estes dados.

Pronto, agora que você já tem o seu espaço na internet para fazer um blog, já pode passar para o próximo passo: ter um domínio ou endereço próprios do seu site.

Como fazer um blog, passo #2: domínio ou endereço do blog

Quando você vai chamar alguém para ir na sua casa, você passa o endereço, certo? Para o seu blog funciona da mesma forma. Você precisa ter um endereço do seu blog para receber a visita das pessoas.

Aliás, vale diferenciar domínio de endereço, por ser um conceito que confunde muita gente. O domínio é uma sequência de caracteres, responsável por identificar um site específico. O nosso, por exemplo, é https://5seleto.com.br.

O endereço, por sua vez, é a sequência que aponta para uma página ou recurso específico. Nele também podem constar diretórios e subdomínios que identifiquem o elemento buscado. Por exemplo, https://5seleto.com.br/blog/.

Olhando de uma forma simplória, você precisa arrumar um conjunto de letras e palavras para formar o nome do seu blog. Mas, na prática, não é tão simples assim. O nome do seu blog é muito importante para facilitar que as pessoas cheguem até ele.

Se você nunca criou o nome para um blog ou site na internet, você terá um “bela” surpresa aqui. As pessoas pensam assim: “então, vou fazer um blog sobre carros — por isso quero que o endereço do meu site seja www.carros.com.br. Doce ilusão! 

Você precisa saber que os endereços de blogs são únicos, assim como na vida real. Não existem dois endereços iguais no mundo. Mas, como saber se o endereço que eu quero já está sendo usado por outro site ou blog? É fácil! Se você quer um endereço de blog grátis, você terá que se submeter a estruturas de sites que já existem, tipo o WordPress.com.

Porém, a vantagem de comprar um domínio ou endereço próprio para o seu blog, é que isso dará mais credibilidade e profissionalismo ao seu trabalho. 

Como criar nome para blogs pessoais

Como criar nome para blogs corporativos

  • Criar nome do blog: a decisão deve ser apoiada por uma ferramenta de busca de disponibilidade de nome — para você saber se já existe outra pessoa que a registrou antes. Normalmente os sites que oferecem este serviço são os mesmos que vendem os nomes. Antes, faça uma lista de dez nomes diferentes.
  • Terminação (.com.br ou .com): o domínio mais fácil de gravar é com o final .com.br. O segundo mais fácil é com o final .com. Para registrar um domínio .com.br, use o Registro.br. E para endereços com final .com, você pode usar o site GoDaddy.com.
  • Nomes do site para o Google: o Google leva em consideração o nome do seu site para o posicionamento de busca. Então tente colocar o assunto principal do seu blog no nome. Por exemplo, um site de moda masculina poderia ser Moda para Macho.
  • Nomes curtos, fáceis e relevantes: será muito difícil conseguir um nome curto. A maioria já está registrado. Então, busque um nome criativo e relevante, que tenha o tema principal do blog e alguma característica marcante.
  • Blogs e redes sociais: blog e redes sociais andam de mãos dadas. Por isso, quando estiver procurando um nome para seu blog, verifique se ele também está disponível para criar perfil nas principais redes sociais. Use o : NameCheckr para isso.
  • Gerador de nomes para blog: caso você esteja totalmente perdido e sem ideias para definir o nome do seu blog, existem sites de gerador de nomes para blogs: Bust A Name, Lean Domain Search, Spin XO.
  • Barra blog (/blog): no caso de empresas, fica mais fácil criar o endereço, pois toda essa dificuldade já foi enfrentada para registrar o site principal da empresa. Então, basta colocar um diretório, como /blog. É assim que usamos o endereço do blog de marketing digital da 5seleto.
  • Blog Ponto (blog.): Em alguns casos, é útil que o blog esteja debaixo de um subdomínio. Um exemplo é este blog/comunidade criado pela American Express chamado Open Forum.
  • Blogs de mercado: algumas empresas optam por criar blogs de mercado para que o conteúdo não receba o rótulo da empresa. Se escolher essa estratégia, encontre um endereço bom e que esteja disponível.
  • Comprar sites com endereços relevantes: é muito comum, principalmente para empresas que querem um endereço de blog que já está registrado por outras pessoas. Então, você deve encontrar os dados de contato e fazer uma proposta para comprar o site.

Lembra que falamos antes sobre DNS, no passo anterior? Quando você registrar um nome, o site vai pedir para você inserir o registro de DNS. Apenas cole o endereço que você recebeu do servidor de hospedagem. Na maioria das vezes, o próprio servidor possui um FAQ com um texto ou vídeo demonstrando como apontar o DNS do seu domínio para ele. Veja esse exemplo bem simples da Hostgator.

Parabéns! Você já tem um lugar para o blog e um endereço. Agora, vamos escolher a plataforma do seu blog.

Como fazer um blog, passo #3: plataforma ou CMS

Como criar um blog de sucesso no WordPress? Será que é possível?

Este é o passo mais simples, pois a única plataforma para blog que vamos sugerir é o WordPress. Além de ser o CMS (Content System Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais usado do mundo, é um dos servidores mais completos. Isso porque o WordPress conta com milhões de temas, plugins e extensões com o poder de criar quase todo tipo de site, inclusive redes sociais.

Sem querer forçar a barra, vamos dar dados para justificar essa sábia decisão! O site Built With tem uma pesquisa que diz que 28% de todos os sites da internet são construídos com WordPress.

E, sim: é possível criar um blog de sucesso no WordPress.

Outra coisa: para quem se preocupa como fazer um blog no WordPress, saiba que a sua implementação é relativamente simples. É necessário apenas um servidor web com suporte à linguagem PHP e um banco de dados MySQL. 

Assunto sobre plataforma está encerrado, beleza? Então vamos saber como usar o WordPress no seu blog. Lembra que falamos sobre uma característica do servidor de hospedagem chamada: “Instalador automático”? Pois é! Agora você vai usar este recurso.

Entre no seu painel de controle e localize o seu instalador automático. Clique e selecione o WordPress. Indique o local que deve ser instalado. Para empresas, use a pasta /blog, e para blogs pessoais, use a pasta principal (não precisa digitar nada).

Agora você já pode começar a publicar textos no seu blog. Mas, dá para ficar ainda mais profissional e ficar mais perto de ser um blogueiro ou blogueira de sucesso. Vamos mostrar mais dois passos fundamentais para seu blog ter sucesso.

Qual o custo para manter um blog?

Os custos variam de acordo com o tipo de site que possui. Respondendo diretamente, os custos médios de manutenção de um blog variam de R$10 até R$25 mil mensais.

Afinal, para garantir a segurança de seu site, a integração de recursos e otimizar o desempenho, é recomendável arcar com despesas de domínio, hospedagem, certificado SSL, design, suporte do site, entre outros itens.

Como fazer um blog, passo #4: design do blog

Atrair uma visita para o seu blog é relativamente fácil, mas uma das coisas que faz esse visitante permanecer e voltar no seu blog, certamente é o design.

Estar acima da média não é suficiente para ter o sucesso que você busca. Você precisa ser o melhor! E para ser o melhor, você precisa de um design impressionante. 

Ao pensar no desenho do seu blog, você precisa ter um objetivo. Somente assim irá conseguir um design que direciona o tráfego para suas páginas e que aumente a sua taxa de conversão. E, mais importante, tornar a leitura do seu conteúdo ainda mais fácil.

Por um lado, você pode criar o design do seu blog do zero. No entanto, essa prática é pouco recomendada, dada a complexidade de deixar um blog responsivo para desktops e smartphones. Assim, indicamos a ajuda de profissionais especializados na criação de sites. 

Porém, caso insista nessa empreitada, é claro que o site vai ficar da forma que imaginou. Mas fica o aviso que será necessário ter tempo, estudo sobre construção de sites e paciência. 

O tamanho da letra é um dos fatores mais importantes. Sugerimos entre 14px e 20px, dependendo da tipografia que você está usando. Até mesmo o espaçamento entre as linhas, parágrafos e afins. São pequenas coisas que fazem parte do seu design. Esses elementos têm grande impacto para que o seu conteúdo seja lido pelas pessoas.

De um modo geral, existem algumas diferenças para design de blogs pessoais e design de blogs corporativos:

Design para blogs pessoais

Design para blogs corporativos

  • Temas prontos: os temas profissionais podem melhorar a apresentação visual do seu blog em tempo recorde. O WordPress permite a instalação de “temas”, novos designs e composições visuais sem alterar a estrutura básica do servidor.
  • Design único: para blog de empresas também recomendamos uso de temas. Normalmente é fácil encontrar temas que combinam completamente com a linguagem visual do site atual da companhia. Mas, em certos casos específicos, é necessário fazer a customização de um tema ou mesmo desenvolver um design do zero. 

Como fazer um blog, passo #5: conteúdo para o blog

Agora que seu blog já está no ar, WordPress instalado, design maravilhoso, está na hora de fazer o mais importante: escrever e publicar conteúdos.

Na hora de criar conteúdo, a grande pergunta é “o que falar no meu blog?”. Bem, você deve pensar em três principais itens que são: o seu objetivo de negócio, a persona e o posicionamento da sua marca. Vejamos cada um deles. 

Objetivo 

Ao escrever um texto, o seu objetivo é gerar engajamento ou fazer com que a sua pessoa leitora decida fazer alguma ação (baixar um material, por exemplo).

Persona

Baseado na persona que você criou, é essencial criar conteúdos que resolvam as suas dúvidas e dê dicas do que ser feito.

Claro, sem deixar de considerar os formatos de conteúdo que ela mais consome e utilizando a linguagem correta a depender do tipo de público. É quase inconcebível usar uma linguagem excessivamente formal para um público jovem, como também não dá para ser informal com públicos formados por executivos. 

Posicionamento

Você quer oferecer novas soluções por meio de seu serviço? De que maneira quer ser visto pelo público e concorrentes? Dito isso, vale diferenciar se você quer criar conteúdo pessoal ou para o seu negócio (ou a empresa em que trabalha). 

Conteúdo para blogs pessoais

Conteúdo para blogs corporativos

  • Começar a escrever: algumas pessoas preferem começar um blog escrevendo o conteúdo primeiro e depois escolhem um nome, endereço, instalam WordPress e compram um tema. Isso é inteligente, pois não adianta nada fazer os quatro passos anteriores e não escrever conteúdo para publicar. Assim, escolha uma dúvida que seu público tenha e escreva um conteúdo sobre isso.
  • Você escrevendo conteúdo: em blogs pessoais, os leitores querem ver a cara de quem está escrevendo, por isso a sua personalidade é fundamental. Você deve também expor seu ponto de vista sobre os assuntos que aborda. Apenas cuidado para não ser preconceituoso ou atingir de forma agressiva as outras pessoas. Acima de tudo, use o bom senso e o respeito em todos os conteúdos.
  • Convidar outras pessoas para escrever no seu blog: convidar pessoas para fazerem participações pontuais no seu blog ou até mesmo se tornarem colunistas frequentes, é um caminho. Isso vai ajudar sua produção de conteúdo ser mais diversificada e atraente. Deixe claro se elas serão remuneradas ou não, e também oriente a linguagem do texto antes que elas escrevam. A relevância de um autor se somará aos outros.
  • Autor principal: nossa sugestão é que você escolha o principal formador de opinião da sua empresa e atribua a ele. Isso vai aumentar a autoridade desta pessoa no mercado e ajudará nas vendas. Mas, também existe a alternativa de colocar “Equipe X”. Muitas empresas ficam presas em questões como essa e não evoluem o projeto.
  • Colaboradores: o conhecimento de uma empresa muitas vezes está no seu capital humano. Dessa forma, convidar colaboradores da empresa para escrever textos é uma excelente alternativa! Principalmente quando você tem a política de atribuir créditos para o autor. A equipe fica muito empolgada e consegue atrair atenção para a sua empresa.
  • Contratando empresas de conteúdo para blog corporativo: mas e quando os profissionais da sua empresa não têm tempo para escrever conteúdo? Neste caso, é fundamental que você contrate um serviço de empresas de conteúdo. Um pacote básico chega a custar em torno de R$600 e pode ser a solução para sua estratégia de conteúdo funcionar.

O tutorial como fazer um blog está completo!

Nós falamos que este tutorial era completo e fácil, mas não disse que era rápido, certo? 

Colocar um blog no ar dá um certo trabalho. Quando você pega a prática, consegue colocar um blog pessoal no mundo e configurar todas esses pontos em poucos dias. Um blog corporativo pode demorar um pouco mais, pelas características e particularidades. Se quiser contar com nossa ajuda, basta solicitar aqui.

Agora que seu blog já está no ar, WordPress instalado, design maravilhoso e conteúdo rolando, você pode observar os resultados! Visitas, comentários, elogios, pedidos de ajuda e orçamento e alguns reais entrando.

Qualquer pessoa ou empresa pode fazer um blog do zero e ter sucesso

Criar um blog é apenas uma parte da estratégia de conteúdo para acelerar as vendas de uma empresa. Existem vários pontos que não foram relatados. 

Se você precisa de ajuda para gerar resultados no seu blog educacional, entre em contato conosco. Temos vasta experiência em ajudar empresas do ramo educacional a aumentar seus resultados usando o blog como parte da estratégia.

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