Quando nos propomos a iniciar um projeto de Inbound Marketing – ou implementar o Inbound Marketing em nossas empresas – existem alguns conceitos básicos que precisamos entender antes de avançarmos com essa estratégia. O termo “Call to action” mesmo sendo um tema presente em muitas discussões à respeito de estratégias e melhores práticas de marketing digital, ele é unânime para os estudiosos da taxa de conversão. Ainda assim muitos profissionais e simpatizantes sobre o tema ainda não conseguiram entender com clareza o que são os “Calls to action” e para quê eles servem. Pois bem, nosso objetivo hoje é esclarecer de vez essas dúvidas e ainda compartilhar dicas fundamentais para o sucesso dos seus CTAs, como são popularmente chamados.
Entendendo o significado de “Call to Action”
O termo “Call to action”, que em português significa “Chamada para ação”, se refere a todo botão, imagem, banner ou texto que incentiva um leitor a realizar uma ação. Ficou claro? Não? Olhe para o exemplo abaixo. Essa é uma imagem que se você utiliza o Twitter freqüentemente, você com certeza já deparou com ela em algum momento.
O texto presente na imagem oferece acesso ilimitado ao Twitter caso você se torne um cliente da Claro, telefonia celular. Logo abaixo, está presente o CTA indicando uma ação para o leitor executar. Ação esta, que neste caso seria “Experimente agora!” esse serviço exclusivo desta operadora. Entendeu? Ótimo!
Os Calls to action, ou CTAs, são os espaços responsáveis por incentivar os usuários, leitores e visitantes do seu website a realizarem uma ação. Esta ação pode variar, pode ser o download de um conteúdo, uma oferta de consultoria gratuita, a participação de um hangout ou webinar, uma solicitação de degustação do seu produto, e principalmente a realização da compra.
Os CTAs são importantes porque direcionam a navegação do seu visitante, veja como utiliza-los para fazer seu site gerar mais leads. Vale lembrar que a maioria, se não todas, as páginas do seu site precisam, obrigatoriamente, de um objetivo. Caso contrário, o usuário se perde e acaba fechando a página e encerrando a sua navegação. Os Calls to Action tem como objetivo auxilar na compreensão e na realização deste objetivo, ou ação.