O que é Smarketing e como implementá-lo?

Equipe 5seleto

Como atua o setor de marketing e vendas da sua instituição de ensino? Os dois setores trabalham em conjunto, com objetivos e metas alinhadas? Se sua resposta foi negativa, saiba que você pode estar perdendo dinheiro e deve conhecer o que é Smarketing.

O sucesso de qualquer empreendimento passa pelo bom trabalho de todos os setores. Nesse contexto, marketing e vendas se destacam, pois são as áreas que trazem lucro ao negócio. A partir disso, entender o Smarketing e como aplicá-lo na sua instituição de ensino se torna essencial.

No post de hoje, mostraremos o conceito de Smarketing, sua aplicação e como você pode otimizar seus resultados. Confira!

O que é Smarketing?

A palavra Smarketing surgiu da junção de “sales” e “marketing”, ou seja, vendas e marketing. No Brasil, o termo também é conhecido como “vendarketing”.

A ideia principal é unir os dois setores em busca de práticas mais eficazes, visto que o trabalho de cada área impacta na outra. Trabalhando de forma isolada, há muitos conflitos. No ramo da educação, por exemplo, o setor de marketing pode questionar por que os candidatos não são convertidos em alunos.

Já o setor de vendas reclama que os candidatos chegam sem a intenção de compra, com dúvidas que deveriam ser trabalhadas pelo marketing, impactando na conversão.

Para acabar com esses conflitos, criar planos efetivos e pensar no negócio de forma geral criou-se o Smarketing. Afinal, o objetivo é crescer todo o empreendimento, não só um setor.

Quais as melhores práticas para aplicar o Smarketing?

Algumas práticas podem ser usadas para otimizar a experiência da aplicação do Smarketing. Confira três delas:

Crie um canal de comunicação entre vendas e marketing

A comunicação e troca de informações entre as equipes é primordial e pode ser a diferença entre o sucesso e a falha. Como um primeiro passo para implantar o Smarketing, reúna as equipes, mostre a ideia e as possibilidades. Então, crie um canal que possibilite a comunicação constante entre as equipes e o planejamento das ações.

É importante que todos os dados sejam compartilhados, de forma dinâmica.

Implemente o SLA

O SLA — Service Level Agreement — é o acordo de nível de serviço. Funciona como um contrato onde alguns termos são colocados. As metas e estratégias são colocadas no SLA. Assim, todos os objetivos ficam estabelecidos e devem ser seguidos pelos responsáveis.

Utilize dashboards

Dashboards são painéis interativos que mostram o andamento das metas, de forma prática. Somente os envolvidos terão acesso e, posteriormente, esse material pode servir de consulta e estudo.

Com os objetivos e metas traçados, é positivo manter um acompanhamento das ações, identificando o potencial de cada uma, o que está dando certo e o que precisa ser alterado.

Quais os benefícios do Smarketing?

Agora que você sabe o que é Smarketing e como aplicá-lo na sua instituição, deve estar pensando nos benefícios. Confira alguns deles:

Análises mais precisas

Com o Smarketing, é possível identificar as melhores oportunidades e criar estratégias assertivas para cada candidato.

Maior proximidade com os candidatos

Com o setor de marketing alinhado ao de vendas, as ações se tornam mais próximas aos candidatos, entendendo a real necessidade de cada um e oferecendo soluções personalizadas.

Melhor relacionamento interno

Com a união das equipes, velhos conflitos são resolvidos e o ambiente de trabalho se torna mais sadio.

Aumento das vendas

Conhecendo melhor cada candidato e criando soluções eficazes, o resultado será o aumento do número de alunos em sua IES.

Entender o que é Smarketing é fundamental para um negócio que quer crescer, buscar melhores oportunidades e otimizar seus resultados. As instituições de ensino têm muito a ganhar alinhando as equipes de marketing e vendas.

Aplicando as ferramentas corretas, as análises de oportunidades se tornarão mais assertivas, a negociação com cada candidato será mais próxima e o ambiente de trabalho será mais saudável. Tudo isso contribui para um aumento natural das vendas.

E aí, nosso post ajudou você a entender o que é Smarketing? Quer continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades do blog!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar