Todo empresário possui uma grande quantidade de responsabilidades, que vão desde a administração do seu negócio, definição dos preços e posicionamento e muito mais. Porém, nenhum deles é mais importante do que o marketing.
O profundo conhecimento nas praticas do Inbound Marketing será vital para o crescimento do seu negócio. Por isso, reunimos neste post 8 fatos muito importantes sobre as tendências do marketing digital que todo empresário precisa saber.
Mas porque o inbound marketing faz tanto sentido diante do cenário vivido pelo marketing tradicional?
1 – A palavra é Marketing de conteúdo!
O marketing tradicional não funciona mais!
O comportamento dos consumidores modernos mudou drasticamente. Não suportamos mais nossas caixas de entrada lotadas de e-mail com conteúdos que não nos interessam. E já não temos mais paciência para vizualisar todos os anúncios e vídeos que aparecem em nossas redes sociais, buscamos hoje, mais do que nunca, um conteúdo relevante para nós, que entenda nossas experiências e proponha as soluções adequadas para nossos problemas.
De acordo com Brian Halligan, o CEO da Hubspot e autor do livro: Inbound Marketing: Attract, Engage, and Delight Customers Online, “ A internet mudou fundamentalmente a maneira como vivemos nossas vidas, e, como consumidores, temos mais opções do que nunca para ignorar o marketing que consideramos irritante. A maioria dos empreendedores que eu conheço entendem este cenário baseado em suas próprias experiências, mas quando se trata do marketing do seu negócio, eles acabam optando pelo marketing tradicional, por ser mais fácil e por ser feito por todo mundo há muitos anos. Isso é um grande erro.”
De acordo com Halligan, as empresas não deveriam mais pagar pela atenção dos seus consumidores, e sim conquistá-la. O ideal agora seria investir em maneiras de envolvê-los de forma significativa, proporcionando-os uma experiência positiva através de conteúdos que solucionem os problemas deles..
2- O seu conteúdo precisa ser diferenciado
Diante da grande quantidade de canais e mídias competindo pela atenção dos consumidores, e pela nossa atenção, não basta apenas fazer marketing de conteúdo. Seu conteúdo precisa ser educativo, inspirador e envolver o seu público.
Não fique sempre falando sobre a sua marca ou tentando vender para as pessoas muito cedo. Esteja focado em ser interessante, em dialogar com seu público através de um bom e assertivo marketing de conteúdo. Fazendo isso o seu conteúdo tem muito mais chance de se diferenciar dos outros negócios e atrair o seu público.
3- Pense no seu site como um integrador de conteúdo
Muitas empresas costumam enxergar o seu site como aquele principal canal de comunicação em massa, canal este que deve possuir apenas um tipo de comunicação que consiga atingir a um grande e diversificado público. Este tipo de comunicação não é mais eficiente, seu site funcionará muito melhor quando o seu conteúdo, e também o design, forem construídos com um toque humano, focado em seu público alvo, nas dúvidas e soluções que ele tem e precisa.
Ao invés de elaborar um marketing de conteúdo para impressionar os seus concorrentes, crie documentos, artigos e textos que o seu cliente irá adorar. Não espante os seus visitantes apresentando o seu produto ou serviço sem que eles estejam preparados. Imagine toda caminhada do seu visitante, do inicio ao fim, imagine eles individualmente e crie diálogos personalizados. O diálogo supera as mensagens difundidas para massa. Projete sua experiência em conformidade com o seu público.
4- O Inbound Marketing inclui conteúdo e vendas
Muitos empresários acreditam que fazer um bom marketing de conteúdo, é se concentrar em produzir grandes volumes de conteúdo da estratégia de Inbound Marketing e se esquecem que tão essencial quanto a estratégia é o funil de vendas.
Conhecer o seu funil de vendas é conhecer todo o caminho percorrido pelo seu cliente, desde o conhecimento da marca, até quando ele vira um cliente fiel e passa a divulga seu produto e sua empresa para seus amigos.
5- O poder dos Call to Actions.
Pense sobre como você trabalha duro para obter o tráfego para seu site. Agora pense o que acontece quando um visitante chega ao seu site e não sabe para onde ir ou o que fazer, uma vez que eles visitam. Você acabou desperdiçando todo o esforço que fez seu possível cliente chegar ao seu site.
O call to action, ou CTA como é conhecido pelos profissionais de marketing digital, é um espaço ou uma imagem, com o intuito de direcionar as ações dos seus visitantes durante sua estadia no site, ou seja, o CTA é um sinal de qual deve ser a próxima ação que o visitante deverá executar.
Se alguém veio para o seu blog em primeiro lugar,você deve torna-lo muito simples e transparente, para que seus visitantes tenham acesso a todo seu conteúdo e possam criar o interesse de se inscreverem para ler outros artigos.
6- Invista na comunicação visual
O tempo médio de atenção de um visitante é de apenas oito segundos, desta forma, se você quiser escrever um conteúdo de 10.000 palavras sobre o lançamento de um novo produto, as chances são pequenas de chamar atenção do seu público.
Investir em um conteúdo mais visual é uma ótima maneira de acabar com a aglomeração de conteúdo e chamar a atenção do seu futuro cliente. Fique ligado nos nossos próximos posts onde falaremos mais sobre a importância de um excelente conteúdo visual, e daremos boas dicas de como utilizar ao máximo este artifício.
Quando se trata de conteúdo, uma foto (ou vídeo) é realmente vale mil palavras.
7- Inbound proporciona maior Retorno Sobre Investimento (ROI) para o seu negócio.
Os canais de mídia do antigo marketing convencional, como jornais, revistas, anúncios na televisão, etc., custam uma fortuna, e já está mais que comprovado que esses tipos de comunicação não trazem o retorno esperado, por uma série de motivos.
O Inbound Marketing traz um retorno muito maior com um investimento muito menor de capital. Investir na divulgação através de blogs e mídias sociais é muito mais barato do que os meios convencionais, atendem ao público alvo do seu produto, e trazem a possibilidade de gerar relatórios específicos de cliente da sua marca, podendo analisar todo o caminho percorrido por ele desde o conhecimento, passando pela compra do produto e até acompanhar a satisfação dele e o que ele está falando sobre o produto.
8- Contrate com sabedoria
Se você está procurando uma boa agência para ajudar na divulgação da sua empresa e alavancar seus resultados, são necessários alguns conhecimentos para saber se a sua estratégia vai ser atendida.
O mundo do marketing de hoje está em constante mudança, e isso exige que as empresas estejam em constante evolução para acompanhar as tendências do mercado. É preciso experiência e inovação, estar bem equipado, muito bem atualizado com as novidades tecnológicas, e sempre acompanhar os resultados para estar sempre atualizando as estratégias, e assim alcançar os objetivos.
Inbound Marketing de sucesso é uma ciência que exige um conhecimento específico.Mesmo que você não esteja familiarizado com os termos e estratégias do marketing, é importante que você saiba e entenda pelo menos o básico. Acompanhe nossos próximos posts e fique atento para as novidades, pois mantendo essas dicas em mente, você pode ter certeza que sua empresa estará praticando as melhores e mais recentes técnicas de marketing, e assim poderá maximizar seu potencial de crescimento.
Extra – Marketing de Conteúdo para E-commerce
O marketing de conteúdo serve para fazer de seu e-commerce muito mais do que uma simples loja onde os consumidores podem acessar e comprar aquilo que estão buscando.
Fonte: Entrepreneur