A alma do Inbound Marketing é o tráfego. Afinal, se não existir nenhum visitante no seu blog, toda a sua estratégia vai por água abaixo. Mas qual o melhor tipo de acesso para você: mais tráfego orgânico ou tráfego pago?
Em um mercado tão tradicional como o das instituições de ensino, onde existe uma grande pressão por resultados, ser capaz de apresentar uma estratégia de marketing eficiente é essencial para ter sucesso.
Mas você sabe qual o tipo de tráfego mais eficiente para a sua estratégia? É o que vamos descobrir neste texto!
O que significa fazer tráfego?
Assim como acontece no mundo físico, o tráfego virtual sugere a movimentação de usuários entre as diversas páginas e plataformas.
Isso quer dizer que da mesma forma que acontece nos mares e nas estradas, o tráfego online está relacionado ao fluxo dos usuários, que pode ser direcionado para objetivos pré-definidos.
Nesse contexto, fazer tráfego significa direcionar esse fluxo de modo que o cliente navegue por um funil de vendas até finalmente atingir o objetivo desejado: fechar negócio.
Quanto mais gente você conseguir guiar para a sua página, maior a possibilidade de converter esses usuários em clientes. Imagine que você tenha uma instituição de ensino e deseje aumentar o número de matrículas.
Você precisa fazer tráfego para que o maior número possível de clientes em potencial tenha conhecimento da oportunidade e deseje se matricular. Mas para isso, não basta apenas guiá-los para sua página de vendas.
É necessário criar um caminho para que esse lead tenha um relacionamento cada vez mais próximo com a sua empresa, de modo que ao chegar na sua página de vendas já esteja desejando estudar na sua IES.
E é exatamente aí que entram as estratégias de marketing digital.
Quais os principais tipos de tráfego?
Antes de entender como gerar mais tráfego para o seu blog é importante entender um pouco mais sobre as diferentes características de cada um dos muitos tipos de tráfego na internet.
- orgânico – gerado de forma natural, sem o uso de ferramentas pagas;
- pago – gerado a partir de cliques em links patrocinados;
- direto – ocorre quando o usuário digita diretamente o endereço desejado na barra de pesquisa;
- social – gerado a partir das mídias sociais;
- de referência – gerado a partir de guest posts em páginas e blogs;
- e-mail marketing – gerado através das campanhas enviadas por e-mail.
O que é tráfego orgânico e tráfego pago?
De todos os tipos citados anteriormente, há duas modalidades principais que seu site ou blog podem obter: o tráfego orgânico e o pago.
O tráfego orgânico é composto por pessoas que encontram a sua página naturalmente (ou seja, organicamente) na internet. São usuários que chegam até o seu site pelo Google, pelas redes sociais, por algum link direto ou outro tipo de divulgação não-paga.
Já o tráfego pago é caracterizado por derivar de estratégias de divulgação bem planejadas e pagas. Isso acontece quando você anuncia no Google AdWords ou promove um post no Facebook, por exemplo. Os visitantes que surgem por meio dessas ações são parte do seu tráfego pago.
No entanto, nem sempre gastar com links patrocinados gera o resultado desejado. Você não precisa gastar mais dinheiro para conseguir mais tráfego. O conjunto de estratégias utilizado, a qualidade do conteúdo e, principalmente, entender quem é o seu público fazem muita diferença.
Quais as diferenças entre os dois tipos?
Além da diferença conceitual entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, esses dois tipos de visitantes ainda possuem várias outras diferenças dentro da sua estratégia de Inbound Marketing.
Em termos de resultados, o tráfego orgânico se destaca com louvor. Deve-se ressaltar ainda que, normalmente, o usuário que chega até uma página com tráfego orgânico costuma ter, em média, uma sessão maior do que o usuário que chega por meio de um anúncio ou um post promovido.
Porém, pelo lado negativo, o tráfego orgânico atua melhor em longo prazo. Como é um tipo de tráfego que depende muito dos motores de busca, leva algum tempo para que o site ou o blog em questão conquiste um bom posicionamento nesses mecanismos.
Já o tráfego pago possui resultados imediatos para a empresa que opta por essa modalidade. Em contrapartida, se trata de uma estratégia mais cara e só dura enquanto o anúncio estiver no ar.
Qual tipo de tráfego é mais vantajoso?
Acreditamos que o tráfego orgânico seja o tipo de tráfego mais vantajoso para o Inbound Marketing. Nossa crença se reforça quando se trata do mercado educacional.
Claro que consideramos ideal que os dois tipos de tráfego possam trabalhar em conjunto. Mas o foco deve ser no orgânico, para conquistar um fluxo constante de visitantes e alimentar sua estratégia.
É apenas o tráfego orgânico que consegue explorar o potencial total do Inbound Marketing. Com uma boa estratégia de SEO aliada a conteúdos memoráveis, o blog de uma IES pode estabelecer um fluxo constante de visitantes que podem se tornar candidatos e, então, alunos.
Tudo isso a um custo baixíssimo — quase zero, já que o tráfego orgânico não exige nenhum real para atrair visitantes. O único investimento seria de tempo e energia para a criação de um bom conteúdo.
Além disso, o tráfego orgânico só fica melhor e melhor conforme o tempo passa. Um artigo publicado hoje continua na Internet por anos, atraindo visitantes e gerando potenciais alunos para sua instituição.
Em longo prazo, mais e mais artigos do seu blog ganham um bom posicionamento, conquistam mais visitantes e apresentam mais resultados.
Como e onde gerar mais tráfego?
Gerar mais tráfego é muito importante para garantir credibilidade, aumentar a autoridade sobre o assunto e potencializar suas vendas. Veja algumas dicas para atrair mais usuários para o seu blog.
Escolha boas palavras-chave
As palavras-chave são muito significativas para otimizar seu conteúdo e melhorar seu posicionamento nos sites de busca.
Para isso, você deve escolher palavras-chave maiores e específicas, que estejam alinhadas com o seu conteúdo. Nesse caso, evite as mais abrangentes ou genéricas.
Aposte nos links internos
O uso dos links internos é outra estratégia muito interessante para gerar mais tráfego. Isso permite que o cliente em potencial passe mais tempo navegando no site e consumindo seu conteúdo.
Com isso, as chances de gerar leads qualificados e aumentar suas taxas de conversão aumentam bastante.
Use ferramentas de tráfego pago nas redes sociais
Os anúncios nas redes sociais costumam ser mais baratos do que as ferramentas de tráfego pago nos mecanismos de buscas maiores, como o Google. Assim, se você precisa gerar tráfego rapidamente e não pode investir muito, essa pode ser uma alternativa.
No entanto, é válido destacar que, para gerar bons resultados com tráfego pago, é bastante adequado criar um conjunto de ações — e não apenas campanhas isoladas.
Utilize múltiplos canais
Ao definir sua persona é necessário ter em mente que uma única pessoa está presente em diversas plataformas.
Por isso, para alcançar essas pessoas é necessário criar conteúdo em diversos perfis e canais. Artigos, e-books, vídeos, podcasts e fotos são apenas algumas das formas de estar presente e gerar valor para possíveis clientes.
Produza um conteúdo realmente interessante
O conteúdo que você produz faz toda a diferença na hora de gerar mais tráfego. Independentemente do formato utilizado, ele deve ser criativo, inovador e envolvente. Dessa forma, ele será consumido e também compartilhado. Veja algumas dicas:
Crie headlines atrativos
Quando o cliente digita a palavra-chave no mecanismo de busca, são os headlines que ele encontrará nas pesquisas. Assim, elas precisam ser atrativas para que o usuário escolha a sua página em detrimento dos demais.
Evite frases muito longas
Os textos criados devem ser de fácil compreensão em poucos instantes. Por isso, use frases curtas, claras e diretas.
Escreva com clareza
Sua mensagem deve ser transmitida com clareza e objetividade. Por isso, evite excesso de palavras e frases desnecessárias para fazer volume.
Aposte em imagens e vídeos
Intercalar o texto com imagens e vídeos torna o conteúdo muito mais atrativo visualmente. Assim, você prende a atenção do usuário e gera curiosidade sobre o tema abordado.
Crie laços duradouros
Quanto mais íntimo for o relacionamento que você nutrir com os usuários que navegam pelo seu site, maior será o tráfego recorrente.
Portanto, monitore os artigos em que os usuários mais se interessam e invista nessas temáticas. Os usuários recorrentes devem ser nutridos através de postagens nas mídias sociais e e-mail marketing. Desse modo, procure criar oportunidades de interação para aumentar o engajamento e criar laços mais profundos.
Tenha uma página responsiva
Atualmente, a maioria dos usuários navega através de telefones celulares e tablets. Por isso, as páginas precisam ser compatíveis com dispositivos móveis. Se o site ficar travando ou for difícil de navegar, pode ser que desistam e não voltem mais, comprometendo seu tráfego.
Revise materiais desatualizados
É muito importante criar conteúdo de qualidade e relevante. No entanto, você também precisa revisar o material que já está na sua página ou perfil para que esteja sempre atualizado.
Os mecanismos de busca estão sempre procurando conteúdo novo. Por isso, sempre que você atualiza ou reformula algo, as ferramentas irão perceber e ranquear novamente seu material.
O mesmo vale para links internos e patrocinados. Se estiverem desatualizados o usuário pode ser encaminhado para uma campanha que não existe mais e se sentir desestimulado.
Viu só como são inúmeros os benefícios de investir em gerar mais tráfego para seu blog, página ou rede social? De maneira geral, o tráfego orgânico é mais consistente e gera um relacionamento mais íntimo com os clientes, o que é ótimo a longo prazo.
Embora seja um pouco mais demorado de trabalhar, investir mais tempo e recursos nele é mais interessante do que apenas gastar dinheiro com links patrocinados.
E para você, já faz uso de alguma estratégia para aumentar o tráfego? Acompanhe a gente no LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades da 5seleto!