O celular já é o principal meio de acesso à internet, de acordo com pesquisa realizada pela NIC.br. A facilidade para consumir conteúdo para smartphone atrai as pessoas e pode ajudar uma IES a conversar com seu público-alvo, sempre conectado e informado.
Porém, para se destacar da concorrência e conseguir chamar a atenção em meio a tantas informações, é necessário apostar em algumas estratégias.
Neste artigo, vamos mostrar como oferecer um bom conteúdo para smartphone. Acompanhe!
Utilize as redes sociais
É necessário engajar os candidatos e fazer uma boa divulgação da IES. Para isso, se faz essencial uma forte presença nas redes sociais. Além das estratégias que já são conhecidas, como publicação frequente de posts e marketing de conteúdo, é necessário interagir com os seguidores.
Fazer enquetes, perguntas ou jogos simples, do tipo “Complete a frase” são algumas opções para estimular conversas. Sempre que possível, responda a todos os comentários, mesmo que seja apenas para agradecer a interação.
Se surgirem mensagens de reclamações, peça para que o candidato envie um inbox. Evite solicitar o contato via telefone ou e-mail. Afinal, os usuários do smarphone costumam achar muito mais prático interagir por meio dos aplicativos de conversas instantâneas.
Invista nos aplicativos de conversa instantânea
WhatsApp, Messenger, Viber etc. Esses são alguns exemplos de canais que podem facilitar o contato, causar aproximação e, consequentemente, ajudar a efetivar a matrícula.
Você pode disponibilizar um número para oferecer dicas de estudo, por exemplo, ou outras informações relevantes para o candidato. Também é possível oferecer atendimento, mas é importante garantir que haverá uma equipe ou pessoa dedicada para esse trabalho, já que a demanda pode ser grande.
Produza conteúdo para smartphone que seja atrativo
Lembre-se que a leitura na internet é muito rápida. Os dispositivos móveis são acessados na rua, em uma fila, no transporte público, entre outros locais.
Para facilitar a absorção do conteúdo, prefira criar textos com parágrafos curtos e objetivos. Invista em intertítulos, listas e use o negrito nos trechos mais importantes, mas sem exagerar — o que pode deixar o texto pesado.
Outra opção válida de conteúdo atrativo são os vídeos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, até 2020, eles serão responsáveis por 85% do tráfego de internet no Brasil.
Você pode criar vídeos com dicas ou investir nas transmissões ao vivo, entrevistando professores ou especialistas na área da educação. Procure gravar materiais de curta duração, mas ricos em informações relevantes.
Tenha um site responsivo
Imagine a seguinte situação: você realizou várias estratégias de conteúdo para atrair o candidato e quando ele finalmente acessou o site, não conseguiu navegar e nem achar a informação que queria. Foi um trabalho perdido, não é mesmo?
Por isso, toda estratégia mobile precisa contar com um site responsivo que se adapta não só ao smartphone, mas a todos os dispositivos móveis. É ali que o candidato vai efetivamente se informar e se convencer a fechar a matrícula.
Produzir informações que vão ao encontro das necessidades do candidato é importante, mais pensar na forma como elas serão consumidas é ainda mais. Uma IES que se mostra atenta às novas tecnologias cria credibilidade e pode aumentar seu número de matrículas.
Neste artigo, trouxemos algumas dicas para produzir conteúdo para smartphone e atrair mais alunos. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!