Quanto tempo leva para ver os resultados de uma estratégia de Inbound?
Que tipos de resultados eu vou ver?
O que exatamente leva a esse aumento de resultado?
Essas são perguntas muito comuns quando conversamos com pessoas interessadas na metodologia Inbound, e por isso, escrevemos esse texto para que você entenda melhor como, quando e porquê o ROI do Inbound (retorno sobre investimento) pode ser a peça que estava faltando para alavancar os resultados da sua empresa!
Antes disso vamos responder uma pergunta fundamental:
Por quê fazer Inbound Marketing?
Porque Inbound não é apenas uma estratégia de marketing, é uma estratégia de aumento nos resultados da empresa.
É criar um planejamento para aumentar os resultados dos setores de marketing e comercial através de metas baseadas em resultados financeiros.
Aumentar o número de vendas, aumentar o número de vezes que os seus atuais clientes compram, aumentar o valor que você entrega aos seus clientes.
Baseando em estudos realizados pela Hubspot e MIT, vamos demonstrar como o ROI do Inbound tem ajudado empresas do mundo inteiro e dos mais diversos mercados a crescer. LETS GROW!
ROI do INBOUND: Tráfego
ROI do Inbound: 92,34% de empresas que adotaram uma estratégia de Inbound aumentaram seu número de visitas.
Empresas do mundo inteiro estão colhendo os frutos de um bom planejamento de Inbound. 30% das empresas mais que dobraram o tráfego de seus sites.
ROI do Inbound: 85% de empresas que adotaram uma estratégia de Inbound aumentaram o número de visitas de seus sites dentro de 7 meses.
Todos sabemos que o Inbound leva tempo e paciência para começar a aparecer os frutos. Porém os resultados normalmente vêm antes mesmo do que planejamos. Veja algumas dicas: Como atrair mais visitas para o seu site.
Dentre os métodos de Inbound que mais elevaram o tráfego das empresas, o blog foi o método que mais trouxe visitas, veja a lista:
1 – Blog – 25,07%;
2 – SEO – 18,88%;
3 – Outros métodos de Inbound (landing pages, CTA, etc) – 17,72%;
4 – Redes sociais – 16,86%;
5 – Email Marketing – 13,54%;
6 – Links patrocinados – 5,62%;
7 – Outros – 2,31%.
ROI do INBOUND: LEADS
ROI do Inbound: 92,7% das empresas que adotaram o Inbound aumentaram seu número de leads.
Enquanto as empresas tiveram um aumento significante no número de visitas, o número de leads gerados aumentou ainda mais. Quase 40% das empresas mais que dobraram o número de leads.
ROI do Inbound: 83,9% das empresas que adotaram o Inbound aumentaram o número de leads dentro de 7 meses.
Utilizando a metodologia de Inbound a maioria das empresas está conseguindo aumentar o número de leads em pouco tempo. Veja algumas dicas: Guia prático para geração de leads.
Aumentar visitas e aumentar o número de leads é muito importante para uma estratégia Inbound, porém o que interessa mesmo para a sua empresa é aumentar o número de vendas. Então veja o que um bom planejamento de Inbound pode fazer com as vendas da sua empresa.
ROI do INBOUND: Vendas
ROI do Inbound: 42,2% de empresas que adotaram a metodologia Inbound aumentaram sua conversão de leads em clientes.
Uma estratégia eficiente pode aumentar significantemente a receita da sua empresa. O Inbound trabalha em todas as fases do funil de conversão, otimizando cada parte para melhorar a conversão.
ROI do Inbound: 49,7% das empresas utilizando a metodologia Inbound aumentaram o número de vendas dentro dos primeiros 7 meses.
Veja algumas dicas de como otimizar seu site de forma profissional para aumentar a taxa de conversão: Como aumentar vendas usando a internet.
O que você achou dos resultados? Acha que a sua empresa pode ter um aumento ainda mais significativo que esses?
É melhor continuar com a mesma estratégia de marketing e vendas e colher os mesmo resultados ou investir em uma proposta que já aumentou os resultados de empresas no mundo inteiro?
Quando você entende que o Inbound trabalha com ativos digitais, fica muito mais simples entender que essa é a melhor estratégia do marketing digital para fazer sua empresa crescer.
O ROI do Inbound funciona de forma exponencial, pois a medida que os conteúdos são criados e o planejamento é seguido, suas visitas serão direcionadas para o público que realmente tem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa; essas pessoas que já possuem interesse vão receber informações relevantes, de forma que, quando elas conversarem com o comercial vão estar muito mais aptas a se tornarem clientes. Com isso sua conversão de leads em clientes será cada vez melhor. Qual a consequência? Aumento na receita!
Fonte: Hubspot.